Prova de vida do INSS volta a ser exigida em 2022
Conecte-se conosco

Brasil

Prova de vida do INSS volta a ser exigida em 2022

O procedimento é necessário para manter o pagamento do benefício.

Publicado

em

Atualizado há

(Foto: Agência Brasil/ Marcello Casal)

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) devem realizar a prova de vida, já que a mesmo voltou a ser obrigatória, após três meses de suspensão. O procedimento é necessário para manter o pagamento do benefício.

Entre março de 2020 e maio de 2021, a prova de vida foi suspensa por causa da pandemia de covid19. O procedimento foi retomado em junho do ano passado, mas suspenso novamente em outubro, após o Congresso derrubar o veto do presidente Jair Bolsonaro a uma lei que retirava a obrigatoriedade da prova de vida em 2021.

De acordo com o INSS, cerca de 3,3 milhões de segurados precisam fazer, entre janeiro e abril, a prova de vida referente a 2021. Os pagamentos das aposentadorias e das pensões começarão a ser suspensos em fevereiro.

Calendário

Uma portaria foi publicada no último dia 28, no Diário Oficial da União, estabeleceu novos prazos para realização da prova de vida, além de trazer o calendário que define as datas para os beneficiários que não realizaram o procedimento desde o ano de 2020.

Como fazer

A prova de vida do INSS deve ser feita no banco responsável pelo pagamento do benefício. O procedimento pode ser feito nos caixas eletrônicos com uso da biometria ou presencialmente, nas agências bancárias. Algumas instituições financeiras oferecem o serviço no internet banking ou no aplicativo.

Os segurados com biometria facial cadastrada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) podem fazer a prova de vida de forma eletrônica, no aplicativo Meu INSS. Idosos a partir de 80 anos ou pessoas com dificuldade de locomoção podem pedir visita em domicílio. Nesse caso, é necessário agendar um horário pelo telefone 135 ou do app Meu INSS.

Etapas

A não realização da prova de vida tem como resultado o cancelamento imediato do benefício. Antes disso há duas etapas: bloqueio e suspensão do pagamento. Quem tiver o benefício suspenso em fevereiro entrará na etapa de suspensão três meses mais tarde. Se ainda assim não atualizar os dados nessa segunda etapa, o benefício será cancelado.

Reativação

Segurados com os benefícios bloqueados e suspensos podem reativá-los diretamente no banco. No caso de cancelamento, o segurado terá que ligar para a central 135 e agendar o serviço de reativação de benefício. Esse procedimento também pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS. Após acessar o Meu INSS com o número do CPF e a senha cadastrada, busque por Reativar Benefício, na lupa.

Os servidores públicos inativos (aposentados e pensionistas) e anistiados políticos seguiram um cronograma diferente de recadastramento. Para essas categorias, o prazo para fazer a prova de vida de 2021 acabou em 31 de dezembro.

Fonte: Agência Brasil|

Brasil

Elon Musk anuncia doação de 1000 terminais da Starlink para auxiliar equipes de resgate no RS

Em postagem no X, bilionário expressou solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul

Publicado

em

Por

Elon Musk
Foto: Reprodução/Youtube

Na manhã desta quinta-feira (9), o empresário Elon Musk expressou solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul. Através de uma postagem no X (antigo Twitter), o bilionário anunciou uma significativa doação da Starlink, sua empresa de internet via satélite, destinada a auxiliar as equipes de resgate na região. "Em razão das terríveis enchentes no Rio Grande do Sul, a…

Continuar lendo

Brasil

Anvisa suspende lotes de detergente Ypê por risco de contaminação

Segundo o órgão, foi identificado o risco de contaminação biológica, que, de acordo com a fabricante, não oferece risco à saúde ou segurança do consumidor.

Publicado

em

Por

Veja a lista completa com todos os lotes e nota oficial da empresa (Foto: Divulgação)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização, distribuição e uso de determinados lotes do detergente Ypê. O órgão tomou a decisão após a identificação de um risco de contaminação biológica nos produtos. Apesar da fabricante, a Química Amparo, afirmar que não há risco à saúde ou segurança do consumidor, a Anvisa decidiu suspender os lotes como medida…

Continuar lendo

Brasil

Neymar envia aeronave cheia de doações para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Em uma ação conjunta, o craque utilizou seu jatinho particular para levar mantimentos, água potável e outros itens de primeira necessidade para as regiões mais afetadas.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/X/Neymar

O jogador de futebol Neymar Jr. mobilizou ajuda para as vítimas das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. Em uma ação conjunta, o craque utilizou seu jatinho particular para levar mantimentos, água potável e outros itens essenciais para as regiões mais afetadas. Em 30 de abril, a aeronave de Neymar, um Cessna Citation Sovereign, decolou do Aeroporto…

Continuar lendo

Brasil

Chega a 100 o número de mortes confirmadas no Rio Grande do Sul

Chuvas deixam mais de 163 mil desabrigados e 63,7 mil desalojados

Publicado

em

Por

Visão aérea de Porto Alegre - RS alagada
Defesa Civil monitora áreas de risco e orienta população a seguir planos de contingência (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini)

Já chega a 100 o número de pessoas mortas em consequência das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul ao longo da última semana. Segundo a Defesa Civil estadual, quatro óbitos estão sendo investigados para determinar se, de fato, foram causados por efeitos adversos das chuvas, como enxurradas, enchentes, inundações, deslizamentos e desmoronamentos. De acordo com a Defesa…

Continuar lendo

Brasil

Termina hoje (8) prazo para regularizar ou transferir título de eleitor

Após o encerramento do prazo, o cadastro eleitoral será fechado, ficando disponível somente após o pleito

Publicado

em

Por

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Esta quarta, 8 de maio, é o último dia para regularizar a situação do título de eleitor ou para solicitar o documento pela primeira vez, garantindo assim o direito de votar nas eleições municipais de outubro. Após o encerramento do prazo, o cadastro eleitoral será fechado, ficando disponível somente após o pleito. Quem pode votar Todos os cidadãos que completaram…

Continuar lendo
Publicidade