Paciente que morou por 51 anos no Hospital das Clínicas morre em São Paulo
Conecte-se conosco

Brasil

Paciente que morou por 51 anos no Hospital das Clínicas morre em São Paulo

Paulo Henrique Machado vivia no hospital desde que foi diagnosticado com poliomielite ainda bebê.

Publicado

em

Paulo Henrique Machado viveu por 51 anos no Hospital das Clínicas, em São Paulo
Foto: Reprodução/YouTube/Paulo Henrique Machado

Na tarde desta quarta-feira (18), morreu Paulo Henrique Machado, que morou no Hospital das Clínicas da USP, em São Paulo, por 51 anos. Paulo contraiu poliomielite em 1969, quando ainda era bebê, e desde então precisou receber cuidados médicos devido às sequelas da doença.

Há duas semanas, Paulo publicou em seu canal no Youtube, uma transmissão ao vivo com o título “Apesar de Tudo, Estamos Vivos!”. Na ocasião, o paciente contou que estava “passando por dificuldades no estômago” e com uma pedra na vesícula. Segundo o homem na transmissão, a situação “ficava meio complicada”. Paulo também comentou que estava sentindo muitas dores, mas a causa da morte não foi informada.

Em nota, o Hospital das Clínicas lamentou a morte de Paulo e que “se solidariza com os familiares e amigos” do paciente. “O Hospital das Clínicas da FMUSP informa com pesar o falecimento do paciente Paulo Henrique Machado. Paulo contraiu poliomielite quando criança e há 51 anos era morador do Instituto de Ortopedia e Traumatologia devido às sequelas da doença e aos cuidados especiais que a sua condição clínica inspirava. Durante todo este período, teve a atenção humanizada e especializada dos profissionais do Hospital.”

Poliomielite é uma doença causada pelo poliovírus, nos tipos 1, 2 e 3. Ela não tem cura e é contagiosa. O Ministério da Saúde informa que a maior parte das pessoas infectadas com a poliomielite não possui sintomas, mas ainda assim podem contaminar outras pessoas. De acordo com o órgão, há ainda casos graves da doença, que causam paralisia e podem levar à morte, como era o caso da doença de Paulo.

51 anos no hospital

Desde que tinha 1 ano e meio de idade, Paulo vivia no Hospital das Clínicas. Em 2013, durante uma entrevista à Folha de S. Paulo, contou que a mãe morreu dois dias depois de Paulo nascer. Ainda bebê, o paciente teve paralisia infantil que acabou atingindo seu sistema respiratório, fazendo com que ele precisasse da ajuda de um aparelho de respiração artificial.

Morando no hospital, Paulo aprendeu a ler e escrever, concluiu o ensino médio e fez diversos cursos na área de informática e softwares. Ele ainda compartilhava sua rotina através de seu canal no Youtube e em sua página no Facebook.

Paulo uniu as grandes paixões por tecnologia, games e cultura geek, e criou uma série de desenhos animados para crianças. Entitulado “As Aventuras de Léca e Seus Amigos”, a série conta a história de sete crianças com deficiência física. Paulo relembra nas histórias de amigos que não resistiram às doenças.

Homenagens

Em suas poucas saídas do hospital, Paulo visitava a Comic Con Experience (CCXP). O evento anual de cultura pop lamentou a morte do fã.

“O mundo perdeu um herói. Paulo Henrique Machado nos deixou hoje, mas sua história viverá para sempre em nós. Porque não existe nada mais poderoso que uma boa história e a dele foi incrível. Obrigado por nos alegrar, inspirar e compartilhar suas paixões com a gente, seja nos seus vídeos ou nos corredores da CCXP. Vá em paz”, escreveu a página oficial do evento no Facebook.

Além disso, Eliana Zagui, companheira de Paulo por muitos anos no quarto do hospital e inspiração para a protagonista de sua criação animada, também prestou homenagens ao amigo na rede social.

“Uau olha! O que? Vale muito a pena viver!!! Isso era dito em todas aberturas da live do Paulo Henrique Machado. Meu verdadeiro irmão, família, companheiro, confidente, meu fiel amigo durante até os dias de hoje. Léco, obrigada por tudo, tudo que vivemos e aprendemos um com outro, por nossas conquistas, cumplicidades, brigas, seu ciúme de extremo valor ao meu entendimento e respeito. Adeus meu verdadeiro irmão, amigo e família. Obrigada por mostrar que mesmo em meio as circunstâncias: VALE MUITO A PENA VIVER!!! Te amo muito, muito mesmo. Sempre sua Léquinha”.

Com informações do UOL Notícias.

Brasil

Prazo final para MEI entregar Declaração Anual é dia 31 de maio

O microempreendedor que entregar a declaração em atraso está sujeito ao pagamento de multa, a ACE Jundiaí alerta.

Publicado

em

Por

Em Jundiaí há cerca de 43 mil MEIs, que precisam entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (Foto: ACE Jundiaí)

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) têm até o dia 31 de maio para entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) referente a 2023. Esta é uma obrigação do microempreendedor e quem entregar a declaração em atraso está sujeito ao pagamento de multa. Nesta declaração o MEI deve informar as receitas obtidas em 2023, de acordo com os diferentes tipos de…

Continuar lendo

Brasil

Escolha uma VPN gratuita para o Twitter (X) para navegar ilimitadamente no X do Brasil e enquanto estiver viajando

Publicado

em

Por

Foto de Souvik Banerjee na Unsplash

O Twitter é uma rede social popular no Brasil. Conforme os dados mais recentes, 40 milhões de brasileiros acessam a plataforma pelo menos uma vez por mês. De fato, é uma rede social conveniente que permite que você siga políticos, empresários e celebridades. No entanto, dada a batalha em andamento entre Alexandre de Moraes e Elon Musk, vale a pena…

Continuar lendo

Brasil

Casal acusa papelaria que se negou a fazer convite de casamento gay; loja fala em ‘heterofobia’

Após print de conversa viralizar na internet, casal denunciou homofobia e donos de empresa confirmaram que não trabalham com “eventos homossexuais”.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução - Redes Sociais/Canva

Nesta terça-feira (23), um casal de homens gays denunciou uma papelaria que se recusou a fazer o convite do seu casamento por ser um “evento homossexual”. Através das redes sociais, uma amiga dos noivos compartilhou um print de um conversa que o casal teve com a loja. Eles relataram que solicitaram o orçamento dos convites de seu casamento, marcado para…

Continuar lendo

Brasil

Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, diz relatório internacional

O país teve 3,4 milhões de denúncias de violações de direitos humanos, como racismo, violência física e psicológica e assédio sexual, um aumento de 41% em comparação a 2022.

Publicado

em

Por

Desigualdade no Brasil
O relatório "O estado dos direitos humanos no mundo", é divulgado anualmente pela Anistia Internacional (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (24), a Organização Não Governamental (ONG) Anistia Internacional, divulgou um relatório que coloca o Brasil como um dos países mais desiguais do mundo. O chamado "Estado dos direitos humanos no mundo", divulgado anualmente, mostra um panorama sobre a garantia de direitos humanos em 155 países. O relatório estuda questões sociais, econômicas, culturais e políticas. De acordo com a…

Continuar lendo

Brasil

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no Brasil

Dados revelam que a região Sudeste teve o maior número de ocorrências em 2022, com quase 23 mil casos

Publicado

em

Por

Em 2022, o Brasil registrou um total de 67.626 ocorrências. Foto: Canva

Em 2022, o Brasil registrou um total de 67.626 ocorrências de estupro contra mulheres, conforme o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam). Isso representa aproximadamente um estupro a cada 8 minutos no país, como destacado pelo Ministério das Mulheres em Brasília. O documento revela que o Sudeste, a região mais populosa, liderou com 22.917 casos, seguido pelo Sul com 14.812.…

Continuar lendo
Publicidade