Abóboras
Foto: PublicDomainPictures de Pixabay/Canva

A abóbora, também conhecida como jerimum, é um alimento nativo da América do Sul e possui diversas variedades. As mais consumidas são a moranga e a abóbora japonesa ou cabotian.

Muito nutritiva e com poucas calorias, a abóbora é rica em vitaminas A, C, E, B1, B3, B5, e B6 além de conter altas quantidades de fibras, potássio, magnésio, cálcio e ferro.

Confira abaixo motivos de incluir a abóbora em sua dieta

1. Benéfica ao coração

Por ser rica em potássio, cerca de 200 mg em 100 g de abóbora, este alimento é capaz de reduzir a pressão arterial em pessoas que sofrem de hipertensão. A ingestão de potássio também está ligada à prevenção de derrame. Já as fibras, a vitamina C e os antioxidantes presentes na abóbora combatem o colesterol ruim (LDL) do organismo.

2. Comer abóbora mantém a pele saudável

Os carotenoides encontrados na abóbora, como betacaroteno são ótimos para a saúde da pele. O betacaroteno também auxilia na proteção dos raios UV prejudiciais à pele. Além disso, as vitaminas C e E são essenciais na produção de colágeno da pele e combatem a atuação de radicais livres, retardando o envelhecimento.

3. Auxilia na perca de peso

Por ser muito nutritiva e de baixa caloria, a abóbora pode substituir fontes mais calóricas de carboidratos. Assim, ajuda na manutenção do peso. Bem como, por conter fibras, aumenta a sensação de saciedade. A abóbota também é um alimento de baixo índice glicêmico, o que contribui para equilibrar o índice de glicemia e a perca de peso.

4. Benéfica aos olhos

A abóbora é rica em betacaroteno, um composto que nosso organismo transforma em vitamina A e que protege a degeneração da visão por idade, e reduz o risco de catarata. Enquanto isso, a luteína e zeaxantina, ambas presentes na abóbora, ajudam a prevenir que o cristalino, lente natural do olho, fique opaco. Além disso, seus antioxidantes protegem os olhos de danos celulares.

6. Benéfica à imunidade

A abóbora possui altos níveis de vitamina C, E, ferro, ácido fólico e betacaroteno que contribuem para fortalecer a imunidade. Em outras palavras, esses componentes contribuem com as defesas do organismo. Dessa forma, a abóbora ajuda em diversas funções celulares ligadas ao sistema imunológico. O ferro e o ácido fólico, por exemplo, são importantes na prevenção da anemia, ou seja, na diminuição dos glóbulos vermelhos.

7. Ajuda na prevenção do câncer

O betacaroteno, muito presente no alimento, também ajuda a prevenir cânceres, como o câncer de pulmão e de pâncreas. De acordo com um artigo que analisou 11 estudos sobre a vitamina A no organismo, os altos níveis desse componente no organismo promovem menor incidência de câncer no pâncreas.

[tdj-leia-tambem]

8. Previne a síndrome metabólica

A abóbora traz muitos benefícios, contudo, ingerir alimentos ricos em betacarotena, como a abóbora, diminui o risco da síndrome metabólica. Essa síndrome significa um conjunto de sintomas associados à gordura abdominal, pressão alta, aumento nos níveis de açúcar no sangue e de triglicerídios. Esses são fatores responsáveis por doenças cardíacas e diabetes.

Contraindicações e dicas no consumo de abóbora

A abóbora é levemente diurética, portanto, pode ser um problema à pessoas que fazem uso de alguns medicamentos, principalmente o lítio. De acordo com especialistas, consumir muita abóbora dificulta a limpeza do lítio do organismo. Ou seja, pode levar a efeitos colaterais.

Assim, para melhor aproveitamento do betacaroteno, cozinhe a abóbora com alguma gordura saudável, como o azeite, que auxilia na absorção da vitamina A. Agora, se o objetivo for aproveitar a vitamina C, basta comê-la crua e ralada.