Funcionária é demitida após denunciar atos de racismo em hipermercado
Conecte-se conosco

Brasil

Funcionária é demitida após denunciar atos de racismo em hipermercado

“Ele chegou a dizer que desde o dia que eu entrei lá [na cozinha], ele já não gostava de mim”, relatou a vítima sobre um dos funcionários do estabelecimento.

Publicado

em

Atualizado há

Avental de funcionária com frase racista
Imagem: Arquivo pessoal

Nataly Ventura da Silva (31) é uma mulher negra que trabalhava como auxiliar de cozinha no hipermercado Atacadão, no Rio de Janeiro. Segundo ela, desde o primeiro dia de trabalho, em março, sofria ataques de racismo e intolerância religiosa por parte de um dos funcionários.

Em relatos, Nataly disse que esse funcionário fazia piadas e referências preconceituosas sobre sua cor da pele e a religião candomblé. “Ele chegou a dizer que desde o dia que eu entrei lá [na cozinha], ele já não gostava de mim”, relatou.

Os casos foram denunciados para a nutricionista responsável pela cozinha e para o canal de atendimento interno da empresa, mas nada foi feito a respeito. Além de o funcionário não ser punido, Nataly ainda diz ter sido avaliada pela supervisora como “influenciável”.

Segundo Nataly, a maioria dos funcionários que trabalhavam na cozinha eram brancos.

A Nataly foi demitida no dia 28 de junho, e logo em seguida mais um ato racista do funcionário. Ao sair do setor de Recursos Humanos e voltar para a cozinha, Nataly encontrou o seu avental com a frase “só para branco usar” escrito em caneta, com a assinatura do homem abaixo.

De acordo com a vítima, a supervisora tomou conhecimento deste fato mas novamente não fez nada a respeito. “Ela apenas riscou a frase, fez vista grossa esse tempo todo. Ele é um racista declarado, e ela mais ainda porque permitiu que tudo chegasse a esse ponto”, lamentou Nataly.

Denúncia ao Ministério Público

A ex-funcionária denunciou, além dos casos de preconceito, os problemas do suspeito com outros funcionários, ao Ministério Público do Trabalho. De acordo com as denúncias, o homem teria machucado uma colega em determinada ocasião.

O Ministério somou R$ 50 milhões em danos coletivos pelo hipermercado, que foi omisso e permitiu o comportamento preconceituoso do funcionário, de acordo com a procuradora do trabalho, Fernanda Diniz. Se o estabelecimento foi condenado, o valor será entregue a instituições voltadas a causas negras.

“Esse funcionário dizia que não gostava de preto, está envolvido em caso de agressão física a uma outra funcionária e nunca foi punido. Neste caso de agressão, a empresa chegou a alegar acidente. Então, eu entendi é que a atitude omissa da empresa permitiu que ele fizesse tudo isso”, destaca Fernanda.

O funcionário só foi desligado da empresa depois da intervenção da MPT, por justa causa, o que, segundo as leis da CLT, também foi uma atitude errada do hipermercado. A Consolidação das Leis do Trabalho diz que a demissão por justa causa deve ocorrer de forma imediata. A atitude, na visão da procuradora, caracteriza perdão do funcionário.

O Ministério propôs que a empresa recontratasse Nataly, em outra unidade, e fizesse o contrato de uma consultoria do movimento negro para conscientização dos outros funcionários. A empresa não aceitou os termos, então as acusações foram levadas para ação na Justiça.

Defesa

O hipermercado se pronunciou dizendo repudiar todo tipo de discriminação e que assim que soube do caso, desligou o funcionário acusado de racismo.

Em nota, a empresa diz “Esclarecemos que a denúncia só foi registrada quando o contrato de experiência da colaboradora já havia sido encerrado e estamos atuando junto ao Ministério Público do Trabalho para colaborar com os esclarecimentos dos fatos. O Atacadão conta com um canal exclusivo para denúncias, que são tratadas com o máximo rigor como demandam questões de preconceito”.

 

Brasil

Temporais no Rio Grande do Sul: devastação deixa 57 mortos e milhares desabrigados

Defesa Civil reporta 67 desaparecidos e infraestrutura crítica afetada; Porto Alegre enfrenta alagamentos severos.

Publicado

em

Por

Inundações no Rio Grande do Sul por conta das fortes chuvas
Foto: Concresul/Divulgação

Número de vítimas fatais e desalojados aumenta a cada atualização O Rio Grande do Sul se encontra em estado de calamidade após a fúria dos temporais que assolaram o estado nos últimos dias. O número de mortos subiu para 57, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil neste sábado (4), e ainda há 67 pessoas desaparecidas. Mais de 42 mil pessoas…

Continuar lendo

Brasil

São Paulo envia mais 2 helicópteros para auxiliar no resgate de vítimas no Rio Grande do Sul

Equipes de SP chegam ao RS para auxiliar vítimas de temporais, com ações de resgate e suporte logístico em andamento.

Publicado

em

Por

O Águia 33 e o Águia 24 vão decolar neste sábado, junto com dez policiais, incluindo pilotos, tripulantes, mecânicos e um enfermeiro. (Foto: Governo de SP)

Mais de 290 pessoas já foram resgatadas pelas equipes de São Paulo Dois novos helicópteros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, os Águia 33 e 24, decolaram na manhã deste sábado (4) do Aeroporto Campo de Marte com destino ao Rio Grande do Sul. As aeronaves, que se juntam ao Águia 12 já presente no local desde quarta-feira…

Continuar lendo

Brasil

Chuva de meteoros formada por rastros do cometa Halley será visível no Brasil neste domingo

Publicado

em

Por

Chuva de meteoros
Saiba como observar a chuva de meteoros Eta Aquáridas no Brasil (Foto: ARMAN ALCORDO JR./Pexels)

Ativo desde 19 de abril e com pico no dia 5 de maio, os céus do Brasil serão agraciados com a Chuva de Meteoros Eta Aquáridas, um evento astronômico imperdível para apaixonados por estrelas e observadores casuais. Visível até o dia 28 de maio no Hemisfério Sul, essa chuva de meteoros promete ser um dos destaques do céu noturno em…

Continuar lendo

Brasil

‘ENEM dos Concursos’ é adiado devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul

Governo busca “saída jurídica” para garantir que ninguém seja prejudicado pelo adiamento.

Publicado

em

Por

O Governo adiou as provas do CNU em todo o país devido às chuvas no RS. Nova data ainda não foi definida (Foto: Reprodução/g1)

O Governo Federal decidiu adiar a realização das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como "Enem dos Concursos", que aconteceria neste domingo (5) em todo o país. A gestão tomou a decisão em razão das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, que alagaram cidades, destruíram moradias e deixaram pelo menos 37 mortos até o momento. Cerca de 2,5…

Continuar lendo

Brasil

Corpo de Bombeiros de São Paulo disponibiliza curso online de primeiros socorros

Mais de 100 mil alunos e funcionários aprenderam como agir em situações de risco

Publicado

em

Por

Foto: Fernando Nascimento/Governo do Estado de São Paulo

O Corpo de Bombeiros de São Paulo implementou uma plataforma online e gratuita, oferecendo cursos e orientações de segurança em apoio à Lei Lucas. Esta legislação, estabelecida para proteger crianças em ambientes escolares, tem como objetivo principal garantir que alunos e funcionários estejam preparados para lidar com situações de risco. Mais de 100 mil pessoas, entre alunos e colaboradores, já…

Continuar lendo
Publicidade