Saiba o que é verdade e o que é mentira sobre a frente fria que chega ao Brasil essa semana
Conecte-se conosco

Brasil

Saiba o que é verdade e o que é mentira sobre a frente fria que chega ao Brasil essa semana

A partir desta terça-feira as temperaturas começam a cair em todo o país e Jundiaí deve registrar 3°C.

Publicado

em

Atualizado há

Foto de pessoas agasalhadas na rua.
Foto: Reprodução

Com a notícia da frente fria chegando, acabaram se espalhando diversas notícias falsas sobre a situação do país com o frio e as pancadas de chuva nas redes sociais. Por isso, confira uma lista de fatos e fakes sobre a onda polar que vai passar por aqui:

1 – Será a onda de frio mais intensa do século no Brasil

MENTIRA! A massa de ar frio que chega nesta semana provocará uma queda brusca de temperatura em todo o país. Há chances de novos recordes de frio em algumas regiões, mas não existem informações oficiais sobre “onda de frio mais intensa do século” no país.

2 – No Sul do Brasil, as temperaturas podem ficar abaixo de -15ºC

MENTIRA! De acordo com os meteorologistas, a previsão de menor temperatura provavelmente acontecerá na serra catarinense ou gaúcha, entre -8°C e -10°C. Até o dia 24 de julho, o recorde de menor temperatura registrada no país em 2021 foi no dia 20 de julho, em Urupema, parte mais elevada da serra de Santa Catarina. Na ocasião, a região registrou -8,2°C.

3 – Sensação térmica pode chegar a -25ºC

VERDADE! Devido à ação dos ventos moderados, além da baixa temperatura, a sensação térmica irá diminuir. Dessa forma, em áreas altas de serras no Sul do Brasil, especialmente entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a sensação de frio pode chegar a -25ºC. 

4 – Essa onda de frio será mais duradoura

VERDADE! É provável que o grande diferencial da massa de ar frio dessa semana terá dias consecutivos de temperaturas mínimas. As menores temperaturas, mínimas e máximas, em São Paulo, deverão ocorrer nos dias 29 e 30 de julho.

5 – Frio baterá recorde histórico em São Paulo

MENTIRA! Desde 1943 , a menor temperatura já registrada na cidade de São Paulo foi de -2,0ºC em agosto de 1955. Os registros oficiais de recordes de temperatura são realizados pela estação meteorológica do INMET no Mirante de Santana. Na semana passada, a temperatura chegou em -2,3ºC na região metropolitana. No entanto, o registro foi da estação de Marsilac, do CGE, portanto, não pôde ser considerada como recorde.

Nessa semana, estações meteorológicas ao sul da Grande São Paulo poderão registrar temperaturas negativas, mas no Mirante de Santana não há chance de recorde de frio histórico, apenas de recorde de menor temperatura do ano.

6 – Governos canadense e americano emitiram alerta sobre frio no Brasil

MENTIRA! O Governo dos Estados Unidos e do Canadá não emitiram alerta sobre frio intenso no Brasil. Na realidade, houve uma confusão sobre os modelos meteorológicos utilizados como base para as previsões de tempo e clima.

O modelo de previsão americano (GFS) e o modelo canadense (CMC) apontavam frio intenso no Brasil, mas não houve nenhum alerta por parte das autoridades desses países.

Para combater as fake news, procure se informar em portais de credibilidade e busque fontes confiáveis, como especialistas.

Brasil

Temporais no Rio Grande do Sul: devastação deixa 57 mortos e milhares desabrigados

Defesa Civil reporta 67 desaparecidos e infraestrutura crítica afetada; Porto Alegre enfrenta alagamentos severos.

Publicado

em

Por

Inundações no Rio Grande do Sul por conta das fortes chuvas
Foto: Concresul/Divulgação

Número de vítimas fatais e desalojados aumenta a cada atualização O Rio Grande do Sul se encontra em estado de calamidade após a fúria dos temporais que assolaram o estado nos últimos dias. O número de mortos subiu para 57, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil neste sábado (4), e ainda há 67 pessoas desaparecidas. Mais de 42 mil pessoas…

Continuar lendo

Brasil

São Paulo envia mais 2 helicópteros para auxiliar no resgate de vítimas no Rio Grande do Sul

Equipes de SP chegam ao RS para auxiliar vítimas de temporais, com ações de resgate e suporte logístico em andamento.

Publicado

em

Por

O Águia 33 e o Águia 24 vão decolar neste sábado, junto com dez policiais, incluindo pilotos, tripulantes, mecânicos e um enfermeiro. (Foto: Governo de SP)

Mais de 290 pessoas já foram resgatadas pelas equipes de São Paulo Dois novos helicópteros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, os Águia 33 e 24, decolaram na manhã deste sábado (4) do Aeroporto Campo de Marte com destino ao Rio Grande do Sul. As aeronaves, que se juntam ao Águia 12 já presente no local desde quarta-feira…

Continuar lendo

Brasil

Chuva de meteoros formada por rastros do cometa Halley será visível no Brasil neste domingo

Publicado

em

Por

Chuva de meteoros
Saiba como observar a chuva de meteoros Eta Aquáridas no Brasil (Foto: ARMAN ALCORDO JR./Pexels)

Ativo desde 19 de abril e com pico no dia 5 de maio, os céus do Brasil serão agraciados com a Chuva de Meteoros Eta Aquáridas, um evento astronômico imperdível para apaixonados por estrelas e observadores casuais. Visível até o dia 28 de maio no Hemisfério Sul, essa chuva de meteoros promete ser um dos destaques do céu noturno em…

Continuar lendo

Brasil

‘ENEM dos Concursos’ é adiado devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul

Governo busca “saída jurídica” para garantir que ninguém seja prejudicado pelo adiamento.

Publicado

em

Por

O Governo adiou as provas do CNU em todo o país devido às chuvas no RS. Nova data ainda não foi definida (Foto: Reprodução/g1)

O Governo Federal decidiu adiar a realização das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como "Enem dos Concursos", que aconteceria neste domingo (5) em todo o país. A gestão tomou a decisão em razão das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, que alagaram cidades, destruíram moradias e deixaram pelo menos 37 mortos até o momento. Cerca de 2,5…

Continuar lendo

Brasil

Corpo de Bombeiros de São Paulo disponibiliza curso online de primeiros socorros

Mais de 100 mil alunos e funcionários aprenderam como agir em situações de risco

Publicado

em

Por

Foto: Fernando Nascimento/Governo do Estado de São Paulo

O Corpo de Bombeiros de São Paulo implementou uma plataforma online e gratuita, oferecendo cursos e orientações de segurança em apoio à Lei Lucas. Esta legislação, estabelecida para proteger crianças em ambientes escolares, tem como objetivo principal garantir que alunos e funcionários estejam preparados para lidar com situações de risco. Mais de 100 mil pessoas, entre alunos e colaboradores, já…

Continuar lendo
Publicidade