Connect with us

Brasil

Delegada diz que morte de João Alberto não foi caso de racismo; pai da vítima discorda

Roberta Bertoldo será responsável pela investigação do homicídio ocorrido nesta quinta-feira (19).

Published

on

Atualizado há

João Alberto foi morto por dois seguranças em um supermercado Carrefour, em Porto Alegre
Foto: Reprodução

A delegada que será responsável pela investigação da morte de João Alberto Silveira Freitas (40), disse à Folha de S. Paulo que o caso não foi de racismo. No entanto, Roberta Bertoldo não explicou o porquê da declaração.

João Alberto foi espancado até a morte por dois seguranças de um dos supermercados da rede Carrefour, em Porto Alegre. Os suspeitos, de 24 e 30 anos, foram presos em flagrante.

Um dos homens é policial e foi encaminhado para um presídio militar. Enquanto isso o outro homem, segurança de loja, foi encaminhado para um prédio da Polícia Civil. A investigação, que será apurada pela 2ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Porto Alegre, trata o crime como homicídio qualificado.

Já para o pai de João Alberto, João Batista Rodrigues Freitas, a morte do filho é classificada como “agressão covarde”.

“Não sei como começou a confusão, o que está registrado é que muita gente registrou uma agressão covarde onde três pessoas começaram a bater no meu filho até levar à morte. A mulher dele estava junto, tentou tirar o cara que estava enforcando ele com o joelho contra o chão e o outro segurança empurrou”, contou para o G1.

Além disso, João Batista acredita que o crime contra o filho foi sim um “ato de racismo”. “Eu parto da ideia que não é possível [o filho] sofrer a agressão se não tivesse motivo de uma raiva, uma fúria. Para mim, é um ato de racismo”.

Ainda nesta sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra, o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, declarou que “no Brasil não existe racismo”. De acordo com Mourão, “isso é uma coisa que querem importar para o Brasil, não existe racismo aqui. Eu digo para você com toda tranquilidade, não tem racismo aqui. Eu morei nos Estados Unidos, racismo tem lá.”

Brasil

Feriados de abril e do restante de 2025: veja o calendário de folgas e celebrações

O próximo feriado nacional ocorrerá no dia 18 de abril de 2025, quando será celebrada a Sexta-feira Santa, data importante para os cristãos.

Published

on

O ano de 2025 promete trazer um alívio aos trabalhadores, com diversos feriados caindo em dias úteis e próximos aos fins de semana. Após um 2024 com poucas folgas prolongadas, o próximo ano será mais favorável para quem deseja aproveitar os dias de descanso. O próximo feriado nacional ocorrerá no dia 18 de abril de 2025, quando será celebrada a…

Continue Reading

Brasil

Ferroviários da CPTM marcam greve para essa semana; veja o que se sabe

A greve é resultado do protesto contra a privatização das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Published

on

Os ferroviários de São Paulo anunciaram que irão iniciar uma greve nesta quarta-feira (26), em protesto contra a privatização das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A decisão foi tomada durante uma assembleia organizada pelo Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil, realizada na última quinta-feira (20). Linhas afetadas pela greve As linhas que…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo