Tempestade de meteoros pode ser observada na madrugada desta terça-feira (31)
Conecte-se conosco

Brasil

Tempestade de meteoros pode ser observada na madrugada desta terça-feira (31)

Expectativa é que fenômeno ‘Tau-Herculídeas’ seja um dos maiores já vistos, com até 150 meteoros por hora. Observação deve ocorrer entre meia-noite e 2h

Publicado

em

Atualizado há

chuva de meteoros
Chuva de meteoros. (Foto: korarkar / Freepik)

Tempestade de meteoros pode ser observada na madrugada desta terça-feira (31)

O mês de maio vai se despedir com a expectativa de um grande espetáculo de luzes no céu. Na madrugada desta terça-feira (31), acontece uma chuva de meteoros, que pode ser observada em alguns lugares, em um deles é em Brasília.

O fenômeno “Tau-Herculídeas” poderá ser visto entre meia noite e 2h. Os especialistas estão esperando que essa seja uma das maiores chuvas de meteoros já vistas: a probabilidade é de que 150 meteoros possam ser observados por hora no Brasil.

Integrante de Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), Marcelo Domingues, contou em entrevista ao g1, que o “Tau-Herculídeas” será melhor observada no Hemisfério Norte, com a previsão de 700 meteoros por hora. Por aqui, é possível acompanhar apenas 20% do fenômeno.

O especialista disse ainda que a chuva de meteoros são fragmentos do cometa 73P. Em 1995, o brilho do 73P teve um aumento súbito e se tornou cerca de 600 vezes mais brilhante que sua magnitude média. Um mês depois, astrônomos disseram que o núcelo do cometa havia se partido em alguns grandes blocos. As observações indicavam ao menos 4 grandes fragmentos.

As rupturas de 1995 geraram fragmentos de diversos tamanhos e uma imensa quantidade de poeira foi lançada ao espaço. Alguns cálculos mostram que madrugada de terça-feira (31), a Terra vai cruzar verticalmente uma densa região de detritos. Se muitos deles tiverem conseguido velocidade o bastante, a noite terá milhares de meteoros a cada hora.

“Muita coisa pode acontecer nesta madrugada. Pode ser a maior chuva de meteoros, mas também podemos estar criando muitas expectativas em cima de algo que pode não ser tão grandioso. Mas não podemos nos frustrar. É entender que tudo se trata de expectativas”, diz Marcelo Domingues.

Onde assistir a chuva de meteoros?

De acordo com Marcelo Domingues, o ideal é assistir a chuva de meteoros a olho nu. O local mais indicado é longe das luzes da cidade, “de preferência deitado em uma cadeira de praia, bem inclinado para conseguir ver todo o céu”, diz ele.

“No escuro é melhor e não precisa olhar para um ponto específico do céu, apesar da chuva estar mais ao norte, em todo céu será possível ver”, diz o especialista.

Brasil

Pelo menos 3,5 mil animais ilhados pela chuva foram resgatados no RS

ONGs e voluntários se mobilizam em ações dramáticas para salvar animais afetados pelas enchentes no estado.

Publicado

em

Por

Animais sendo resgatados nas enchentes no RS
Voluntários trabalham incansavelmente para resgatar animais ilhados pelas recentes enchentes no Rio Grande do Sul. (Foto: grupoamorempatas/Instagram)

As fortes chuvas no Rio Grande do Sul resultaram em uma situação crítica para milhares de animais. Equipes do Poder Público e voluntários dedicados têm trabalhado incessantemente para resgatar esses animais ilhados. Até o momento, o esforço conjunto resultou no salvamento de pelo menos 3,5 mil animais, com 3,2 mil resgatados pelas equipes governamentais até a noite de sábado e…

Continuar lendo

Brasil

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

Até o momento, 332 municípios foram afetados

Publicado

em

Por

Fortes chuvas causam tragédia no RS
Equipes de resgate auxiliam moradores em áreas inundadas no Rio Grande do Sul após chuvas devastadoras. (Foto: Lauro Alves/Secom)

As fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul (RS) já causaram 66 mortes, segundo o último boletim da Defesa Civil divulgado neste domingo (5). O número supera a tragédia de setembro de 2023, quando um ciclone extratropical vitimou 54 pessoas. As autoridades classificam o atual evento como o pior desastre climático da história gaúcha. Devastador impacto nas comunidades…

Continuar lendo

Brasil

Temporais no Rio Grande do Sul: devastação deixa 57 mortos e milhares desabrigados

Defesa Civil reporta 67 desaparecidos e infraestrutura crítica afetada; Porto Alegre enfrenta alagamentos severos.

Publicado

em

Por

Inundações no Rio Grande do Sul por conta das fortes chuvas
Foto: Concresul/Divulgação

Número de vítimas fatais e desalojados aumenta a cada atualização O Rio Grande do Sul se encontra em estado de calamidade após a fúria dos temporais que assolaram o estado nos últimos dias. O número de mortos subiu para 57, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil neste sábado (4), e ainda há 67 pessoas desaparecidas. Mais de 42 mil pessoas…

Continuar lendo

Brasil

São Paulo envia mais 2 helicópteros para auxiliar no resgate de vítimas no Rio Grande do Sul

Equipes de SP chegam ao RS para auxiliar vítimas de temporais, com ações de resgate e suporte logístico em andamento.

Publicado

em

Por

O Águia 33 e o Águia 24 vão decolar neste sábado, junto com dez policiais, incluindo pilotos, tripulantes, mecânicos e um enfermeiro. (Foto: Governo de SP)

Mais de 290 pessoas já foram resgatadas pelas equipes de São Paulo Dois novos helicópteros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, os Águia 33 e 24, decolaram na manhã deste sábado (4) do Aeroporto Campo de Marte com destino ao Rio Grande do Sul. As aeronaves, que se juntam ao Águia 12 já presente no local desde quarta-feira…

Continuar lendo

Brasil

Chuva de meteoros formada por rastros do cometa Halley será visível no Brasil neste domingo

Publicado

em

Por

Chuva de meteoros
Saiba como observar a chuva de meteoros Eta Aquáridas no Brasil (Foto: ARMAN ALCORDO JR./Pexels)

Ativo desde 19 de abril e com pico no dia 5 de maio, os céus do Brasil serão agraciados com a Chuva de Meteoros Eta Aquáridas, um evento astronômico imperdível para apaixonados por estrelas e observadores casuais. Visível até o dia 28 de maio no Hemisfério Sul, essa chuva de meteoros promete ser um dos destaques do céu noturno em…

Continuar lendo
Publicidade