Registro de 'tigresa abraçadora de árvores' ganha prêmio mundial de fotos da vida selvagem
Conecte-se conosco

Meio Ambiente

Registro de ‘tigresa abraçadora de árvores’ ganha prêmio mundial de fotos da vida selvagem

Imagem foi captada pelo fotógrafo Sergey Gorshkov, em uma floresta na Rússia.

Publicado

em

Foto de tigresa abraçadora de árvores ganha prêmio mundial de fotografia
Foto: SERGEY Gorshkov/WPY2020

A foto de uma tigresa abraçando uma árvore em um floresta no extremo leste da Rússia foi a vencedora do prêmio Wildlife Photographer of the Year. Esse concurso premia as melhores foros da vida selvagem no mundo.

O registro, que recebeu o nome de “O Abraço”, foi feito pelo fotógrafo Sergey Gorshkov. Na imagem, um tigra-siberiano é flagrado se esfregando na casca de uma árvore, para marcar território, Parque Nacional de Leopardos. No entanto, a impressão é de que o animal está abraçando a árvore.

Assim, os jurados não poupara elogios à fotografia. “A luz, as cores, a textura. É como uma pintura a óleo”, descreve a chefe dos jurados do prêmio, Roz Kidman-Cox.

Ela também relatou à BBC News que parece que o animal faz parte da vegetação. “Sua cauda parece se fundir com as raízes da árvore. As duas são uma”, comentou.

Espera que valeu a pena

De acordo com Sergey, a imagem foi uma “armadilha fotográfica”, ou seja, a câmera foi deixada na floresta, instalada por meses, esperando que um tigre passasse para ser acionada automaticamente.
A experiência e habilidade do fotógrafo em vida selvagem o ajudou a analisar quando era mais propenso capturar a imagem do animal.
Atualmente, devem existir poucas centenas da espécie na Rússia Ocidental, já que os tigres foram caçados até quase sua extinção. Dessa forma, os animais têm que percorrer grandes distâncias para conseguir alimento. Isso dificulta muito o registro das fotos. Por isso, Sergey diz que a armadilha fotográfica que captou a foto vencedora do concurso internacional, ficou instalada por cerca de 10 meses até a coleta do cartão de memória.
A 56ª edição do concurso foi realizada este ano através de um evento online pelo Museu de História Natural de Londres, que é responsável pela premiação.
Veja as outras fotos que foram premiadas no concurso:
A Raposa que Capturou o Ganso, de Liina Heikkinen, da Finlândi

A Raposa que Capturou o Ganso, de Liina Heikkinen, da Finlândia – Foto: LIINA HEIKKINEN/WPY2020

 

A Pose, de Mogens Trolle, da Dinamarca

A Pose, de Mogens Trolle, da Dinamarca – Foto: MOGENS TROLLE/WPY2020

 

Rio de Fogo do Etna, de Luciano Gaudenzio, da Itália

Rio de Fogo do Etna, de Luciano Gaudenzio, da Itália – Foto: LUCIANO GAUDENZIO/WPY2020

 

Vida em Equilíbrio, de Jaime Culebras, da Espanha

Vida em Equilíbrio, de Jaime Culebras, da Espanha – Foto: JAIME CULEBRAS/WPY2020

 

Quando a Mãe Fala para Correr, de Shanyuan Li, da China

Quando a Mãe Fala para Correr, de Shanyuan Li, da China – Foto: SHANYUAN LI/WPY2020

Meio Ambiente

Olhos da Serra: 2ª fase fortalece projetos e aumenta área mapeada da Serra do Japi

Publicado

em

Por

Vânia Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, reforça a importância do projeto (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 2ª fase do “Olhos da Serra”, que tem como objetivo a conservação de mais de 2 mil hectares da Serra do Japi, foi concluída nesta quinta-feira (21) com projetos de educação ambiental e monitoramento fortalecidos. O trabalho é realizado com ações de mapeamento de satélite, monitoramento por câmeras e placas de sensibilização e conscientização espalhadas por pontos estratégicos da…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Nova onda de calor deve atingir o Brasil na próxima semana, com previsão de ‘dias escaldantes’

Esta é a terceira onda de calor no país em 2024; confira qual a previsão para Jundiaí

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Após a breve passagem de uma frente fria pelas regiões Sul e Sudeste, uma nova onda de calor deve atingir o Brasil nos próximos dias, a terceira deste ano. A perspectiva é de que as temperaturas fiquem até 5ºC acima da média em algumas regiões do país, entre os dias 11 e 15 de março. Segundo informa o Climatempo, o…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Falta de conhecimento ou descaso? Descarte incorreto de lixo causa problemas de saneamento

Publicado

em

Por

Por: Bruna Bozano. O descarte de óleo e de resíduos de alimentos no ralo da pia da cozinha ainda é comum no Brasil, embora grande parte da população já esteja ciente de que esta não é a melhor forma de realizá-lo. Como se desfazer do óleo utilizado ainda não é tão simples e depende que alguém vá retirá-lo na casa…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings

Tecnologia contribui para desenvolvimento de matriz elétrica mais limpa e renovável; até 2025, investimento vai atingir R$ 480 milhões

Publicado

em

Por

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings. Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo avançou no setor de energia limpa e renovável com a inauguração, nesta quarta-feira (17), da primeira etapa da Usina Fotovoltaica Flutuante (UFF Araucária), localizada na represa Billings, na capital. Com 10,5 mil placas solares sobre a superfície da água e um investimento inicial de R$ 30 milhões, a usina é agora a maior do Brasil…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Alerta climático: 2023 foi o ano mais quente já registrado desde 1850

Relatório divulgado pelo Observatório Europeu Copernicus da União Europeia revela consequências graves do aquecimento global

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Em um alerta preocupante para a comunidade global, o Observatório Europeu Copernicus confirmou, em seu relatório divulgado nesta terça-feira (9), que o ano de 2023 foi oficialmente o mais quente já registrado desde 1850. Com temperaturas em níveis recordes, cientistas vinham antecipando esse cenário, mas os dados agora apresentados revelam uma situação ainda mais crítica do que se temia. O…

Continuar lendo
Publicidade