Governo francês promete apoiar projeto de líder indígena da Amazônia
Connect with us

Meio Ambiente

Governo francês promete apoiar projeto de líder indígena da Amazônia

O presidente da França, Emmanuel Macron, apoiará projeto do cacique Raoni, que visa preservar a reserva do Xingu e sua biodiversidade, vítimas de desmatamento

Published

on

Atualizado há

Governo Francês
Emmanuel Macron se encontrou com o líder indigena Raoni no Palácio do Eliseu (Foto: Thomas Samson/AFP)

O presidente francês, Emmanuel Macron, recebeu o líder indígena Raoni, nesta quinta-feira (16), e lhe assegurou o apoio da França em sua luta para proteger a biodiversidade e os povos da Amazônia, vítimas de desmatamento.

A conversa durou 45 minutos no Palácio do Eliseu e contou com a presença de outros líderes da Amazônia, como Kailu, Tapy Yawalapiti e Bemoro Metuktire.

O objetivo desta viagem até a Europa é lançar um “SOS” junto à opinião pública e aos lideres políticos para salvar a grande reserva do Xingu, uma área de cerca de 180.000 quilômetros quadrado.

“Busco um milhão de euros para financiar muros verdes feitos de bambu, para delinear a grande reserva do Xingu, que tem sofrido com a intrusão permanente de traficantes de madeira e de animais, garimpeiros e caçadores, que vêm caçar em nossas terras”, disse Raoni em uma entrevista publicada nesta quinta-feira pelo ‘Le Parisien’.

Após o encontro, o presidente francês informou que a França “apoiaria o projeto de Raoni”, como parte de “seu compromisso com a biodiversidade e no âmbito da presidência do G7” este ano.

Durante a reunião, o governo francês também anunciou que a França planeja organizar uma cúpula internacional de povos indígenas do mundo inteiro até junho de 2020.

Número alarmante

O desmatamento, que havia reduzido na Amazônia entre 2004 a 2012, voltou a crescer em janeiro deste ano, com 54% à mais em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados divulgados pela ONG Imazon.

LEIA TAMBÉM:

Um milhão de espécies estão ameaçadas de extinção, mostra ONU

Brasil foi o país que mais desmatou florestas primárias em 2018, diz relatório

Ainda que o desmatamento tenha, na sequência, caído em fevereiro (-57%) e em março (-77%), 268 quilômetros quadrado de floresta desapareceram no primeiro trimestre.

Nos últimos 12 meses, o desmatamento registrou um avanço de 24%.

Fonte: G1

Meio Ambiente

Por que as cigarras estão fazendo tanto ‘barulho’? Entenda o fenômeno

O canto das cigarras é frequentemente associado ao verão, mas será que esses insetos realmente anunciam a chegada da estação?

Published

on

Cigarras
Foto: Canva

O aumento do canto das cigarras tem chamado a atenção. A cantoria intensa ocorre tanto de dia quanto à noite, em áreas movimentadas e tranquilas. Esse fenômeno vem despertando curiosidade sobre o motivo por trás de tanto "barulho". O canto desses insetos é uma tentativa dos machos de atrair as fêmeas para a reprodução. Isso acontece principalmente em períodos de…

Continue Reading

Meio Ambiente

Empresa de Itupeva cria app para população indicar problemas de mau cheiro nas cidades

Aplicativo MonitorAR foi anunciado pela Dux Grupo, durante Fórum ESG do CIESP Jundiaí. Empresa é líder em neutralização de gases tóxicos e odores industriais na América Latina.

Published

on

Empresa de Itupeva cria app para população indicar problemas de mau cheiro nas cidades

Em um cenário onde a qualidade do ar é uma preocupação global, a Dux Grupo, empresa de Itupeva especializada em soluções para o controle de odores, esteve presente no Fórum 'ESG-Tendências e Desafios na Cadeia de Suprimentos', promovido pelo CIESP Jundiaí. Marcelo Spaziani, CEO da empresa, apresentou as mais recentes tecnologias desenvolvidas pela Dux para neutralizar gases tóxicos e odores…

Continue Reading

Meio Ambiente

Terra registra o dia mais quente da história: 21 de julho de 2024 marca novo recorde

Junho é o décimo terceiro mês consecutivo de recordes de calor no planeta

Published

on

21 de julho de 2024 foi registrado como o dia mais quente da história do planeta Terra
Foto: Canva

O domingo, dia 21 de julho de 2024, registrou um recorde como o dia mais quente da história do planeta Terra. Segundo dados do observatório europeu Copernicus, a temperatura média global do ar na superfície atingiu 17,09°C, superando em 0,01°C o recorde anterior, estabelecido em 6 de julho de 2023 como até então o dia mais quente da história. Superando…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo