Pesquisa aponta que mais de 70% dos brasileiros são contra o aborto
Conecte-se conosco

Brasil

Pesquisa aponta que mais de 70% dos brasileiros são contra o aborto

Embora a posição seja contrária ao procedimento, maioria não apoia a prisão de mulheres que abortam

Publicado

em

72% dos entrevistados se manifestam contrários à legalização do aborto. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

No último sábado, dia 23, a Genial/Quaest divulgou os resultados de uma pesquisa que revela o posicionamentos dos brasileiros em relação ao aborto. Enquanto 72% dos entrevistados se manifestam contrários à legalização do procedimento, apenas 25% disseram ser favoráveis.

Embora a maioria seja contrária, o levantamento apontou que 84% dos participantes acreditam que a mulher que opta pelo aborto não deve ser presa. Por outro lado, apenas 15% defendem a ideia da punição com prisão.

O presidente da Quaest, Felipe Nunes, destacou a postura social identificada na pesquisa, enfatizando o que chamou de “postura antipunitivista” na discussão sobre o aborto. Em uma publicação na rede social X, antigo Twitter, Nunes ressaltou que “o conservadorismo na sociedade é evidente na pesquisa, mas chama atenção a postura social no caso do aborto”.

Recentemente, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso afirmou que não pretende pautar “em curto prazo” o debate sobre o aborto entre os ministros da Corte.

O plenário do STF começou a julgar em setembro deste ano uma ação protocolada pelo PSOL em 2017. A então ministra Rosa Weber proferiu o primeiro voto a favor da descriminalização do aborto, mas o julgamento foi suspenso por solicitação de Barroso, que alegou que o tema ainda não está “amadurecido” na sociedade. Barroso enfatizou que ser contra o aborto não implica necessariamente a defesa da prisão para mulheres que precisaram recorrer ao procedimento.

Brasil

Violência contra pessoas LGBTQIA+ em SP cresce 970% em oito anos

Levantamento inédito aponta que maioria das vítimas é negra e tem menos de 29 anos

Publicado

em

Foto: Canva

Um levantamento inédito revela um aumento alarmante nas notificações de violência contra a população LGBTQIA+ em São Paulo. Os dados, divulgados pelo Instituto Pólis nesta segunda-feira (13), apontam um crescimento de 970% entre 2015 e 2023, com os serviços de saúde da cidade registrando 2.298 casos nesse período. Tipos de violência e locais de ocorrência Cerca de 45% das ocorrências…

Continuar lendo

Brasil

Rio Grande do Sul: Chuvas diminuem, mas risco de novas inundações e queda de temperatura persistem

O governador Eduardo Leite enfatizou a necessidade de que os moradores de áreas inundadas não retornem para suas casas. Confira.

Publicado

em

Por

As autoridades pedem à população que se mantenha atenta aos avisos e siga as orientações de segurança (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Palatini)

As chuvas no Rio Grande do Sul deram uma trégua, no entanto, as autoridades alertam a população para o risco de novas enchentes e iminente queda brusca de temperatura. O recado é, especialmente, para a região metropolitana de Porto Alegre. O governador Eduardo Leite enfatizou a necessidade de que os moradores de áreas inundadas não retornem para suas casas, frisando…

Continuar lendo

Brasil

Rio Grande do Sul usará sabão ecológico para limpar casas atingidas por enchentes

O produto é fabricado em laboratório da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e já chegou a três municípios. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal/Silvia Gatiboni

O Laboratório de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) produz sabão ecológico para limpeza das casas atingidas pelas enchentes que assolaram 446 municípios gaúchos. A produção do sabão acontece na unidade da Uergs em Bento Gonçalves, localizada na região serrana. Foto: Arquivo Pessoal/Silvia Gatiboni O trabalho envolve estudantes e funcionários dos quadros…

Continuar lendo

Brasil

Mais de 10 mil animais resgatados nas enchentes do Rio Grande do Sul: uma história de esperança em meio à tragédia

ONGs e voluntários unem forças em resgates emocionantes, lutando contra o tempo para salvar vidas.

Publicado

em

Deise Falci e equipe em ação, resgatando animais das áreas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, salvando vidas uma a uma (Foto: Reprodução/Instagram @deisefalci)

A tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul atingiu não apenas pessoas, mas também milhares de animais. No início da catástrofe, os bichos resgatados eram enviados para abrigos. Mas com o aumento do número de animais necessitados, os abrigos logo ficaram lotados. Muitos animais, sem ter para onde ir, foram parar na orla de Porto Alegre, onde se abrigavam…

Continuar lendo

Brasil

Justiça do RS determina retirada de notícias falsas do Facebook

A juíza Fernanda Ajnhorn atua em medida urgente contra desinformação durante calamidade no RS.

Publicado

em

Por

Tecal de celular com app do Facebook
Decisão visa proteger ações de resgate e manter a integridade das operações de emergência no estado. (Foto: Freepik)

A juíza do plantão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), Fernanda Ajnhorn, determinou que a empresa Meta Plataforms, que gere o Facebook, exclua, em 24 horas, as publicações com conteúdo de desinformação que questionam a atuação do estado em ações de socorro às vítimas da tragédia climática que atinge os municípios gaúchos. A ordem atende a uma ação…

Continuar lendo
Publicidade