Cuidados contra dengue devem ser redobrados com o aumento do calor e das chuvas
Conecte-se conosco

Saúde Pública

Cuidados contra dengue devem ser redobrados com o aumento do calor e das chuvas

Uma simples tampinha de garrafa no quintal bem como itens que possam acumular água são fatores de risco para a saúde

Publicado

em

Atualizado há

acoes_contra_dengue-jundiai-compressed
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com o aumento das chuvas e da temperatura, a atenção com os criadouros dos mosquitos Aedes aegypti, ou a dengue, devem ser redobradas. Uma simples tampinha de garrafa no quintal bem como itens que possam acumular água são fatores de risco.

Nesta época do ano, o ciclo biológico do mosquito transmissor das arboviroses dengue, zika e chicungunya é reduzido, e, de 7 a 11 dias, novos estão voando e podendo transmitir doenças para a população.

“A prevenção é a melhor forma de combate. É fundamental que as pessoas não descuidem dos quintais e também de ambientes internos. As residências são responsáveis por 80% dos criadouros dos mosquitos, adaptados para a colocação dos ovos em qualquer recipiente que possa acumular água, até mesmo nos secos”, alerta a biomédica da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), vinculada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Ana Lúcia de Castro Silva.

A orientação é sempre verificar os espaços, descartando qualquer material que possa acumular água, como embalagens, ralos, calhas e caixas. Além disso, também é importante efetuar a limpeza dos bebedouros dos animais com água, bucha e sabão .

 “Todo local de água parada deve ser eliminado”, reforçou.

Casos

Neste ano, segundo o último boletim de arboviroses, o Município de Jundiaí registrou 847 casos de dengue, sendo 217 importados; 5 casos de chikungunya importados; e nenhum caso de zika.

A VISAM atua o ano todo, mantendo a vigilância.

A partir da investigação epidemiológica, são efetuadas ações como o encaminhamento do suspeito para exame de sorologia, vistoria no imóvel do suspeito em busca de criadouros, a avaliação de risco de novos casos, além de campanhas de conscientização junto à comunidade. Entre 21 a 26 de novembro, também ocorrerá a semana de Mobilização Social do Estado de São Paulo.

Saúde Pública

Jundiaí registra grande procura no atendimento por suspeita de dengue

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (27), a Prefeitura de Jundiaí disponibilizou dois equipamentos de Atenção Básica para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da dengue. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Tamoio e Nova UBS Jardim do Lago atenderam pacientes das 8h às 17h (com os portões fechando às 16h). Histórias de pacientes A costureira Silvana Scarabello, que desde quinta-feira (25) apresentava dores…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo

Saúde Pública

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Publicado

em

Por

cigarro eletrônico
Decisão unânime: Anvisa reforça a proibição do comércio de cigarros eletrônicos em território nacional, visando a saúde pública. (Foto: Canva Pro)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou, nesta sexta-feira (19), a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, uma política que está em vigor desde 2009. A decisão, tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência, continua a vedar a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e a propaganda destes produtos. Detalhamento dos produtos proibidos Conhecidos por vários nomes como vape,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Dengue: pacientes precisam evitar a circulação para conter a transmissão

Além de fundamental para o restabelecimento da saúde, evita-se com que outras pessoas acabem infectadas com o vírus

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Jundiaí orienta sobre a necessidade de pacientes diagnosticados com dengue evitarem a circulação, respeitando o período atestado pelo médico. Além de fundamental para o restabelecimento da saúde, evita-se com que outras pessoas acabem infectadas com o vírus. O Munícipio acumula 6.695 casos da doença, conforme Boletim de Arboviroses de quarta-feira (17). A dengue é uma doença infecciosa aguda, transmitida…

Continuar lendo
Publicidade