A partir de evolução, baratas podem se tornar 'imortais' em alguns anos
Connect with us

Meio Ambiente

A partir de evolução, baratas podem se tornar ‘imortais’ em alguns anos

De acordo com estudo, algumas espécies de baratas já estão nascendo com proteção a produtos químicos com os quais elas ainda nem tiveram contato

Published

on

A partir de evolução, baratas podem se tornar 'imortais' em alguns anos
A espécie 'imortal' habita áreas ocupadas por pessoas e, por isso, é uma das mais comuns do mundo (Foto: frank600/Getty Images)

Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, chegou concluiu que as baratas, em um futuro não tão distante, poderão ser quase imortais, já que algumas espécies já estão nascendo com proteção a produtos químicos com os quais elas ainda nem tiveram contato.

O estudo, publicado na revista científica ‘Live Science’, concluiu que a espécie ‘Blattela germanica’ evoluiu e não morre com venenos.

“Não tínhamos a menor ideia de que algo assim poderia acontecer tão rápido”, afirmou o coautor do estudo, Michael Scharf, ao site da universidade.

“Essa resistência poderá tornar o controle dessas pragas quase impossível no futuro”, reiterou.

LEIA MAIS

Fotógrafa captura pássaro alimentando filhote com bituca de cigarro

Vereadores rejeitam (pela 2ª vez) proibição de fogos com estampido em Jundiaí

Os estudos foram feitos em diferentes locais com infestação de baratas. A espécie ‘imortal’ habita áreas ocupadas por pessoas e, por isso, é uma das mais comuns do mundo. Segundo o estudo, impedir as ‘super-baratas’ é extremamente importante.

O estudo aponta que esses insetos podem espalhar bactérias e até novas doenças. Em vez de produtos químicos, armadilhas deverão ser usadas para controlar a infestação.

Uma única barata ‘imortal’ coloca até 400 ovos por toda vida, mas a boa notícia é que ela não voa.

Meio Ambiente

Por que as cigarras estão fazendo tanto ‘barulho’? Entenda o fenômeno

O canto das cigarras é frequentemente associado ao verão, mas será que esses insetos realmente anunciam a chegada da estação?

Published

on

Cigarras
Foto: Canva

O aumento do canto das cigarras tem chamado a atenção. A cantoria intensa ocorre tanto de dia quanto à noite, em áreas movimentadas e tranquilas. Esse fenômeno vem despertando curiosidade sobre o motivo por trás de tanto "barulho". O canto desses insetos é uma tentativa dos machos de atrair as fêmeas para a reprodução. Isso acontece principalmente em períodos de…

Continue Reading

Meio Ambiente

Empresa de Itupeva cria app para população indicar problemas de mau cheiro nas cidades

Aplicativo MonitorAR foi anunciado pela Dux Grupo, durante Fórum ESG do CIESP Jundiaí. Empresa é líder em neutralização de gases tóxicos e odores industriais na América Latina.

Published

on

Empresa de Itupeva cria app para população indicar problemas de mau cheiro nas cidades

Em um cenário onde a qualidade do ar é uma preocupação global, a Dux Grupo, empresa de Itupeva especializada em soluções para o controle de odores, esteve presente no Fórum 'ESG-Tendências e Desafios na Cadeia de Suprimentos', promovido pelo CIESP Jundiaí. Marcelo Spaziani, CEO da empresa, apresentou as mais recentes tecnologias desenvolvidas pela Dux para neutralizar gases tóxicos e odores…

Continue Reading

Meio Ambiente

Terra registra o dia mais quente da história: 21 de julho de 2024 marca novo recorde

Junho é o décimo terceiro mês consecutivo de recordes de calor no planeta

Published

on

21 de julho de 2024 foi registrado como o dia mais quente da história do planeta Terra
Foto: Canva

O domingo, dia 21 de julho de 2024, registrou um recorde como o dia mais quente da história do planeta Terra. Segundo dados do observatório europeu Copernicus, a temperatura média global do ar na superfície atingiu 17,09°C, superando em 0,01°C o recorde anterior, estabelecido em 6 de julho de 2023 como até então o dia mais quente da história. Superando…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo