Geólogos alertam que tsunamis podem ser mais frequentes no Ártico
Conecte-se conosco

Meio Ambiente

Geólogos alertam que tsunamis podem ser mais frequentes no Ártico

Mudanças climáticas, deslizamentos de terra e gelo também ameaçam lugares como o Alasca.

Publicado

em

Uma estreita entrada do mar na costa sul do Alasca, chamada Barry Arm, atualmente representa uma grande ameaça para a região. De acordo com Geólogos, algumas mudanças climáticas podem produzir deslizamentos de pedras e gelo capazes de produzir um tsunami na área.

Com as mudanças climáticas em diversas regiões do Ártico, esse seria apena um dos possíveis “efeitos devastadores” que podem acontecer. A pesquisadora Anna Lijedahl, esses efeitos podem começar a aparecer nos próximos anos.

Em entrevista à BBC News Mundo, a geóloga afirma que o Barry Arm está deixando os especialistas muito preocupados. Isso porquê ele tem a capacidade de gerar um deslizamento bem maior do que todos os vistos no século 20. Além disso, a geóloga acrescenta também que um deslizamento de terra desse poderia ter a energia maior que um terremoto de magnitude 7.

“São fenômenos diferentes dos que conhecíamos antes. E o pior é que acreditamos que eles se tornarão cada vez mais frequentes”, diz Lijedahl, do Centro de Pesquisa Woods Hole, no Alasca.
Dessa forma, a Divisão de Estudos Geológicos e Geofísicos do Alasca está monitorando permanentemente os possíveis movimentos e deslizamentos com cautela. O órgão também produz modelos de previsão do tamanho de um tsunami nestes casos e como este se espalharia.

Hipótese preocupante

O estreito de Barry Arm é uma área que recebe visita frequente de pescadores e costumava receber turistas em cruzeiros, antes da pandemia. Portanto, um caso de deslizamento seria capaz de acabar com esse tipo de atividade econômica, sem prazo de retorno. Além, claro, de colocar vidas em perigo.
Segundo o diretor da Divisão de Estudos Geológicos e Geofísicos do Alasca, Steve Masterman, o maior tsunami da história do Alasca produziu uma onda de 520 metros, em 1958. Em observação, Masterman afirma que um deslizamento de terra hipotético no Barry Arm é dez vezes maior que este anterior.
Além do Alasca, British Columbia, no Canadá e a Noruega também enfrentam a possibilidade de deslizamentos e tsunamis devido a mudanças climáticas.

Meio Ambiente

‘Reuso da água’ é tema de seminário técnico para o setor industrial da região de Jundiaí

O objetivo do seminário técnico é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso por meio do tratamento dos efluentes. Saiba mais.

Publicado

em

Por

O evento acontecerá no dia 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25) (Foto: Freepik / imagem gerada por IA)

No dia 23 de maio, o Grupo Opersan realizará o seminário técnico Conexão Opersan, voltado para o setor industrial da região de Jundiaí e Campinas. O objetivo é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso através do tratamento dos efluentes. O seminário é direcionado a profissionais e gestores das indústrias de artefatos de borracha, agroindústria, automotiva, química,…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Olhos da Serra: 2ª fase fortalece projetos e aumenta área mapeada da Serra do Japi

Publicado

em

Por

Vânia Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, reforça a importância do projeto (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 2ª fase do “Olhos da Serra”, que tem como objetivo a conservação de mais de 2 mil hectares da Serra do Japi, foi concluída nesta quinta-feira (21) com projetos de educação ambiental e monitoramento fortalecidos. O trabalho é realizado com ações de mapeamento de satélite, monitoramento por câmeras e placas de sensibilização e conscientização espalhadas por pontos estratégicos da…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Nova onda de calor deve atingir o Brasil na próxima semana, com previsão de ‘dias escaldantes’

Esta é a terceira onda de calor no país em 2024; confira qual a previsão para Jundiaí

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Após a breve passagem de uma frente fria pelas regiões Sul e Sudeste, uma nova onda de calor deve atingir o Brasil nos próximos dias, a terceira deste ano. A perspectiva é de que as temperaturas fiquem até 5ºC acima da média em algumas regiões do país, entre os dias 11 e 15 de março. Segundo informa o Climatempo, o…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Falta de conhecimento ou descaso? Descarte incorreto de lixo causa problemas de saneamento

Publicado

em

Por

Por: Bruna Bozano. O descarte de óleo e de resíduos de alimentos no ralo da pia da cozinha ainda é comum no Brasil, embora grande parte da população já esteja ciente de que esta não é a melhor forma de realizá-lo. Como se desfazer do óleo utilizado ainda não é tão simples e depende que alguém vá retirá-lo na casa…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings

Tecnologia contribui para desenvolvimento de matriz elétrica mais limpa e renovável; até 2025, investimento vai atingir R$ 480 milhões

Publicado

em

Por

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings. Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo avançou no setor de energia limpa e renovável com a inauguração, nesta quarta-feira (17), da primeira etapa da Usina Fotovoltaica Flutuante (UFF Araucária), localizada na represa Billings, na capital. Com 10,5 mil placas solares sobre a superfície da água e um investimento inicial de R$ 30 milhões, a usina é agora a maior do Brasil…

Continuar lendo
Publicidade