Foto de morador de rua viraliza, e irmão o reencontra após três anos, no Paraná
Conecte-se conosco

Brasil

Foto de morador de rua viraliza, e irmão o reencontra após três anos, no Paraná

Leandro não sabia dizer nem o próprio nome

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Arquivo pessoal

A paranaense Akauana Maria Nunes, que também foi moradora de rua quando era usuária de drogas, publicou uma foto de Leandro Cardoso, de 29 anos, que viralizou e acabou fazendo com que o irmão dele o localizasse. “Eu me sinto muito feliz, pois é gratificante. Eu morei na rua, tive problema com drogas, com alcoolismo. Mas agradeço a Deus e às pessoas que me ajudaram, às orações. Eu aceitei ajuda e eu saí. Tive uma depressão bem complicada, então me coloquei no lugar dele. Para mim, eu só paguei o bem com o bem, não fiz nada mais do que minha obrigação”, contou Akauana.

Na postagem, ela disse ter conversado com o rapaz na rua, mas Leandro não sabia dizer nem o próprio nome, por isso, ela pediu para as pessoas compartilharem a foto, com o objetivo que ele pudesse ser ajudado. Após ser reencontrado pela família por meio das redes sociais, Leandro aceitou fazer tratamento e foi levado para Sorocaba, em São Paulo, no Lar Terapêutico Salve Essa Vida, na sexta-feira (23).

Para Akauana, a oportunidade em fazer o bem proporcionou, acima de tudo, reflexão. “Me fez repensar muito antes de pensar em fazer ou recair, porque ele é uma pessoa iluminada. Deus estava com ele em todo momento e estava comigo. Eu fui relembrando tudo que já passei e ninguém merece passar por situação assim. Nem ele e nem os outros mendigos”, ressaltou.

Leandro não teve uma vida fácil. Ao G1, o irmão do rapaz, Dione Cardoso, contou que os dois perderam os pais ainda crianças. A primeira perda foi da mãe, quando Leandro tinha cerca de sete anos, e depois os dois se despediram do pai. Órfãos, eles foram para a casa dos avós paternos, em Ponta Grossa.

“Quando ele [o pai] morreu, a gente morava com a madrasta, e a gente veio no carro da funerária com o caixão do meu de Curitiba a Ponta Grossa, para morar com nossos avós paternos. Só que na casa deles tinha muita gente, aí a gente entrou em um orfanato”, relembrou Dione. Segundo ele, Leandro sentiu a carga emocional da perda dos pais e do crescimento sem o amor de pai e mãe.

No orfanato, os dois estudaram e, de acordo com Dione, Leandro sempre quis trabalhar. Ele encontrou um emprego e se mudou para Matelândia, no oeste do estado. Depois de problemas na empresa, ele acabou saindo e ficou desempregado. Foi quando Leandro começou a usar drogas e teve o primeiro surto de esquizofrenia. O jovem foi internado mais de uma vez e passou por diferentes cidades.

Dione também contou que Leandro passou por decepções. Segundo ele, o agora ex-morador de rua sempre foi uma pessoa boa com todos quando estava são, e muitas vezes passou por situações onde “acabaram tirando proveito da vulnerabilidade dele”.

Perto da família, Dione ressaltou que irá tentar ajudar em tudo que puder e apoiar Leandro e que espera, principalmente, que o jovem consiga se recuperar bem e ter um novo futuro pela frente. “Eu espero que o meu irmão se recupere bem, e que ele volte a ter uma vida normal. Que tome medicação, que ele queira trabalhar, ir para frente”, disse.

Brasil

Pelo menos 3,5 mil animais ilhados pela chuva foram resgatados no RS

ONGs e voluntários se mobilizam em ações dramáticas para salvar animais afetados pelas enchentes no estado.

Publicado

em

Por

Animais sendo resgatados nas enchentes no RS
Voluntários trabalham incansavelmente para resgatar animais ilhados pelas recentes enchentes no Rio Grande do Sul. (Foto: grupoamorempatas/Instagram)

As fortes chuvas no Rio Grande do Sul resultaram em uma situação crítica para milhares de animais. Equipes do Poder Público e voluntários dedicados têm trabalhado incessantemente para resgatar esses animais ilhados. Até o momento, o esforço conjunto resultou no salvamento de pelo menos 3,5 mil animais, com 3,2 mil resgatados pelas equipes governamentais até a noite de sábado e…

Continuar lendo

Brasil

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

Até o momento, 332 municípios foram afetados

Publicado

em

Por

Fortes chuvas causam tragédia no RS
Equipes de resgate auxiliam moradores em áreas inundadas no Rio Grande do Sul após chuvas devastadoras. (Foto: Lauro Alves/Secom)

As fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul (RS) já causaram 66 mortes, segundo o último boletim da Defesa Civil divulgado neste domingo (5). O número supera a tragédia de setembro de 2023, quando um ciclone extratropical vitimou 54 pessoas. As autoridades classificam o atual evento como o pior desastre climático da história gaúcha. Devastador impacto nas comunidades…

Continuar lendo

Brasil

Temporais no Rio Grande do Sul: devastação deixa 57 mortos e milhares desabrigados

Defesa Civil reporta 67 desaparecidos e infraestrutura crítica afetada; Porto Alegre enfrenta alagamentos severos.

Publicado

em

Por

Inundações no Rio Grande do Sul por conta das fortes chuvas
Foto: Concresul/Divulgação

Número de vítimas fatais e desalojados aumenta a cada atualização O Rio Grande do Sul se encontra em estado de calamidade após a fúria dos temporais que assolaram o estado nos últimos dias. O número de mortos subiu para 57, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil neste sábado (4), e ainda há 67 pessoas desaparecidas. Mais de 42 mil pessoas…

Continuar lendo

Brasil

São Paulo envia mais 2 helicópteros para auxiliar no resgate de vítimas no Rio Grande do Sul

Equipes de SP chegam ao RS para auxiliar vítimas de temporais, com ações de resgate e suporte logístico em andamento.

Publicado

em

Por

O Águia 33 e o Águia 24 vão decolar neste sábado, junto com dez policiais, incluindo pilotos, tripulantes, mecânicos e um enfermeiro. (Foto: Governo de SP)

Mais de 290 pessoas já foram resgatadas pelas equipes de São Paulo Dois novos helicópteros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, os Águia 33 e 24, decolaram na manhã deste sábado (4) do Aeroporto Campo de Marte com destino ao Rio Grande do Sul. As aeronaves, que se juntam ao Águia 12 já presente no local desde quarta-feira…

Continuar lendo

Brasil

Chuva de meteoros formada por rastros do cometa Halley será visível no Brasil neste domingo

Publicado

em

Por

Chuva de meteoros
Saiba como observar a chuva de meteoros Eta Aquáridas no Brasil (Foto: ARMAN ALCORDO JR./Pexels)

Ativo desde 19 de abril e com pico no dia 5 de maio, os céus do Brasil serão agraciados com a Chuva de Meteoros Eta Aquáridas, um evento astronômico imperdível para apaixonados por estrelas e observadores casuais. Visível até o dia 28 de maio no Hemisfério Sul, essa chuva de meteoros promete ser um dos destaques do céu noturno em…

Continuar lendo
Publicidade