Verão começa nesta terça (21) e não deve ter períodos prolongados de calor
Conecte-se conosco

Brasil

Verão começa nesta terça (21) e não deve ter períodos prolongados de calor

Haverá mudanças frequentes e rápidas nas condições climáticas, especialmente na parte da tarde

Publicado

em

Atualizado há

Jundiaí 40 graus. (Foto: Sérgio de Amo)

O verão está começando oficialmente no Brasil nesta terça-feira (21), a promessa é de que a estação mais quente do ano tenha menos períodos prolongados de calor, intercalados com dias mais frios no estado de São Paulo, segundo os meteorologistas.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), haverá mudanças frequentes e rápidas nas condições climáticas, especialmente na parte da tarde, quando as instabilidades atmosféricas costumam promover chuva forte.

Algumas vezes, segundo o instituto, esses eventos poderão ser acompanhados por queda de granizo, além de haver o risco ocasional de transbordamento de rios, alagamentos e deslizamentos de encostas.

“De modo geral, as temperaturas deverão ficar acima da média durante a estação. Para o verão de 2022 em SP, o prognóstico indica um regime de chuva próximo à ligeiramente acima da média na maior parte do estado de SP, com maior probabilidade de ficar acima da média no sul e oeste paulistas, podendo ficar ligeiramente abaixo da média no extremo nordeste do estado”, informa comunicado do instituto.

O Inmet afirma que há maior probabilidade de as chuvas ficarem acima da média em janeiro e fevereiro no sudeste do estado, enquanto que, em março, na região norte.

A estação estará sujeita a interferências no clima geradas pelo fenômeno La Niña, caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico.

O efeito no centro-leste de São Paulo, onde está localizada a capital, é que as temperaturas ficam mais baixas do que o normal.

Previsão do tempo em Jundiaí

Nesta terça-feira (21), as máximas podem chegar até 31º e a mínima de 17º, com o sol entre as nuvens, mas sem previsão de chuva, de acordo com o clima tempo.

Na quarta-feira (22), a temperatura deve continuar altas e a noite o calor vai seguir firme, com mínimas de 19º, mas com pancadas de chuva à tarde e a noite.

Na quinta-feira (23) a mudança na temperatura é brusca, indo para 24º de máxima e 18º de mínima, com períodos de chuvas durante o dia, mas fica firme durante a noite.

Na véspera de Natal (24), o tempo segue firme com algumas nuvens, mas sem chuva e o ceu fica limpo durante a noite. Com máximas de 27º e mínimas de 15°.

Brasil

Alexandre Nardoni vai ser solto após Justiça conceder progressão para o regime aberto

Publicado

em

Por

Alexandre Nardoni deixa a prisão após Justiça conceder progressão para regime aberto, baseada em avaliação criminológica. (Foto: Reprodução/ TV Globo)

Alexandre Nardoni, condenado a 30 anos de reclusão pela morte da filha Isabella em 2008, deve ser solto nesta segunda-feira (06), após decisão judicial que concedeu a progressão para o regime aberto. A decisão, tomada pelo juiz responsável pelo caso, se baseia em um exame criminológico que atestou a aptidão de Nardoni para cumprir o restante da pena fora da…

Continuar lendo

Brasil

Janja adota cachorro resgatado em enchentes no RS

A primeira-dama acompanhou o presidente Lula na viagem para o Rio Grande do Sul e anunciou a adoção de “Esperança” em suas redes sociais. Confira.

Publicado

em

Por

"Que a alegria e a resiliência da Esperança inspirem a todos nós a superar desafios e a construir um mundo melhor juntos", escreveu Janja (Foto: Reprodução/X)

Neste domingo (5), a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, adotou um cachorro resgatado em Canoas, uma das cidades mais atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Janja anunciou a adoção da cadela, que nomeou "Esperança", em seu perfil no X (antigo Twitter). A primeira-dama acompanhou o presidente Lula em viagem ao Rio Grande do Sul. "Só no abrigo em que…

Continuar lendo

Brasil

Pelo menos 3,5 mil animais ilhados pela chuva foram resgatados no RS

ONGs e voluntários se mobilizam em ações dramáticas para salvar animais afetados pelas enchentes no estado.

Publicado

em

Por

Animais sendo resgatados nas enchentes no RS
Voluntários trabalham incansavelmente para resgatar animais ilhados pelas recentes enchentes no Rio Grande do Sul. (Foto: grupoamorempatas/Instagram)

As fortes chuvas no Rio Grande do Sul resultaram em uma situação crítica para milhares de animais. Equipes do Poder Público e voluntários dedicados têm trabalhado incessantemente para resgatar esses animais ilhados. Até o momento, o esforço conjunto resultou no salvamento de pelo menos 3,5 mil animais, com 3,2 mil resgatados pelas equipes governamentais até a noite de sábado e…

Continuar lendo

Brasil

Mortes por chuvas no RS chegam a 66 e ultrapassam tragédia de 2023

Até o momento, 332 municípios foram afetados

Publicado

em

Por

Fortes chuvas causam tragédia no RS
Equipes de resgate auxiliam moradores em áreas inundadas no Rio Grande do Sul após chuvas devastadoras. (Foto: Lauro Alves/Secom)

As fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul (RS) já causaram 66 mortes, segundo o último boletim da Defesa Civil divulgado neste domingo (5). O número supera a tragédia de setembro de 2023, quando um ciclone extratropical vitimou 54 pessoas. As autoridades classificam o atual evento como o pior desastre climático da história gaúcha. Devastador impacto nas comunidades…

Continuar lendo

Brasil

Temporais no Rio Grande do Sul: devastação deixa 57 mortos e milhares desabrigados

Defesa Civil reporta 67 desaparecidos e infraestrutura crítica afetada; Porto Alegre enfrenta alagamentos severos.

Publicado

em

Por

Inundações no Rio Grande do Sul por conta das fortes chuvas
Foto: Concresul/Divulgação

Número de vítimas fatais e desalojados aumenta a cada atualização O Rio Grande do Sul se encontra em estado de calamidade após a fúria dos temporais que assolaram o estado nos últimos dias. O número de mortos subiu para 57, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil neste sábado (4), e ainda há 67 pessoas desaparecidas. Mais de 42 mil pessoas…

Continuar lendo
Publicidade