Dia Nacional do Doador de Sangue: veja o impacto da pandemia nas doações e como doar
Conecte-se conosco

Brasil

Dia Nacional do Doador de Sangue: veja o impacto da pandemia nas doações e como doar

Durante a pandemia, o Hemocentro de Jundiaí está passando por dificuldades com estoque crítico. Doar sangue salva vidas!

Publicado

em

Atualizado há

Foto de doação de sangue
Foto: Freepik

No dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue no Brasil, como mais uma forma de incentivo e também para parabenizar os doadores de todo o país.

Durante a pandemia do novo coronavírus, os hemocentros de algumas regiões do Brasil tiveram uma queda de até 50% nas doações. A quarentena e as medidas de isolamento social tiveram um impacto muito grande no nível dos estoques.

Por isso, a Fundação Pró-Sangue junto de hemocentros de todo o país criaram a campanha “Somos todos os mesmo sangue”, com o objetivo é incentivar as doações que salvam tantas vidas em todo o país, ainda mais neste período de pandemia.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 1,8% da população brasileira é doadora regular. Este índice está abaixo dos 2% definidos pela OMS e também abaixo dos 5% dos parâmetros de doadores registrados em países da Europa.

Um exemplo deste reflexo é o Hemonúcleio de Jundiaí que, na semana passada, precisou criar uma campanha para incentivar as pessoas a doarem sangue. De acordo com a Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), o estoque de bolsas da unidade teve uma queda de 40% em outubro.

A média diária de capacidade de coleta do hemonúcleo é de 120 doações. No entanto, a unidade informou que recentemente tem recebido 72 doações diárias, de segunda a quinta-feira. Em geral, às sextas-feiras e sábados, consegue alcançar a meta de 120 bolsas por dia.

Durante a pandemia, o hemonúcleo está seguindo as medidas preventivas necessárias para garantir a segurança e saúde dos doadores na pandemia. O local está fazendo a desinfecção frequente dos ambientes e das cadeiras, equipamentos de proteção individual para os colaboradores. Além disso, o uso de álcool em gel e máscara são obrigatórios.

A Colsan também disponibiliza o aplicativo “Colsan Doe Vidas”, para que os voluntários façam o agendamento das doações em qualquer ponto de coleta.

Quais os critérios para doar sangue?

  • Ter entre 16 e 69 anos (se for menor de idade, é necessária a autorização dos pais e responsáveis);
  • Estar com a saúde em dia;
  • Pesar, no mínimo, 50 kg;
  • Apresentar um documento de identidade oficial, com foto (RG, CNH);
  • Não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação.
  • Não deve estar em jejum;

Quem teve Covid-19 pode ser doador?

  • Pessoas que foram infectadas ou em isolamento indicado por equipe médica pela Covid-19 podem doar sangue apenas após 30 dias da recuperação completa;
  • Quem teve contato com pessoas infectadas nos últimos 30 dias não poderão doar até 30 dias depois do último contato;
  • Se estiver apresentando febre, tosse ou qualquer outro sintoma gripal, podem doar sangue apenas após 30 dias da recuperação completa.

Brasil

Bolsonaro deixa hospital após tratamento para erisipela

Erisipela é um processo infeccioso da pele, que pode atingir a gordura do tecido celular, causado por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos.

Publicado

em

Foto: Reprodução/X

Na manhã desta sexta-feira (17), o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta do Hospital Vila Nova Star, na capital paulista. O advogado e assessor do ex-presidente, Fábio Wajngarten, confirmou a informação. De acordo com Wajngarten, Bolsonaro teve alta após 12 dias de internação em São Paulo e voltou para Brasília. Mais cedo, o ex-presidente postou uma foto ao lado dos médicos…

Continuar lendo

Brasil

Brasil registrou 230 mortes de pessoas LGBTI+ em 2023

Das 230 mortes no ano passado, 184 foram assassinatos, 18 suicídios e 28 por outras causas.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Canva @Hrecheniuk Oleksii

Um dossiê publicado nesta semana pelo Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil mostra que 230 pessoas LGBTI morreram de forma violenta em 2023, uma morte a cada 38 horas. A sigla LGBTI diz respeito a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres e homens trans, pessoas transmasculinas, não binárias e demais dissidências sexuais e de gênero. Das 230 mortes no…

Continuar lendo

Brasil

AGU pede que X, TikTok e Kwai retirem do ar desinformação sobre RS

Governo desmente reembalagem de cestas e reforça apoio a desabrigados.

Publicado

em

Tela de monitor com a mensagem de Fake News
AGU combate desinformação e pede remoção de posts falsos em 24h (Foto: Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A Advocacia-Geral da União (AGU) tomou medidas firmes contra a disseminação de informações falsas sobre a entrega de alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (15), a AGU solicitou às plataformas X (antigo Twitter), TikTok e Kwai a remoção de postagens com conteúdo enganoso no prazo de 24 horas. A iniciativa, de caráter extrajudicial,…

Continuar lendo

Brasil

Saiba como funcionará o Free Flow, sistema de cobrança automática de pedágios

Sem a necessidade de parar em praças de pedágio, o fluxo de veículos é mais rápido e eficiente

Publicado

em

Por

Foto: Governo de SP

Com o objetivo de melhorar a circulação e segurança, as rodovias concedidas de São Paulo em breve adotarão o sistema Free Flow. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) detalha os benefícios e funcionamento desse sistema, que será implementado inicialmente em duas praças da SP-333. Em 1° de agosto, em Itápolis, km 179, no sentido leste; e…

Continuar lendo

Brasil

Lula anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias do Rio Grande do Sul

Estima-se que 100 mil famílias sejam inicialmente contempladas, mas o governo garante que o auxílio será pago a todos os gaúchos que precisarem dos recursos.

Publicado

em

Por

Lula no Rio Grande do Sul
O benefício auxiliará famílias na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Nesta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a criação do Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil para famílias desabrigadas ou desalojadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A medida visa auxiliar na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais. De acordo com o anúncio, estima-se que o benefício contemple…

Continuar lendo