Jundiaí: Coca-Cola FEMSA e Prefeitura aplicam projeto de educação ambiental
Conecte-se conosco

Meio Ambiente

Jundiaí: Coca-Cola FEMSA e Prefeitura aplicam projeto de educação ambiental

Projeto RenovAção vai mobilizar alunos, professores e comunidade no entorno das escolas

Publicado

em

Atualizado há

O RenovAção vai promover a redução, a reutilização e a reciclagem dos resíduos sólidos. (Foto: freepik)

Uma iniciativa da Coca-Cola FEMSA Brasil, maior engarrafadora de produtos Coca-Cola no mundo em volume de vendas, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Unidade de Gestão da Educação, vai levar mais informação aos alunos da rede pública municipal. Com o objetivo de apoiar a coleta seletiva e promover ações de educação ambiental, o Projeto RenovAção de Educação Ambiental será aplicado em seis unidades de educação básica com o apoio técnico do GAIA Social, instituição especializada em projetos socioambientais.

A gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade da Coca-Cola FEMSA Brasil, Wanessa Scabora, diz que é compromisso da organização contribuir com a educação, o desenvolvimento local e com o meio ambiente da comunidade, promovendo ações em prol de transformações essenciais para o futuro. “O Projeto RenovAção oferece a valiosa oportunidade de conscientizar as crianças para a importância de garantir a sustentabilidade do planeta por meio da preservação ambiental. Sabemos que quanto mais cedo o tema for abordado, maiores serão as chances de despertar nos cidadãos a consciência pela preservação”, ressalta.

“O GAIA Social há 30 anos acredita na força das parcerias para a solução de problemas contemporâneos complexos, como é o caso dos resíduos. Só é possível alcançar avanços significativos quando unimos força e engajamos comunidade, sociedade civil organizada, poder público e empresa em prol da educação e sensibilização para o descarte responsável”, afirma Maíra Pereira, diretora executiva da instituição.

O RenovAção busca estimular entre os estudantes a adoção de hábitos capazes de promover a redução, a reutilização e a reciclagem dos resíduos sólidos, a redução no consumo de água, bem como a reflexão sobre a importância socioambiental dessas atitudes no ambiente escolar.

O projeto envolve as seguintes Escolas Municipais de Educação Básica: Ivo de Bona, Profa. Judith de Almeida Curado Arruda, Profa. Beatriz Blattner Pupo, Profa. Marly de Marco Mendes Pereira, Prof. Luiz Biela de Souza e Prof. João Luiz de Campos.

Mutirões comunitários envolvendo alunos e familiares também vão envolver toda a comunidade entorno das unidades de ensino. Espera-se, com isso, contribuir também para a redução dos casos de dengue nas regiões das unidades de ensino.

Outro destaque do Projeto RenovAção é a capacitação de professores. Eles serão capacitados para atuar como agentes ambientais e multiplicadores e, assim, engajar até 4 mil alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental nas EMEBs das regiões oeste e sul de Jundiaí.

Um evento de encerramento previsto para novembro premiará as melhores práticas desenvolvidas durante o programa.

Meio Ambiente

‘Reuso da água’ é tema de seminário técnico para o setor industrial da região de Jundiaí

O objetivo do seminário técnico é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso por meio do tratamento dos efluentes. Saiba mais.

Publicado

em

Por

O evento acontecerá no dia 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25) (Foto: Freepik / imagem gerada por IA)

No dia 23 de maio, o Grupo Opersan realizará o seminário técnico Conexão Opersan, voltado para o setor industrial da região de Jundiaí e Campinas. O objetivo é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso através do tratamento dos efluentes. O seminário é direcionado a profissionais e gestores das indústrias de artefatos de borracha, agroindústria, automotiva, química,…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Olhos da Serra: 2ª fase fortalece projetos e aumenta área mapeada da Serra do Japi

Publicado

em

Por

Vânia Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, reforça a importância do projeto (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 2ª fase do “Olhos da Serra”, que tem como objetivo a conservação de mais de 2 mil hectares da Serra do Japi, foi concluída nesta quinta-feira (21) com projetos de educação ambiental e monitoramento fortalecidos. O trabalho é realizado com ações de mapeamento de satélite, monitoramento por câmeras e placas de sensibilização e conscientização espalhadas por pontos estratégicos da…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Nova onda de calor deve atingir o Brasil na próxima semana, com previsão de ‘dias escaldantes’

Esta é a terceira onda de calor no país em 2024; confira qual a previsão para Jundiaí

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Após a breve passagem de uma frente fria pelas regiões Sul e Sudeste, uma nova onda de calor deve atingir o Brasil nos próximos dias, a terceira deste ano. A perspectiva é de que as temperaturas fiquem até 5ºC acima da média em algumas regiões do país, entre os dias 11 e 15 de março. Segundo informa o Climatempo, o…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Falta de conhecimento ou descaso? Descarte incorreto de lixo causa problemas de saneamento

Publicado

em

Por

Por: Bruna Bozano. O descarte de óleo e de resíduos de alimentos no ralo da pia da cozinha ainda é comum no Brasil, embora grande parte da população já esteja ciente de que esta não é a melhor forma de realizá-lo. Como se desfazer do óleo utilizado ainda não é tão simples e depende que alguém vá retirá-lo na casa…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings

Tecnologia contribui para desenvolvimento de matriz elétrica mais limpa e renovável; até 2025, investimento vai atingir R$ 480 milhões

Publicado

em

Por

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings. Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo avançou no setor de energia limpa e renovável com a inauguração, nesta quarta-feira (17), da primeira etapa da Usina Fotovoltaica Flutuante (UFF Araucária), localizada na represa Billings, na capital. Com 10,5 mil placas solares sobre a superfície da água e um investimento inicial de R$ 30 milhões, a usina é agora a maior do Brasil…

Continuar lendo
Publicidade