Fotógrafo brasileiro com baixa visão fará Cobertura das Paralimpíadas de Tóquio
Connect with us

Esportes

Fotógrafo brasileiro com baixa visão fará Cobertura das Paralimpíadas de Tóquio

Para capturar as imagens, João Maia utiliza a audição, tato, olfato, percepção de vultos e cores.

Published

on

Atualizado há

João Maia, ao centro, junto com Alexandre Munck e Francisco Della Mana, respectivamente o superintendente executivo e o presidente do Conselho da Fundação Dorina (foto: divulgação)

João Maia tem uma história de superação e resiliência, sendo um fotógrafo com baixa visão e embaixador institucional da Fundação Dorina Nowill para Cegos. Ele desembarca no Japão para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, no dia 19 de agosto, para mostrar a cultura, acessibilidade, e os bastidores da competição. O piauiense de Bom Jesus, vai tirar fotos, gravar vídeos e fazer stories para as redes sociais da Fundação Dorina. As competições Paralímpicas e os bastidores dos jogos serão os principais conteúdos publicados por ele.

O trabalho da Fundação Dorina vai além de promover a inclusão de pessoas cegas ou com baixa visão. “Ter o João como embaixador institucional e representante nos Jogos Paralímpicos é comemorar também o trabalho realizado pela Fundação Dorina com o objetivo de promover a autonomia de pessoas cegas e com baixa visão”, comenta Francisco H. Della Manna, presidente da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

“Desde a perda da minha visão, enfrentei uma longa jornada até aqui. E, a Fundação Dorina surgiu para me mostrar que existiam muitas possibilidades para a minha história. Por lá, conheci e utilizei os serviços de habilitação e reabilitação, e com o tempo adquiri mais autonomia. Hoje, sou um fotógrafo, mesmo com a ausência de um sentido que eu acreditava ser essencial para exercer essa profissão”, conta João Maia, embaixador institucional da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

João Maia perdeu a visão aos 28 anos, devido a uma uveíte bilateral. Na Fundação Dorina, João encontrou apoio para conviver com a nova realidade, com tratamento gratuito adequado. A perseverança no sonho de ser fotógrafo foi além do imaginado. Em 2016, o profissional conseguiu atingir um grande marco para a carreira, com a cobertura dos Jogos Paralímpicos, no Rio de Janeiro. As imagens feitas por ele mostram diversas competiçõesde corrida de atletismo sobre rodas, ciclismo, judô, futebol, natação, entre outros.

“Naquele momento, eu não me considerei um herói por ser um fotógrafo com baixa visão, mas pude ter certeza da minha competência como um profissional qualificado e capaz. Não tenho dúvidas que cobrir os Jogos Paralímpicos, no Rio de Janeiro, foi um grande momento na minha vida. E, como diz o poeta Augusto Branco, a realização de todo feito extraordinário, consiste em ter um sonho e acreditar nele”, conta João Maia, embaixador institucional da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Para capturar as imagens, João utiliza a audição, tato, olfato, percepção de vultos e cores.

Esportes

Atleta de Jiu-Jitsu de Jundiaí poderá representar o Brasil em Portugal – mas precisa da sua ajuda

O sonho de levar o nome do Brasil e de Jundiaí até o topo do pódio de Portugal custa caro; por isso, Heitor e sua família criaram uma “Vakinha” on-line.

Published

on

Heitor Lopes
Foto: Arquivo Pessoal

Com 15 anos, Heitor José Martins Lopes, recém promovido a faixa azul de Jiu-Jitsu, se prepara para competir no Campeonato Europeu da IBJJF, que acontece neste mês de janeiro, em Portugal. O evento é um dos mais prestigiados do calendário internacional, reunindo atletas de alto nível de todo o mundo, e promete ser um marco na carreira do jovem. Mas…

Continue Reading

Esportes

Paulista de Jundiaí já tem data para estreia no Paulistão A4; confira!

Time define horários estratégicos para jogos e aposta na força da torcida em Jayme Cintra para a temporada 2025.

Published

on

Paulista de Jundiaí
Paulista de Jundiaí já tem data para estreia no Paulistão A4 (Foto: Divulgação/ Paulista Futebol Clube)

A Federação Paulista de Futebol divulgou a tabela detalhada do Paulistão Série A4 2025. O Paulista de Jundiaí estreia no torneio na quarta-feira, 22 de janeiro, às 20h, enfrentando a Matonense no Estádio Dr. Jayme Cintra. Na Série A4, cada clube define os horários preferenciais para os jogos da primeira fase. O Paulista escolheu realizar partidas às 20h durante a…

Continue Reading

Esportes

São Silvestre 2024: quenianos dominam no masculino e no feminino

Agnes Keino e Wilson Too brilham na principal corrida de rua do Brasil. O jejum brasileiro continua, com a última vitória no masculino em 2010 e no feminino em 2006.

Published

on

Corredora africana na liderança da São Silvestre 2024, cercado por motocicletas da polícia, público e vegetação ao fundo.
Foto: Reprodução TV Globo

Os atletas africanos mais uma vez demonstraram seu domínio na São Silvestre 2024, realizada na manhã desta terça-feira, 31 de dezembro, em São Paulo. No masculino, Wilson Too garantiu a vitória com uma performance impressionante. No feminino, Agnes Keino também representou o Quênia no topo do pódio. Enquanto isso, o Brasil teve destaques como Johnatas Cruz, que ficou em quarto…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo