Connect with us

Meio Ambiente

Seminário virtual da Fundação Serra do Japi termina nesta quarta-feira (9)

Em 2020, cinco palestras compuseram a programação do seminário, aberto no dia 27 de novembro.

Published

on

Serra do Japi, Jundiaí
Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí

Será encerrada nesta quarta-feira (9), às 15h, a sétima edição do Seminário Pesquisas sobre a Serra do Japi. O evento online é promovido pela Fundação Serra do Japi que reúne regularmente especialistas de vários segmentos ambientais. Assim, no seminário, pesquisadores, professores, cientistas e cidadãos comuns compartilham conhecimentos sobre os temas.

Maria Carolina Rodella Manzano, bióloga e mestre em Evolução e Diversidade da Universidade Federal do ABC-SP, fará a palestra que fecha o evento, cujo título é “O nicho acústico de uma comunidade de sapos na Serra do Japi”. Dessa forma, os interessados em participar podem acessar o link do Google Meet. Após a palestra, o vídeo da apresentação estará disponível no YouTube, assim como as palestras anteriores.

Em 2020, cinco palestras compuseram a programação do seminário, que começou no dia 27 de novembro. A abertura foi com o evento “Quitridiomicose e anfíbios terrestres: novas descobertas na Serra do Japi”, do biólogo Diego de Moura Campos (USP e Unicamp). Além disso, no dia 2 de dezembro, Laura Lucas Trujillo abordou a resposta de mamíferos da Mata Atlântica à presença de predadores de topo e consequências para a conservação de áreas protegidas.

No último dia 4, “Ecologia de aranhas na Serra do Japi” foi o tema da palestra virtual do Dr. Yuri Fanchini Messas, pós-doutorando do Departamento de Biologia Animal do Instituto de Biologia da Unicamp e bolsista da Fapesp.

Nesta segunda-feira (7), Victor Fávaro Augusto, biólogo da UniAnchieta, herpetólogo e especialista em manejo e conservação da fauna silvestre, falou sobre o crescimento da população humana na cidade de Jundiaí e os impactos sobre a herpetofauna local.

Meio Ambiente

Por que as cigarras estão fazendo tanto ‘barulho’? Entenda o fenômeno

O canto das cigarras é frequentemente associado ao verão, mas será que esses insetos realmente anunciam a chegada da estação?

Published

on

O aumento do canto das cigarras tem chamado a atenção. A cantoria intensa ocorre tanto de dia quanto à noite, em áreas movimentadas e tranquilas. Esse fenômeno vem despertando curiosidade sobre o motivo por trás de tanto "barulho". O canto desses insetos é uma tentativa dos machos de atrair as fêmeas para a reprodução. Isso acontece principalmente em períodos de…

Continue Reading

Meio Ambiente

Empresa de Itupeva cria app para população indicar problemas de mau cheiro nas cidades

Aplicativo MonitorAR foi anunciado pela Dux Grupo, durante Fórum ESG do CIESP Jundiaí. Empresa é líder em neutralização de gases tóxicos e odores industriais na América Latina.

Published

on

Em um cenário onde a qualidade do ar é uma preocupação global, a Dux Grupo, empresa de Itupeva especializada em soluções para o controle de odores, esteve presente no Fórum 'ESG-Tendências e Desafios na Cadeia de Suprimentos', promovido pelo CIESP Jundiaí. Marcelo Spaziani, CEO da empresa, apresentou as mais recentes tecnologias desenvolvidas pela Dux para neutralizar gases tóxicos e odores…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo