45 anos de Bandeirantes: rodovia registrou queda de 40% nos índices de acidentes em 10 anos
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45 anos de Bandeirantes: rodovia registrou queda de 40% nos índices de acidentes em 10 anos

Segundo a concessionária que administra a via, entre 2002 e 2022 houve uma redução de 40% do índice de acidentes, 19% do índice de feridos e 42% do índice de mortos.

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A Rodovia dos Bandeirantes possui atualmente 159,7 quilômetros de extensão e liga a Marginal Tietê à Via Anhanguera (SP-330), passando pelas regiões de Jundiaí e Campinas (Foto: Divulgação/CCR AutoBAn)

No dia 28 de outubro de 1978, com o expressivo crescimento do interior do Estado de São Paulo, nasceu a Rodovia dos Bandeirantes. Com cerca de 90 quilômetros de extensão, a rodovia liga São Paulo a Campinas. Em 1° de maio de 1998, a CCR AutoBAn passou a administrar a rodovia, através do Programa de Concessões Rodovias do Estado de São Paulo. Mais tarde, a Bandeirantes seria uma das rodovias mais premiadas do Brasil.

De acordo com a CCR AutoBAn, nos últimos 25 anos, a Concessionária investiu R$ 6 bilhões em obras de melhorias no pavimento, ampliações e equipamentos. Assim, o aporte permitiu o prolongamento de 78 quilômetros adicionais, de Campinas até Cordeirópolis (2001), a construção da quarta (2006) e quinta faixa (2014) entre São Paulo e Jundiaí, recuperação do pavimento com utilização de asfalto ecológico utilizando borracha (2012), entre outras obras de melhoria, como a entrega recentemente da faixa adicional do km 52+800 ao km 55+700, na pista sul, sentido Capital, no trecho de Jundiaí.

Todas essas obras ampliaram a capacidade de tráfego da rodovia dos Bandeirantes, gerando aos motoristas mais conforto e desenvolvimento das regiões por onde passa. Fato esse, que a tornou uma potência comercial atuando como elo entre dois dos maiores polos de importação e exportação do país: o Aeroporto Internacional de Viracopos e o Porto de Santos.

Além disso, a Rodovia dos Bandeirantes atua como corredor de interligação das duas regiões metropolitanas mais ricas do Estado e do Brasil. As características da rodovia proporcionam mais segurança ao motorista, como comprovam os números. Entre 2002 (primeiro ano completo do prolongamento da Bandeirantes) e 2022 houve uma redução de 40% índice de acidentes. Além disso, queda de 19% no índice de feridos e 42% índice de mortos em acidentes de trânsito.

As obras da Rodovia dos Bandeirantes

Seu nome homenageia os bandeirantes que desbravaram o interior do Brasil a partir do litoral de São Paulo, na mesma rota em que hoje encontra-se a via. A gestão concebeu a rodovia a partir do conceito de autoestrada. Dessa forma, a Bandeirantes conta com geometria, ângulo de curvas e traçado que favorecem o tráfego de longa distância com conforto, fluidez e segurança.

Certamente a mais ousada obra realizada pela CCR AutoBAn durantes estes 25 anos, foi a construção de um novo trecho de 78 quilômetros, levando a Rodovia dos Bandeirantes até o município de Cordeirópolis, na região de Limeira. Utilizando-se das mais modernas técnicas de engenharia rodoviária da época, o prolongamento foi construído em duas etapas e orgulho para quem participou dessa construção.

“Toda vez que passo pelo trecho e tem alguém por perto, falo com orgulho que participei dessa obra. Foi uma produção grandiosa, bem estruturada, um desafio para mim como profissional. O plano de qualidade era seguido à risca e hoje o meu sentimento é de dever cumprido por fazer algo que beneficia tantas pessoas”, disse Valdemar Duque de Oliveira, técnico de estrada e que trabalha na CCR AutoBAn desde 2000.

Hoje, a Rodovia dos Bandeirantes possui 159,7 quilômetros de extensão e liga a Marginal Tietê, em São Paulo, a Via Anhanguera (SP-330), em Cordeirópolis.

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