Governador e bancada do Maranhão protestam contra fala homofóbica de Bolsonaro
Connect with us

Brasil

Governador e bancada do Maranhão protestam contra fala homofóbica de Bolsonaro

Em tom de piada, o Presidente da República disse: “Agora virei boiola, igual maranhense, é isso?”.

Published

on

Bolsonaro segurando como de Guaraná Jesus, no Maranhão
Foto: Reprodução da Internet

Em viagem ao Maranhão nesta quinta-feira (29), Bolsonaro teve uma fala homofóbica se referindo aos maranhenses e o Guaraná Jesus, um refrigerante local, que é rosa.

Em tom de piada, o Presidente da República disse: “Agora virei boiola, igual maranhense, é isso? [risos] O guaraná cor-de-rosa do Maranhão aí, quem toma esse guaraná vira maranhense [risos]. Guaraná cor-de-rosa no Maranhão… Que boiolagem isso aqui”.

O refrigerante, além de ser tradicional do estado, é um símbolo que representa o Maranhão no Brasil. O momento da fala de Bolsonaro foi transmitido em uma live e ele repetiu a ‘piada’ mais de uma vez.

Na transmissão, o chefe de estado está cercado de apoiadores e não usa máscara, o que é obrigatório por decreto estadual desde maio.

Em 2019, a homofobia e a transfobia foram enquadradas no crime de racismo, pelo Supremo Tribunal Federal.

“Piada sem graça”

O governador Flávio Dino (PCdoB) e a bancada do Maranhão no Congresso condenaram a declaração de Bolsonaro. Em publicação em uma rede social, Dino informou que irá processar o presidente.

“Bolsonaro veio ao Maranhão com sua habitual falta de educação e decoro e fez piada sem graça com uma de nossas tradicionais marcas empresariais.”

Outros parlamentares de diferentes estados também repudiaram a fala. O senador Humberto Costa (PT-PE) disse que o presidente disparou ódio contra gays, nordestinos e maranhenses como se fosse uma brincadeira.
O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) disse que Bolsonaro foi ao Maranhão para espalhar homofobia. Assim, o PSOL disse que também pretende processar Bolsonaro.
Em uma transmissão ao vivo, já em Brasília, Bolsonaro pediu desculpas pela “brincadeira”, ressaltando ainda que o comentário não era “para a televisão”.

“Se alguém se ofendeu, me desculpa, eu fiz uma brincadeira com a cor do guaraná Jesus, que é cor-de-rosa. E a brincadeira que eu fiz não foi para a televisão, eu estava falando com um cara lá. Falei uns troços, e divulgaram como se eu estivesse ofendendo o pessoal do Maranhão. A maldade está aí”, disse.

Brasil

Lula é submetido a procedimento para evitar novo sangramento na cabeça

O médico Roberto Kalil informou que o procedimento de Lula, iniciado às 7h10, foi um sucesso. Ele já está consciente.

Published

on

Presidente Lula.
Lula passa por procedimento para evitar novo sangramento na cabeça (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Na manhã desta quinta-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por outro procedimento médico para evitar um novo sangramento na cabeça.  O médico Roberto Kalil ao portal de notícias ‘G1’ disse que o procedimento, que começou por volta das 7h10, teve duração de cerca de uma hora e foi um sucesso. O presidente já está consciente e…

Continue Reading

Brasil

WhatsApp, Facebook e Instagram apresentam instabilidade nesta quarta-feira (11)

Usuários relatam dificuldades para acessar as redes sociais e enviar mensagens pela plataforma.

Published

on

Homem segurando um smartphone com whatsapp aberto na tela
Foto: Freepik

Usuários relatam instabilidade nas plataformas WhatsApp, Instagram e Facebook na tarde desta quarta-feira (11). Além disso, ferramentas como Facebook Messenger e WhatsApp Business também estão apresentando problemas. Os registros de problemas começaram por volta das 14h30 de hoje. De acordo com o Downdetector, que reúne reclamações de instabilidade em sites, registrou mais de 6 mil relatos de usuários do WhatsApp…

Continue Reading

Brasil

Governo de São Paulo isenta IPVA de veículos menos poluentes; entenda

A iniciativa do Governo de São Paulo de isentar o IPVA, visa promover a utilização de veículos mais sustentáveis e menos poluentes.

Published

on

Carros - IPVA
Foto: Divulgação/Governo de SP

Na última terça-feira (10), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou o Projeto de Lei nº 1510/2023, que prevê a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para os proprietários de veículos movidos a hidrogênio e híbridos, que combinam motor elétrico com motor a combustão flex, alimentado por etanol. Segundo Samuel Kinoshita, secretário da…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content