Inclusão é discutida no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
Conecte-se conosco

Brasil

Inclusão é discutida no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O dia 21 foi escolhido por estar próximo ao início da primavera, marcando o renascimento

Publicado

em

Atualizado há

O IBGE apontou que 24% da população tem algum tipo de deficiência. (Foto: jcomp)

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (PCD), celebrado neste sábado (21), é mais uma oportunidade para o debate da inclusão social e acessibilidade da PCD.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou no seu Censo 2010, que 24% da população – quase 46 milhões de brasileiros, declararam ter algum tipo de deficiência mental/intelectual ou algum grau de dificuldade em enxergar, ouvir, caminhar ou subir degraus. 12,5 milhões de pessoas afirmaram ter extrema dificuldade ou deficiência severa.

Para Damião Silva, jundiaiense, professor universitário e coordenador de inclusão da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a USP, não há o que questionar quanto às conquistas já obtidas, mas muitas dessas pessoas que apareceram no Censo 2010, ainda sofrem com preconceitos e com a falta de acessibilidade. Ele afirma que a discriminação, por exemplo, é uma grande barreira que impede que o indivíduo consiga um emprego ou continue com os estudos. “A acessibilidade também cria empecilhos. Além de dificultar a locomoção, por diversas vezes, a falta da inclusão da PCD também limita a comunicação e o direito à informação”, explica.

Damião Silva é professor universitário e coordenador de inclusão da Faculdade de Medicina da USP. (Foto: Damião Silva/Arquivo pessoal)

Embora o Brasil tenha uma das melhores legislações do mundo, para o professor e coordenador, o país ainda carece de políticas que assegurem a inclusão social da PCD. Essa opinião é compartilhada por Denner Pereira, advogado e servidor público da Procuradoria do Estado do Paraná.

“Ocorreram avanços legais muito importantes nos últimos anos, mas entre criar a lei, e executá-la, na prática, ainda há um distanciamento”, afirma Denner.

Para ele, três aspectos são prioridade para seguir desenhando a inclusão da pessoa com deficiência no Brasil. Conscientização: é preciso esclarecer que ninguém é deficiente por escolha e que direitos precisam ser garantidos. Comprometimento: não basta ter consciência, a sociedade precisa atuar em todas as esferas, sejam políticas, de saúde, educação e na própria família. Garantia mínima de autonomia: ações devem ser tomadas para trazer acessibilidade, isto é, que aquilo que a pessoa deseja fazer simplesmente seja feito, não sendo sua condição uma barreira.

Autismo e inclusão

Damião Silva e Denner Pereira vêm a Jundiaí no dia 12 de outubro para tratar, especificamente, da inclusão e outras questões sobre o direito da pessoa com autismo.

O “Seminário TEA: olhares e reflexões” traz, ao todo, cinco especialistas de todo o Brasil para levar mais informações sobre o autismo. O evento é indicado a pais e familiares, profissionais de saúde e educação, e estudantes universitários.

As inscrições podem ser realizadas pelo WhatsApp (53) 9919-0930 ou através do https://bit.ly/2PiHohO.

Brasil

Bolsonaro deixa hospital após tratamento para erisipela

Erisipela é um processo infeccioso da pele, que pode atingir a gordura do tecido celular, causado por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos.

Publicado

em

Foto: Reprodução/X

Na manhã desta sexta-feira (17), o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta do Hospital Vila Nova Star, na capital paulista. O advogado e assessor do ex-presidente, Fábio Wajngarten, confirmou a informação. De acordo com Wajngarten, Bolsonaro teve alta após 12 dias de internação em São Paulo e voltou para Brasília. Mais cedo, o ex-presidente postou uma foto ao lado dos médicos…

Continuar lendo

Brasil

Brasil registrou 230 mortes de pessoas LGBTI+ em 2023

Das 230 mortes no ano passado, 184 foram assassinatos, 18 suicídios e 28 por outras causas.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Canva @Hrecheniuk Oleksii

Um dossiê publicado nesta semana pelo Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil mostra que 230 pessoas LGBTI morreram de forma violenta em 2023, uma morte a cada 38 horas. A sigla LGBTI diz respeito a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres e homens trans, pessoas transmasculinas, não binárias e demais dissidências sexuais e de gênero. Das 230 mortes no…

Continuar lendo

Brasil

AGU pede que X, TikTok e Kwai retirem do ar desinformação sobre RS

Governo desmente reembalagem de cestas e reforça apoio a desabrigados.

Publicado

em

Tela de monitor com a mensagem de Fake News
AGU combate desinformação e pede remoção de posts falsos em 24h (Foto: Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A Advocacia-Geral da União (AGU) tomou medidas firmes contra a disseminação de informações falsas sobre a entrega de alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (15), a AGU solicitou às plataformas X (antigo Twitter), TikTok e Kwai a remoção de postagens com conteúdo enganoso no prazo de 24 horas. A iniciativa, de caráter extrajudicial,…

Continuar lendo

Brasil

Saiba como funcionará o Free Flow, sistema de cobrança automática de pedágios

Sem a necessidade de parar em praças de pedágio, o fluxo de veículos é mais rápido e eficiente

Publicado

em

Por

Foto: Governo de SP

Com o objetivo de melhorar a circulação e segurança, as rodovias concedidas de São Paulo em breve adotarão o sistema Free Flow. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) detalha os benefícios e funcionamento desse sistema, que será implementado inicialmente em duas praças da SP-333. Em 1° de agosto, em Itápolis, km 179, no sentido leste; e…

Continuar lendo

Brasil

Lula anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias do Rio Grande do Sul

Estima-se que 100 mil famílias sejam inicialmente contempladas, mas o governo garante que o auxílio será pago a todos os gaúchos que precisarem dos recursos.

Publicado

em

Por

Lula no Rio Grande do Sul
O benefício auxiliará famílias na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Nesta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a criação do Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil para famílias desabrigadas ou desalojadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A medida visa auxiliar na reconstrução de casas, compra de móveis e eletrodomésticos, e pagamento de serviços essenciais. De acordo com o anúncio, estima-se que o benefício contemple…

Continuar lendo