Irmãos jundiaienses se destacam no tênis e pontuam em ranking internacional
Conecte-se conosco

Esportes

Irmãos jundiaienses se destacam no tênis e pontuam em ranking internacional

Jundiaienses moram em Natal (RN) para se dedicar à modalidade. Estratégia tem dado certo

Publicado

em

Atualizado há

Tenistas Jundiaí
Enrico (esquerda) e Giovanne buscam agora o sonho de ir para os Estados Unidos (Foto: Arquivo Pessoal)

Os irmãos tenistas Enrico Chicone Recchia, 19 anos, e Giovanne Chicone Recchia, 15, comemoram o importante momento que vivem no esporte. Jundiaienses, hoje eles moram sozinhos em Natal (RN) para se dedicar à modalidade e mostram que a estratégia tem dado certo.

Recentemente, eles assumiram posições no ranking da ITF (International Tennis Federation) após disputarem competições no Paraguai. A meta, agora, é seguir para os Estados Unidos em busca de estudos e de realizar o sonho de competir em torneios mundiais.

Ambos começaram a praticar tênis por hobby, nas quadras de Jundiaí. Como tomaram gosto pelo esporte, resolveram ir para o Nordeste, que é considerado hoje o celeiro da modalidade no país.

Enrico foi primeiro a viajar para a capital do Rio Grande do Norte. Está lá desde 2019 e faz parte de um grupo seleto de tenistas. “Chegou inseguro, apesar de ter bastante vivência no tênis. Mas todo o processo lhe ensinou muita coisa, principalmente que era muito bom no que faz”, lembrou o treinador, João Felipe Araújo.

Em pouco tempo, o jovem conseguiu títulos brasileiros e jogou torneios internacionais, o que ajudou a elevar muito o nível no esporte. Com a pandemia, as competições foram paralisadas mas Enrico manteve o foco para alcançar o sonho de pontuar na ITF.

O objetivo veio após participação em um torneio no Paraguai, que lhe cacifou para viajar até o Kansas (EUA), em agosto. “Quero fazer do esporte algo profissional e ter boas oportunidades nos Estados Unidos, unindo o estudo ao que eu mais amo fazer”, contou Enrico.

Já Giovanne, mais novo, cresceu dentro de uma quadra de tênis. Numa visita ao irmão, ele decidiu permanecer em Natal e não parou mais de colher bons frutos no esporte. Também na disputa paraguaia, o adolescente (ainda com 14 anos) fez bonito: foi o segundo brasileiro mais novo na história da modalidade a pontuar no ranking de juniores. “Isso foi um feito e tanto! É muito difícil pontuar na ITF, com 14 anos nem se fala”, comentou o treinador.

Agora, ele quer seguir os passos de Enrico e ingressar em uma boa universidade americana. “Vou me dedicar muito para estar na Divisão 1, em uma universidade nos EUA”, disse Giovanne.

“Ser um estudante/atleta nos EUA é algo de muito destaque, pois o esporte universitário é muito valorizado. A estrutura oferecida é definitivamente de primeiro mundo, independentemente da modalidade. As universidades americanas contam com times de vários esportes formados por estudantes que, muitas vezes, ganham bolsas integrais de estudo. Ou seja, que conseguiram entrar na faculdade através de bolsas por excelência em esportes”, concluiu o treinador.

Esportes

Já estão à venda os ingressos para a estreia do Galo em casa contra o Colorado Caieiras

A partida no Estádio Dr. Jayme Cintra está marcada para as 15h; ingressos podem ser comprados pelo site oficial do clube

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/Paulista Futebol Clube

O Paulista de Jundiaí faz seu primeiro jogo em casa no Paulistão Segunda Divisão Sicredi 2024 neste sábado (4) contra o Colorado Caieiras. A partida no Estádio Dr. Jayme Cintra, válida pela terceira rodada da competição, está marcada para as 15h e os ingressos já estão disponíveis. Quem prefere uma opção mais fácil e rápida, pode garantir seu ingresso online,…

Continuar lendo

Esportes

Filho de Jundiaí, Nenê celebra o marco de 1000 jogos na carreira

Publicado

em

Por

Em uma carreira profissional que é a própria definição de longevidade e sucesso, Nenê, o estimado filho de Jundiaí, atingiu o impressionante marco de 1000 jogos. Esta conquista notável veio durante a decisão do Campeonato Gaúcho, em uma partida emocionante contra o Grêmio, representando o Juventude. Este momento é um testemunho não apenas do talento excepcional de Nenê, mas também…

Continuar lendo

Esportes

Ocelots Futebol Americano enfrenta Guarani Indians neste domingo em Jundiaí

Disputa será crucial para equipe jundiaiense garantir uma vaga direta nos playoffs

Publicado

em

Por

Foto: Grasiela Gonzaga

No próximo domingo, dia 21 de abril, às 15h, o Ocelots Futebol Americano enfrenta a equipe do Guarani Indians em um confronto de extrema importância pela quarta rodada da fase de grupos da SPFL Série Diamante. O jogo acontecerá na Arena Jaguatirica, em Jundiaí. Após uma derrota contra o Guarulhos Rhynos FA, o Ocelots não pode mais se dar ao…

Continuar lendo

Esportes

Como o esporte facilita a cooperação intergrupal no Brasil

Publicado

em

Por

Foto: Imagem gerada por IA

O Brasil é sinônimo de uma rica herança esportiva que pulsa no coração de sua sociedade, colorindo a consciência nacional com tons de entusiasmo, paixão e unidade. A cultura do esporte no Brasil não se limita ao mero entretenimento ou à proeza física, mas se estende como um tecido social que une comunidades e nutre um senso de identidade comum.…

Continuar lendo

Esportes

Uma breve história dos torneios de esportes cibernéticos

Publicado

em

Por

Foto: Imagem gerada por IA

Os torneios de esportes cibernéticos, hoje um espetáculo global, tiveram um início humilde. No final dos anos 90 e início dos anos 2000, o crescimento dos jogos competitivos era predominantemente localizado, com pequenos grupos de entusiastas organizando festas em LAN locais e torneios amadores. A onipresença da Internet, no entanto, impulsionou os esportes cibernéticos para um cenário global. Como a…

Continuar lendo
Publicidade