Alemanha vai banir pesticidas para salvar abelhas
Conecte-se conosco

Meio Ambiente

Alemanha vai banir pesticidas para salvar abelhas

Glifosato deve ser banido completamente até 2023

Publicado

em

Atualizado há

Abelha colhendo pólen
Alemanha vai banir pesticidas para salvar abelhas (Foto: Pixabay)

Com o objetivo de acabar com as pragas e, consequentemente, aumentar a produtividade, a agricultura mundial aumentou o uso de pesticidas químicos e deixou as fórmulas mais fortes. No entanto, esses agentes que são extremamente nocivos à nossa saúde se tornaram também inimigos das abelhas.

As abelhas são consideradas os animais mais importantes do mundo e, por isso, a Alemanha decidiu banir completamente o glisofato até 2023.

A iniciativa faz parte de um programa do governo para proteção dos insetos. Permitindo o uso do pesticida apenas até 31 de dezembro de 2023, data limite concedida pela União Europeia.  A redução será sistemática e se dará através da proibição do composto em jardins privados, espaços públicos e, sobretudo, na agricultura.

O glifosato foi desenvolvido pela polêmica Monsanto, hoje pertencente à empresa alemã Bayer. Prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana, em 2015 a OMS – Organização Mundial da Saúde, classificou o pesticida como cancerígeno.

Já foram diversos os casos de agricultores que admitiram ter câncer devido ao uso incontrolado do composto. No entanto, a Monsanto insiste em dizer que ele é seguro para o uso humano.

Além do glifosato, a Alemanha pretende restringir fortemente o uso de outros pesticidas, que vêm causando a morte de insetos e abelhas. A partir de 2021, diversos produtos estarão proibidos em áreas naturais e de conservação ambiental.

O governo também destinará 100 milhões de euros por ano na incorporação de medidas adicionais de proteção de insetos em regiões agrícolas.

Meio Ambiente

‘Reuso da água’ é tema de seminário técnico para o setor industrial da região de Jundiaí

O objetivo do seminário técnico é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso por meio do tratamento dos efluentes. Saiba mais.

Publicado

em

Por

O evento acontecerá no dia 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25) (Foto: Freepik / imagem gerada por IA)

No dia 23 de maio, o Grupo Opersan realizará o seminário técnico Conexão Opersan, voltado para o setor industrial da região de Jundiaí e Campinas. O objetivo é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso através do tratamento dos efluentes. O seminário é direcionado a profissionais e gestores das indústrias de artefatos de borracha, agroindústria, automotiva, química,…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Olhos da Serra: 2ª fase fortalece projetos e aumenta área mapeada da Serra do Japi

Publicado

em

Por

Vânia Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, reforça a importância do projeto (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 2ª fase do “Olhos da Serra”, que tem como objetivo a conservação de mais de 2 mil hectares da Serra do Japi, foi concluída nesta quinta-feira (21) com projetos de educação ambiental e monitoramento fortalecidos. O trabalho é realizado com ações de mapeamento de satélite, monitoramento por câmeras e placas de sensibilização e conscientização espalhadas por pontos estratégicos da…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Nova onda de calor deve atingir o Brasil na próxima semana, com previsão de ‘dias escaldantes’

Esta é a terceira onda de calor no país em 2024; confira qual a previsão para Jundiaí

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Após a breve passagem de uma frente fria pelas regiões Sul e Sudeste, uma nova onda de calor deve atingir o Brasil nos próximos dias, a terceira deste ano. A perspectiva é de que as temperaturas fiquem até 5ºC acima da média em algumas regiões do país, entre os dias 11 e 15 de março. Segundo informa o Climatempo, o…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Falta de conhecimento ou descaso? Descarte incorreto de lixo causa problemas de saneamento

Publicado

em

Por

Por: Bruna Bozano. O descarte de óleo e de resíduos de alimentos no ralo da pia da cozinha ainda é comum no Brasil, embora grande parte da população já esteja ciente de que esta não é a melhor forma de realizá-lo. Como se desfazer do óleo utilizado ainda não é tão simples e depende que alguém vá retirá-lo na casa…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings

Tecnologia contribui para desenvolvimento de matriz elétrica mais limpa e renovável; até 2025, investimento vai atingir R$ 480 milhões

Publicado

em

Por

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings. Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo avançou no setor de energia limpa e renovável com a inauguração, nesta quarta-feira (17), da primeira etapa da Usina Fotovoltaica Flutuante (UFF Araucária), localizada na represa Billings, na capital. Com 10,5 mil placas solares sobre a superfície da água e um investimento inicial de R$ 30 milhões, a usina é agora a maior do Brasil…

Continuar lendo
Publicidade