Connect with us

Meio Ambiente

Brasil recebe 50 filhotes de araras-azuis e salva espécie de extinção

Depois de 20 anos, as ararinhas azuis irão voltar para a natureza em complexa operação

Published

on

Atualizado há

Arara-azul
Brasil recebe 50 filhotes de araras-azuis e salva espécie de extinção (Foto: Reprodução/Hypeness)

Uma notícia boa: A ararinha azul (Cyanopsitta spixxi), uma das espécies extintas há 20 anos, voltará a ter sua população original no Brasil.

A Associação para a Conservação de Papagaios Ameaçados (ACTP), em parceria com a PAN-Ararinha Azul e ICMBio, adaptará 50 aves em seu habitat natural, na Bahia, que evitará a extinção completa da espécie.

Os animais vieram de institutos de conservação da Alemanha e chegaram no último 3 de março para a fase de adaptação ao ambiente da caatinga, onde cientistas, biólogos e zoólogos testarão sua adaptação e capacidade de resistência à situação de risco, para que sejam livres novamente.

Camile Lugarini, do ICMBio em Juazeiro, contou em entrevista ao portal de notícias ‘G1’, que a “ararinha-azul é uma das espécies símbolo da necessidade de conservação da biodiversidade”.

Camile também destaca sua extinção: “Ela é mais uma das espécies de vertebrado mais retiradas da natureza e dizimadas no seu ambiente natural”.

Apesar do otimismo, alguns especialistas se preocupam com risco da adaptação no ambiente natural.

Ao todo, a ACTP investiu cerca de 2 milhões de euros no Centro de Reprodução e Reintrodução das Ararinhas-Azuis, que será na Bahia. A parceira pode recuperar de maneira assertiva a espécie.

Ugo Vercillo, do ICMBio, em entrevista ao site ‘O Eco’, detalha que as aves passarão por uma quarentena conforme as exigências do MAPA, para garantir uma vida livre e saudável.

Com informações do site ‘Hypeness’.

Meio Ambiente

Por que as cigarras estão fazendo tanto ‘barulho’? Entenda o fenômeno

O canto das cigarras é frequentemente associado ao verão, mas será que esses insetos realmente anunciam a chegada da estação?

Published

on

O aumento do canto das cigarras tem chamado a atenção. A cantoria intensa ocorre tanto de dia quanto à noite, em áreas movimentadas e tranquilas. Esse fenômeno vem despertando curiosidade sobre o motivo por trás de tanto "barulho". O canto desses insetos é uma tentativa dos machos de atrair as fêmeas para a reprodução. Isso acontece principalmente em períodos de…

Continue Reading

Meio Ambiente

Empresa de Itupeva cria app para população indicar problemas de mau cheiro nas cidades

Aplicativo MonitorAR foi anunciado pela Dux Grupo, durante Fórum ESG do CIESP Jundiaí. Empresa é líder em neutralização de gases tóxicos e odores industriais na América Latina.

Published

on

Em um cenário onde a qualidade do ar é uma preocupação global, a Dux Grupo, empresa de Itupeva especializada em soluções para o controle de odores, esteve presente no Fórum 'ESG-Tendências e Desafios na Cadeia de Suprimentos', promovido pelo CIESP Jundiaí. Marcelo Spaziani, CEO da empresa, apresentou as mais recentes tecnologias desenvolvidas pela Dux para neutralizar gases tóxicos e odores…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo