Fotógrafo registra momento em que bola de fogo cruza o céu em divisa São Paulo-Paraná
Conecte-se conosco

Brasil

Fotógrafo registra momento em que bola de fogo cruza o céu em divisa São Paulo-Paraná

“É um registro único e histórico”, disse Alexsandro Mota, astrofotógrafo e fundador do projeto Mistérios do Espaço.

Publicado

em

Atualizado há

Bola de Fogo é registrada por um fotógrafo cruzando o céu na divisa São Paulo-Paraná
Foto: Reprodução/ André Casagrande

Por volta das 21h35 de terça-feira (15), uma bola de fogo brilhante foi vista cruzando o céu de São Paulo e do Paraná. Várias câmeras de monitoramento conseguiram registrar o momento em que o meteoro entrou na atmosfera da Terra.

Entre elas, três estações da Bramon (Rede Brasileira de Observação de Meteoros), que ficam em Nhandeara e Indiaporã, no norte de São Paulo. Além disso, outras cinco câmeras do Clima ao Vivo, em São Paulo e no Paraná também registraram o evento meteorológico. No entanto, o tempo chuvoso prejudicou alguns dos registros.

Mas um fotógrafo tirou a sorte grande. André Casagrande estava tirando fotos das estrelas em Primeiro de Maio, no Paraná, quando a rocha espacial cruzou o céu em sua frente. O local fica às margens do rio Paranapanema, divisa de Paraná com São Paulo.

A visão do meteoro durou pouco mais de 10 segundos e o fotógrafo conseguiu registrar o momento com a foto incrível (no início da matéria).

“Como estamos falando de uma câmera profissional, podemos ver o fenômeno com mais definição e com suas cores bem definidas. É um registro único e histórico”, disse Alexsandro Mota, astrofotógrafo e fundador do projeto Mistérios do Espaço.

A bola de fogo

A princípio, especialistas imaginaram que a rocha espacial se tratava de um meteoro do tipo “earthgrazer” (arranha-terra, em tradução livre). Este tipo de meteoro entra na atmosfera terrestre superior, não queima por completo, “quica” e volta para o espaço.

No entanto, analisando as imagens e relatos de um estrondo ouvido pelos moradores das cidades, concluiu-se que o fenômeno era na verdade uma “fireball” (bola de fogo). Essa é mais brilhante que as estrelas e os planetas. De acordo com cálculos dos especialistas, a fireball brilhou 100 vezes mais que o planeta Vênus, que é o objeto mais luminoso no céu depois da Lua.

Além disso, outra característica do fenômeno foi sua velocidade. “Ele foi, relativamente, muito lento. Sua velocidade foi baixa porque ele atingiu a Terra de Oeste para Leste, no mesmo sentido da rotação e do deslocamento do nosso planeta ao redor do Sol”, conta Marcelo Zurita, diretor técnico da Bramon.

Segundo as análises preliminares da Bramon, o meteoro atingiu a atmosfera da Terra em uma velocidade de 13,52 km por segundo, que é cerca de 34,4 mil km por hora. Os estudiosos destacam que o estampido ouvido por algumas pessoas não significa impacto com o solo. Este foi o estampido sônico resultado de um deslocamento abrupto do ar nas camadas mais baixas da atmosfera.

“Há uma boa chance de encontrarmos meteoritos em solo naquela região do estado. A Bramon ainda está trabalhando nos cálculos para estimar a massa inicial da rocha espacial e o quanto dela teria resistido à passagem atmosférica”, disse Zurita.

Com informações do UOL Tilt.

Brasil

AGU pede que X, TikTok e Kwai retirem do ar desinformação sobre RS

Governo desmente reembalagem de cestas e reforça apoio a desabrigados.

Publicado

em

Tela de monitor com a mensagem de Fake News
AGU combate desinformação e pede remoção de posts falsos em 24h (Foto: Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A Advocacia-Geral da União (AGU) tomou medidas firmes contra a disseminação de informações falsas sobre a entrega de alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (15), a AGU solicitou às plataformas X (antigo Twitter), TikTok e Kwai a remoção de postagens com conteúdo enganoso no prazo de 24 horas. A iniciativa, de caráter extrajudicial,…

Continuar lendo

Brasil

Saiba como funcionará o Free Flow, sistema de cobrança automática de pedágios

Sem a necessidade de parar em praças de pedágio, o fluxo de veículos é mais rápido e eficiente

Publicado

em

Por

Foto: Governo de SP

Com o objetivo de melhorar a circulação e segurança, as rodovias concedidas de São Paulo em breve adotarão o sistema Free Flow. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) detalha os benefícios e funcionamento desse sistema, que será implementado inicialmente em duas praças da SP-333. Em 1° de agosto, em Itápolis, km 179, no sentido leste; e…

Continuar lendo

Brasil

Lula anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias do Rio Grande do Sul

Estima-se que 100 mil famílias sejam inicialmente contempladas, mas o governo garante que o auxílio será pago a todos os gaúchos que precisarem dos recursos.

Publicado

em

Por

Lula no Rio Grande do Sul
O benefício auxiliará famílias na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Nesta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a criação do Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil para famílias desabrigadas ou desalojadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A medida visa auxiliar na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais. De acordo com o anúncio, estima-se que o benefício contemple…

Continuar lendo

Brasil

Chef transforma restaurante refinado em ‘fábrica de papinhas’ para bebês desabrigados de Porto Alegre

Chef Marcelo Schambecka, do Capincho, produz cerca de 150 papinhas diariamente, com o objetivo de fornecer uma dieta nutritiva

Publicado

em

Por

As papinhas são feitas com uma variedade de ingredientes, dependendo da disponibilidade na feira local. Foto: Arquivo Pessoal

Com as enchentes assolam Porto Alegre, um restaurante refinado da capital agora se dedica a uma causa nobre. A cozinha do Capincho, do chef Marcelo Schambecka, está voltada à produção de papinhas para bebês que estão em abrigos da cidade. “Os primeiros relatos que a gente recebeu eram os de que muitas crianças pequenas estavam, fazia dois, três dias, à…

Continuar lendo

Brasil

Rio Grande do Sul tem quase 80 mil pessoas em abrigos e 149 mortes

Dos 497 municípios do estado, 446 foram afetados, o que representa 89,7%. O número de desaparecidos permanece em 124.

Publicado

em

Abrigo no Rio Grande do Sul
Foto: Pedro Piegas/Prefeitura Municipal de Porto Alegre

O número de pessoas em abrigos no Rio Grande do Sul segue crescendo devido às cheias que assolam o estado. Na manhã de terça-feira (14), eram 76.884 pessoas alojadas, número que subiu para 79.494 no final da tarde. As novas inundações no Rio Guaíba, em Porto Alegre, contribuíram para o aumento. Além disso, infelizmente, o estado confirmou mais uma morte,…

Continuar lendo
Publicidade