Mais um turista morre afogado em Ubatuba
Conecte-se conosco

Brasil

Mais um turista morre afogado em Ubatuba

Homem entrou no mar para salvar filho de 11 anos

Publicado

em

Praia cheia no verão
Governo do Estado dá dicas de como evitar afogamentos. (Foto: Fernando Madeira/A Gazeta)

Depois das festas de final de ano, as praias do litoral paulista ainda continuam cheias de turistas e, como consequência, o número de afogamentos segue elevado.

No domingo (5), um pai entrou no mar da Praia do Ubatumirim, em Ubatuba, para salvar o filho de 11 anos que estava sendo arrastado pela correnteza. O homem, de 42 anos, conseguiu salvar a criança com a ajuda dos bombeiros mas não retornou à areia.

Ele foi encontrado rapidamente e chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

Ubatumirim

Na mesma praia, no dia anterior, outro turista foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros a 1,5 km da praia.

De acordo com a VEJA, os guarda-vidas perderam o homem de vista depois da arrebentação e acionaram, após uma hora e meia, o helicóptero Águia 06 para auxiliar na operação.

Devido às condições meteorológicas, a equipe de resgate levou aproximadamente 20 minutos para encontrar o rapaz. Embora distante da orla, ele estava bem e foi deixado ao lado dos amigos e parentes depois do salvamento.

 

Afogamentos

Dicas simples evitam afogamentos em rio ou mar durante as férias de verão.

Veja a seguir algumas delas:

1 – Atente-se às placas de sinalização do Corpo de Bombeiros nos locais de maior perigo e entre na água apenas em lugares seguros para banho;

2 – Em trechos de água que houver correnteza, não ultrapasse a linha de cintura para não ser surpreendido por depressões no solo ou correntes inesperadas.

3 – Em caso de perigo, mantenha a calma e não tente nadar contra a correnteza. Prefira boiar e usar a energia para pedir ajuda, movimentando os braços.

4 – Nos rios e depósitos naturais de água, evite mergulhar pois o fundo está em constante transformação. Caso seja surpreendido por uma correnteza, nade no mesmo sentido que ela, tentando, lentamente, se aproximar das margens.

5 – Não entre na água se estiver alcoolizado.

6 – Prefira mergulhar na companhia de outras pessoas que possam auxiliá-lo se for preciso.

7 – Evite mergulhos noturnos. Redes de pesca podem estar no mar e a visibilidade estará comprometida.

8 – Crianças merecem atenção redobrada, por isso, designe uma pessoa específica para tomar conta delas. Essa pessoa deve evitar o consumo de bebida alcoólica e se concentrar exclusivamente no cuidado às crianças. Não confie exclusivamente no uso de boias ou presença do salva-vidas na praia.

Brasil

Escolha uma VPN gratuita para o Twitter (X) para navegar ilimitadamente no X do Brasil e enquanto estiver viajando

Publicado

em

Por

Foto de Souvik Banerjee na Unsplash

O Twitter é uma rede social popular no Brasil. Conforme os dados mais recentes, 40 milhões de brasileiros acessam a plataforma pelo menos uma vez por mês. De fato, é uma rede social conveniente que permite que você siga políticos, empresários e celebridades. No entanto, dada a batalha em andamento entre Alexandre de Moraes e Elon Musk, vale a pena…

Continuar lendo

Brasil

Casal acusa papelaria que se negou a fazer convite de casamento gay; loja fala em ‘heterofobia’

Após print de conversa viralizar na internet, casal denunciou homofobia e donos de empresa confirmaram que não trabalham com “eventos homossexuais”.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução - Redes Sociais/Canva

Nesta terça-feira (23), um casal de homens gays denunciou uma papelaria que se recusou a fazer o convite do seu casamento por ser um “evento homossexual”. Através das redes sociais, uma amiga dos noivos compartilhou um print de um conversa que o casal teve com a loja. Eles relataram que solicitaram o orçamento dos convites de seu casamento, marcado para…

Continuar lendo

Brasil

Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, diz relatório internacional

O país teve 3,4 milhões de denúncias de violações de direitos humanos, como racismo, violência física e psicológica e assédio sexual, um aumento de 41% em comparação a 2022.

Publicado

em

Por

Desigualdade no Brasil
O relatório "O estado dos direitos humanos no mundo", é divulgado anualmente pela Anistia Internacional (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (24), a Organização Não Governamental (ONG) Anistia Internacional, divulgou um relatório que coloca o Brasil como um dos países mais desiguais do mundo. O chamado "Estado dos direitos humanos no mundo", divulgado anualmente, mostra um panorama sobre a garantia de direitos humanos em 155 países. O relatório estuda questões sociais, econômicas, culturais e políticas. De acordo com a…

Continuar lendo

Brasil

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no Brasil

Dados revelam que a região Sudeste teve o maior número de ocorrências em 2022, com quase 23 mil casos

Publicado

em

Por

Em 2022, o Brasil registrou um total de 67.626 ocorrências. Foto: Canva

Em 2022, o Brasil registrou um total de 67.626 ocorrências de estupro contra mulheres, conforme o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam). Isso representa aproximadamente um estupro a cada 8 minutos no país, como destacado pelo Ministério das Mulheres em Brasília. O documento revela que o Sudeste, a região mais populosa, liderou com 22.917 casos, seguido pelo Sul com 14.812.…

Continuar lendo

Brasil

Cachorro morre após erro da Gol: falha no transporte aéreo causa tragédia para família

Publicado

em

Por

Tutor João Fantazzini com Joca, Golden Retriever de 5 anos que morreu durante transporte aéreo da Gol — Foto: Arquivo pessoal

Erro no destino leva cão a viagem de 8 horas, em vez de 2:30 Um cachorro da raça Golden Retriever, chamado Joca, de cinco anos, morreu durante um transporte aéreo da Gol, no dia 22 de abril de 2024. O animal deveria ter voado do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, para Sinop, no Mato Grosso, mas por um…

Continuar lendo