Após se perder da mãe durante queimada, filhote de macaco fica órfão
Conecte-se conosco

Brasil

Após se perder da mãe durante queimada, filhote de macaco fica órfão

Os animais silvestres têm sido as principais vítimas e aqueles que conseguem fugir das chamas sofrem com as consequências

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Além da vegetação destruída pelas queimadas, os animais também têm sido vítimas dos incêndios florestais no estado, sendo que, muitos morrem tentando escapar das chamas e outros acabam ficando órfãos. No início desta semana um filhote de onça pintada foi encontrado morto com as patas e orelhas queimadas, além de um filhote de macaco bugio, que foi resgatado após se perder da mãe durante uma queimada.

O Tocantins registrou quase sete mil focos de queimadas só esse ano, 20% a mais do que no mesmo período de 2020. Os animais silvestres têm sido as principais vítimas e aqueles que conseguem fugir das chamas sofrem com as consequências.

O clima seco, os ventos fortes e a vegetação que contribuem para que agosto e setembro sejam meses mais críticos quando se trata de fogo. “Nós temos um déficit hídrico onde neste ano nós tivemos apenas 1.270,6 milímetros de chuva com destaque para o mês de fevereiro. Os demais meses muito abaixo do normal, com isso a vegetação secou e os incêndios estão aumentando”, disse o coordenador da Defesa Civil de Talismã, João Carlos.

No Centro de Fauna do Tocantins (Cefau) em Palmas, onde animais silvestres resgatados passam por reabilitação, um filhote de macaco bugio recebeu abrigo depois de se perdeu da mãe durante uma queimada na região de Gurupi. O filhote de quase cinco meses não vai mais poder voltar para natureza.

“Quando o fogo passa causa uma grande devastação. Com isso ocorre também a diminuição dos alimentos desses animais, tanto a parte carnívora que os animais promovem fuga, como a parte herbívora dos animais que comem frutas. Também existem muitas sequelas nos animais provocadas pelas queimadas, sejam elas pulmonares ou queimaduras. Outros animais, na época de reprodução, a fêmea promove a fuga deixando para trás alguns filhotes”, disse o veterinário do Cefau, Gabriel Rocha Freitas de Campos.

Brasil

Escolha uma VPN gratuita para o Twitter (X) para navegar ilimitadamente no X do Brasil e enquanto estiver viajando

Publicado

em

Por

Foto de Souvik Banerjee na Unsplash

O Twitter é uma rede social popular no Brasil. Conforme os dados mais recentes, 40 milhões de brasileiros acessam a plataforma pelo menos uma vez por mês. De fato, é uma rede social conveniente que permite que você siga políticos, empresários e celebridades. No entanto, dada a batalha em andamento entre Alexandre de Moraes e Elon Musk, vale a pena…

Continuar lendo

Brasil

Casal acusa papelaria que se negou a fazer convite de casamento gay; loja fala em ‘heterofobia’

Após print de conversa viralizar na internet, casal denunciou homofobia e donos de empresa confirmaram que não trabalham com “eventos homossexuais”.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução - Redes Sociais/Canva

Nesta terça-feira (23), um casal de homens gays denunciou uma papelaria que se recusou a fazer o convite do seu casamento por ser um “evento homossexual”. Através das redes sociais, uma amiga dos noivos compartilhou um print de um conversa que o casal teve com a loja. Eles relataram que solicitaram o orçamento dos convites de seu casamento, marcado para…

Continuar lendo

Brasil

Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, diz relatório internacional

O país teve 3,4 milhões de denúncias de violações de direitos humanos, como racismo, violência física e psicológica e assédio sexual, um aumento de 41% em comparação a 2022.

Publicado

em

Por

Desigualdade no Brasil
O relatório "O estado dos direitos humanos no mundo", é divulgado anualmente pela Anistia Internacional (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (24), a Organização Não Governamental (ONG) Anistia Internacional, divulgou um relatório que coloca o Brasil como um dos países mais desiguais do mundo. O chamado "Estado dos direitos humanos no mundo", divulgado anualmente, mostra um panorama sobre a garantia de direitos humanos em 155 países. O relatório estuda questões sociais, econômicas, culturais e políticas. De acordo com a…

Continuar lendo

Brasil

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no Brasil

Dados revelam que a região Sudeste teve o maior número de ocorrências em 2022, com quase 23 mil casos

Publicado

em

Por

Em 2022, o Brasil registrou um total de 67.626 ocorrências. Foto: Canva

Em 2022, o Brasil registrou um total de 67.626 ocorrências de estupro contra mulheres, conforme o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam). Isso representa aproximadamente um estupro a cada 8 minutos no país, como destacado pelo Ministério das Mulheres em Brasília. O documento revela que o Sudeste, a região mais populosa, liderou com 22.917 casos, seguido pelo Sul com 14.812.…

Continuar lendo

Brasil

Cachorro morre após erro da Gol: falha no transporte aéreo causa tragédia para família

Publicado

em

Por

Tutor João Fantazzini com Joca, Golden Retriever de 5 anos que morreu durante transporte aéreo da Gol — Foto: Arquivo pessoal

Erro no destino leva cão a viagem de 8 horas, em vez de 2:30 Um cachorro da raça Golden Retriever, chamado Joca, de cinco anos, morreu durante um transporte aéreo da Gol, no dia 22 de abril de 2024. O animal deveria ter voado do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, para Sinop, no Mato Grosso, mas por um…

Continuar lendo
Publicidade