Que dia é a Black Friday e como evitar cair em golpes?
Conecte-se conosco

Brasil

Que dia é a Black Friday e como evitar cair em golpes?

Embora muito procuradas, as ofertas da Black Friday também despertam a desconfiança dos consumidores.

Publicado

em

Atualizado há

Se atente aos golpes na Black Friday(Foto: Reprodução/emobile)

Novembro é um mês muito aguardado por conta da chegada da Black Friday. Realizado dia 25 de novembro (última sexta-feira do mês), muitos consumidores já começaram a pesquisar produtos com descontos.

Embora muito procuradas, as ofertas da Black Friday também despertam a desconfiança dos consumidores. Será que realmente vale a pena buscar produtos como eletrônicos, eletrodomésticos ou roupas na Black Friday? Esses produtos realmente estão com descontos? Como escolher a loja? Como não cair em golpes?

Separamos algumas dicas podem te ajudar a responder essas questões, confira!

Realmente vale a pena comprar na Black Friday?

(Foto: Mediamodifier/Pixabay)

De acordo com dados do Reclame Aqui, mais de 78% dos brasileiros pretendem comprar produtos online nesta Black Friday. Com uma boa pesquisa de preços é sim, possível achar produtos com desconto na Black e fugir do famoso “pela metade do dobro”. Além disso, os consumidores também podem esperar pela Cyber Monday, a segunda-feira seguinte à Black Friday que também oferece descontos em lojas virtuais.

Se atente aos valores

(Foto: Canva/Salang889)

Nem sempre o desconto quer dizer que o produto esteja realmente abaixo do preço. Muitos golpistas se aproveitam desse momento e colocam descontos de até 90% do valor total do produto. Essa é uma tática muito comum de lojas para realizar a venda, mas dias antes, elas aumentam o valor do produto de forma absurda, a fim de que o desconto não faça diferença no valor final do produto. Portanto, sempre pesquise antes o valor do que você deseja. Dessa forma você evita enganações.

Veja as avaliações da loja

(Foto: Canva/adrian825)

Uma boa forma de evitar cair em golpes de lojas falsas da internet, é pesquisar com antecedência as avaliações da loja. Assim você pode ver o relato de outras pessoas que compraram na loja. Geralmente, comentam sobre a qualidade do produto, demora para entrega ou eventuais problemas que possam ter tido.

Cuidado com o golpe do pix

(Foto: Reprodução/celular.pro)

Por não ter limitações quanto a horários ou dias, o golpe do pix está muito aprimorado, e na Black Friday são ainda mais comuns. Ou seja, tenha muita certeza de que essa loja realmente existe antes de efetuar o pagamento via pix, pois essa é a forma mais difícil de rastrear o estelionatário.

Uma boa forma de verificar a reputação da loja além do Reclame Aqui, é consultar o CNPJ do comércio no site da Receita Federal. Lá, você descobre se o e-commerce realmente existe e se está legalizado. Além disso, todos os anos o Procon-SP atualiza uma lista com lojas que não são confiáveis. Então antes de realizar sua compra, consulte!

Brasil

Mega-sena acumula e prêmio vai para R$ 28 milhões

Publicado

em

Por

Foto de lotérica
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do Concurso 2.719 da Mega-Sena, sorteadas nesta terça-feira (30). Os números são 16 - 25 - 27 - 30 - 42 - 48  Com isso, o prêmio da faixa principal para o próximo sorteio, no sábado (4), está estimado em R$ 28 milhões. A quina teve 39 apostas ganhadoras, e cada uma vai receber…

Continuar lendo

Brasil

Prazo final para MEI entregar Declaração Anual é dia 31 de maio

O microempreendedor que entregar a declaração em atraso está sujeito ao pagamento de multa, a ACE Jundiaí alerta.

Publicado

em

Por

Em Jundiaí há cerca de 43 mil MEIs, que precisam entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (Foto: ACE Jundiaí)

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) têm até o dia 31 de maio para entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) referente a 2023. Esta é uma obrigação do microempreendedor e quem entregar a declaração em atraso está sujeito ao pagamento de multa. Nesta declaração o MEI deve informar as receitas obtidas em 2023, de acordo com os diferentes tipos de…

Continuar lendo

Brasil

Escolha uma VPN gratuita para o Twitter (X) para navegar ilimitadamente no X do Brasil e enquanto estiver viajando

Publicado

em

Por

Foto de Souvik Banerjee na Unsplash

O Twitter é uma rede social popular no Brasil. Conforme os dados mais recentes, 40 milhões de brasileiros acessam a plataforma pelo menos uma vez por mês. De fato, é uma rede social conveniente que permite que você siga políticos, empresários e celebridades. No entanto, dada a batalha em andamento entre Alexandre de Moraes e Elon Musk, vale a pena…

Continuar lendo

Brasil

Casal acusa papelaria que se negou a fazer convite de casamento gay; loja fala em ‘heterofobia’

Após print de conversa viralizar na internet, casal denunciou homofobia e donos de empresa confirmaram que não trabalham com “eventos homossexuais”.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução - Redes Sociais/Canva

Nesta terça-feira (23), um casal de homens gays denunciou uma papelaria que se recusou a fazer o convite do seu casamento por ser um “evento homossexual”. Através das redes sociais, uma amiga dos noivos compartilhou um print de um conversa que o casal teve com a loja. Eles relataram que solicitaram o orçamento dos convites de seu casamento, marcado para…

Continuar lendo

Brasil

Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, diz relatório internacional

O país teve 3,4 milhões de denúncias de violações de direitos humanos, como racismo, violência física e psicológica e assédio sexual, um aumento de 41% em comparação a 2022.

Publicado

em

Por

Desigualdade no Brasil
O relatório "O estado dos direitos humanos no mundo", é divulgado anualmente pela Anistia Internacional (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (24), a Organização Não Governamental (ONG) Anistia Internacional, divulgou um relatório que coloca o Brasil como um dos países mais desiguais do mundo. O chamado "Estado dos direitos humanos no mundo", divulgado anualmente, mostra um panorama sobre a garantia de direitos humanos em 155 países. O relatório estuda questões sociais, econômicas, culturais e políticas. De acordo com a…

Continuar lendo
Publicidade