Com a mudança climática no Ártico, mais de 200 renas morrem de fome
Connect with us

Meio Ambiente

Com a mudança climática no Ártico, mais de 200 renas morrem de fome

De acordo com cientistas, o número elevado de mortes durante o inverno aconteceu por conta de mudanças climáticas na região

Published

on

Com a mudança climática no Ártico, mais de 200 renas morrem de fome
Com a mudança climática no Ártico, mais de 200 renas morrem de fome (Foto: Siri Uldal/AFP/Norwegian Polar Institute)

Cerca de 200 renas morreram de fome no arquipélago de Svalbard, na Noruega, um número excepcionalmente alto explicado pelas mudanças climáticas na região, de acordo com o Instituto Polar Norueguês nesta segunda-feira (29). 

Durante o mapeamento anual da população de renas selvagens neste grupo de ilhas, localizado a cerca de 1.200 quilômetros do Polo Norte, três pesquisadores do Instituto Polar registraram cerca de 200 corpo de renas que morreram de fome durante o inverno. 

Ashild Onvik Pedersen, a chefe do projeto de censo, vê nessa “alta taxa de mortalidade” uma consequência da mudança climática, duas vezes mais rápida no Ártico do que no resto do mundo, segundo os climatologistas. 

“A mudança climática faz chover muito mais. A chuva cai sobre a neve e forma uma camada de gelo na tundra, o que torna as condições da grama para os animais muito ruins”, explicou. 

Renas se alimentam de líquen que extraem da neve graças a seus cascos. Mas, geadas e degelo alternados podem formar uma ou mais camadas de gelo impenetrável que as deixem sem comida. 

Segundo Onvik Pedersen, a taxa de mortalidade é comparável à final do inverno de 2007-2008, desde que a população de renas de Svalbard começou passar por um censo há 40 anos. 

LEIA TAMBÉM:

Veado-catingueiro é atropelado na Avenida Antônio Pincinato

Julho teve a maior temperatura já registrada para o mês no planeta

Essa alta mortalidade também se deve a um claro aumento no arquipélago norueguês do número de renas que disputa os mesmos campos, disse a pesquisadora. 

Ainda de acordo com Instituto Polar, o número de renas em Svalbar, um território duas vezes maior que a Bélgica, dobrou desde os anos 80, chegando atualmente a 22 mil animais. 

Fonte: G1

Meio Ambiente

Empresa de Itupeva cria app para população indicar problemas de mau cheiro nas cidades

Aplicativo MonitorAR foi anunciado pela Dux Grupo, durante Fórum ESG do CIESP Jundiaí. Empresa é líder em neutralização de gases tóxicos e odores industriais na América Latina.

Published

on

Empresa de Itupeva cria app para população indicar problemas de mau cheiro nas cidades

Em um cenário onde a qualidade do ar é uma preocupação global, a Dux Grupo, empresa de Itupeva especializada em soluções para o controle de odores, esteve presente no Fórum 'ESG-Tendências e Desafios na Cadeia de Suprimentos', promovido pelo CIESP Jundiaí. Marcelo Spaziani, CEO da empresa, apresentou as mais recentes tecnologias desenvolvidas pela Dux para neutralizar gases tóxicos e odores…

Continue Reading

Meio Ambiente

Terra registra o dia mais quente da história: 21 de julho de 2024 marca novo recorde

Junho é o décimo terceiro mês consecutivo de recordes de calor no planeta

Published

on

21 de julho de 2024 foi registrado como o dia mais quente da história do planeta Terra
Foto: Canva

O domingo, dia 21 de julho de 2024, registrou um recorde como o dia mais quente da história do planeta Terra. Segundo dados do observatório europeu Copernicus, a temperatura média global do ar na superfície atingiu 17,09°C, superando em 0,01°C o recorde anterior, estabelecido em 6 de julho de 2023 como até então o dia mais quente da história. Superando…

Continue Reading

Meio Ambiente

Temperaturas acima da média, apesar do primeiro frio do inverno

Published

on

Temperaturas acima da média: Termômetro de rua mostra 11°C enquanto uma pessoa vestida com roupas de inverno caminha ao fundo.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Temperaturas acima da média marcaram o início do inverno no Centro-Sul do país neste domingo (30), apesar da chegada do primeiro frio. Mas a alegria de quem gosta das baixas temperaturas será curta. Segundo o meteorologista do Climatempo, Cesar Soares, "apenas a região Sul do país está com uma condição de temperaturas mais baixas para o mês". Inclusive, o Brasil…

Continue Reading

Meio Ambiente

A magia da Florada dos Ipês começa em breve; saiba mais

A florada dos ipês é um fenômeno que acontece durante o inverno e início da primavera, e já começou a aparecer em Jundiaí.

Published

on

Árvore durante Florada dos Ipês
Foto: Patricia Silva

O Brasil é um país conhecido por sua vasta biodiversidade e belezas naturais e entre os muitos espetáculos que a natureza nos oferece, a florada dos ipês é, sem dúvida, um dos mais deslumbrantes. Com suas cores vibrantes e exuberantes, os ipês transformam a paisagem urbana e rural. Mas o que está por trás dessa explosão de cores? Foto: Rossana…

Continue Reading

Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente 2024 em Jundiaí: confira a programação completa

Participe de discussões sobre mudanças climáticas, arborização urbana e bem-estar animal na Semana do Meio Ambiente 2024 em Jundiaí.

Published

on

A Serra do Japi, localizada em Jundiaí - SP, exibe colinas verdes exuberantes sob um céu azul com nuvens brancas.
Semana do Meio Ambiente 2024: Junho terá diversas ações programadas em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e da Fundação Serra do Japi, convida você para a Semana do Meio Ambiente 2024. Com uma programação diversificada e gratuita, o evento celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, e oferece oportunidades para aprender e discutir sobre…

Continue Reading
Advertisement