Chuva de meteoros acontece nesta sexta-feira (3)
Connect with us

Meio Ambiente

Chuva de meteoros acontece nesta sexta-feira (3)

Durante a chuva de meteoros poderão ser vistas de 40 a 150 estrelas cadentes por hora

Published

on

chuva de meteoros no céu em foto com longa exposição
Foto tirada com longa exposição mostra meteoros (Foto: Sergei Gapon/AFP)

O céu vai nos presentear, neste início de 2020, com uma chuva de meteoros que prossegue da noite desta sexta-feira até a madrugada de sábado, 4 de janeiro.

Na chuva de meteoros Quadrântidas poderão ser vistas de 40 a 150 estrelas cadentes por hora, por volta das 2 horas da manhã.

A chuva leva o nome da constelação extinta Quadrans Muralis, que foi proposta pelo francês Jerôme Lalande no século XVII.

O fenômeno ocorre todos os anos no início de janeiro, quando as partículas restantes de cometas e pedaços quebrados de asteróides vêm ao redor do sol e emitem uma trilha poeirenta para a Terra passar.

Para observar, o ideal é ir para uma área com pouca poluição luminosa, especialmente logo após a meia-noite. A Nasa aconselha: “deite-se de costas com os pés voltados para o nordeste e olhe para cima”.

Segundo a NASA, o evento é considerado uma das melhores e maiores chuvas anuais de meteoros.

“A  maioria das chuvas de meteoros tem um pico de dois dias, o que torna muito mais possível avistar meteoros. O pico das Quadrântidas, por outro lado, é muito mais curto — apenas algumas horas”.

Com informações do Portal Metrópoles.

Meio Ambiente

Por que as cigarras estão fazendo tanto ‘barulho’? Entenda o fenômeno

O canto das cigarras é frequentemente associado ao verão, mas será que esses insetos realmente anunciam a chegada da estação?

Published

on

Cigarras
Foto: Canva

O aumento do canto das cigarras tem chamado a atenção. A cantoria intensa ocorre tanto de dia quanto à noite, em áreas movimentadas e tranquilas. Esse fenômeno vem despertando curiosidade sobre o motivo por trás de tanto "barulho". O canto desses insetos é uma tentativa dos machos de atrair as fêmeas para a reprodução. Isso acontece principalmente em períodos de…

Continue Reading

Meio Ambiente

Empresa de Itupeva cria app para população indicar problemas de mau cheiro nas cidades

Aplicativo MonitorAR foi anunciado pela Dux Grupo, durante Fórum ESG do CIESP Jundiaí. Empresa é líder em neutralização de gases tóxicos e odores industriais na América Latina.

Published

on

Empresa de Itupeva cria app para população indicar problemas de mau cheiro nas cidades

Em um cenário onde a qualidade do ar é uma preocupação global, a Dux Grupo, empresa de Itupeva especializada em soluções para o controle de odores, esteve presente no Fórum 'ESG-Tendências e Desafios na Cadeia de Suprimentos', promovido pelo CIESP Jundiaí. Marcelo Spaziani, CEO da empresa, apresentou as mais recentes tecnologias desenvolvidas pela Dux para neutralizar gases tóxicos e odores…

Continue Reading

Meio Ambiente

Terra registra o dia mais quente da história: 21 de julho de 2024 marca novo recorde

Junho é o décimo terceiro mês consecutivo de recordes de calor no planeta

Published

on

21 de julho de 2024 foi registrado como o dia mais quente da história do planeta Terra
Foto: Canva

O domingo, dia 21 de julho de 2024, registrou um recorde como o dia mais quente da história do planeta Terra. Segundo dados do observatório europeu Copernicus, a temperatura média global do ar na superfície atingiu 17,09°C, superando em 0,01°C o recorde anterior, estabelecido em 6 de julho de 2023 como até então o dia mais quente da história. Superando…

Continue Reading
Pular para o conteúdo