Aumento de abandono de animais durante a pandemia preocupa ONG de Jundiaí
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Aumento de abandono de animais durante a pandemia preocupa ONG de Jundiaí

Em 2020, o projeto “Pracinha dos Dogs” resgatou mais de 60 animais em situação de abandono.

Publicado

em

Atualizado há

Abandono de animais cresce durante a pandemia
Foto: Arquivo Pessoal

Durante a pandemia do novo coronavírus, o número de animais abandonados cresceu muito em 2020. Por isso, ONGs como o projeto “Pracinha dos Dogs”, em Jundiaí, são tão importantes para a proteção destes animais.

A iniciativa do projeto partiu de Sara Penteado, com o objetivo de resgatar os animais abandonados na cidade. De acordo com a professora, ela sempre quis “fazer a coisa certa”. Por isso, passou a dividir seu tempo entre os animais resgatados, o trabalho e a casa.

Mas, o que começou como uma pequena ação solidária, se transformou em um grande projeto em Jundiaí. Só em 2020, a “Pracinha dos Dogs” resgatou 67 filhotes de cães e 10 mães. Em geral, os animais estavam com sinais de abandono e em situações críticas. Atualmente, o projeto atende 74 animais que estão abrigados e 34 em lares temporários.

Adoção responsável

De acordo com Sara, na pandemia os abandonos cresceram, principalmente com animais que já haviam sido resgatados das ruas antes. Com isso, a protetora destaca a importância de uma adoção consciente e responsável, em que se deve tratar o cachorro ou gato adotados como parte da família.

“Ele não é um descarte. Não é um móvel que se pega, usa e descarta porque ficou obsoleto dentro do espaço”, diz.
Na ONG, os animais são castrados e recebem cuidados especiais mesmo depois de adotados. Os responsáveis acompanham a adaptação entre o animal e a nova família de perto. O projeto de Sara não trabalha com feiras de adoção, mas com lares temporários.
No ano passado, através de parcerias com clínicas veterinárias da região, foram castrados mais de 280 bichinhos por meio da “Pracinha dos Dogs”.
Como um exemplo de resgate, Sara conta o caso de Perla, uma golden retrivier que era usada para se reproduzir clandestinamente. De acordo com Sara, quando os filhotes nasciam na cor preta, os criminosos os jogavam no rio para morrer. Enquanto isso, os filhotes brancos eram vendidos.

“O grande problema é as pessoas comprarem animais e não os castrarem. Falta consciência, falta responsabilidade”, diz. Agora, com o aumento dos abandonos na pandemia, a ONG está lotada, mas Sara continua na missão de conseguir um novo lar para os animais. “Acho que, com um pouco de amor, fé, paciência, você consegue doar o animal de forma honesta e com respeito”, finaliza.

Com informações do G1.

Mundo Pet

Furacão Reginald: como um gato adotado trouxe alegria e caos à vida de sua tutora

“Ter o Reg tornou tudo 50% mais caótico e 100% mais divertido”, disse a tutora do gatinho bagunceiro.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/X

Quando a Dra. Fiona Bowler decidiu adotar um segundo gato, ela estava animada para ter outro companheiro como o seu primeiro felino, Smudge. Ela esperava que seu novo gato adotivo, Reginald, se adaptasse bem e aproveitasse a tranquilidade aconchegante de seu lar. Mas Reginald tinha outros planos. Quase imediatamente depois que o gato frajolinha entrou na casa, ele começou a…

Continuar lendo

Mundo Pet

Mata Ciliar de Jundiaí recebe ‘gaviãozinho’, a menor espécie de rapinante do Brasil

O animal foi entregue à associação jundiaiense pela Prefeitura de Paulínia, após ser encontrado caído em via pública.

Publicado

em

Por

Foto: Mata Ciliar

Na quinta-feira (2), um gaviãozinho foi encontrado caído em via pública em Paulínia e entregue ao Cras da Mata Ciliar de Jundiaí.  O "gaviãozinho", a menor espécie de gavião do Brasil, desempenha um papel crucial no equilíbrio ecológico de diversos habitats. Infelizmente, a devastação ambiental coloca em risco a sobrevivência dessa ave. Após passar por exames clínicos, o gaviãozinho está…

Continuar lendo

Mundo Pet

‘Trilheiros’ encontram sete filhotes de cachorro deixados para morrer em trilha na montanha

Essa história reforça a importância de lares temporários para animais resgatados.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Lake Lowell Animal Rescue

Em uma recente caminhada pelas Montanhas Owyhee, em Idaho, duas pessoas notaram uma grande sacola de plástico perto da trilha à frente. Confusos, se aproximaram da caixa e perceberam que ela estava cheia de sete filhotes de cachorro magros, deixados sozinhos na floresta. "Eles ficaram horrorizados ao encontrá-los abandonados lá fora", disse Melissa Blackmer, diretora da ONG de resgate Lake…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro São Bernardo 35kg abaixo do peso é salvo de casa abandonada

Um homem tinha acabado de encontrar o cachorro vivendo sozinho em uma casa vazia. E o pobre cão não estava indo bem.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Stray Rescue of St. Louis/The Dodo

Alguns dias antes do Natal do ano passado, a equipe do resgate de animais Stray Rescue of St. Louis (SRSL) recebeu uma ligação devastadora. Um homem tinha acabado de encontrar um cachorro São Bernardo vivendo sozinho em uma casa vazia. E o pobre cão não estava indo bem. Foto: Reprodução/Facebook/Stray Rescue of St. Louis "Fomos informados de que ele foi…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro ‘da cidade’ surpreende ao mudar radicalmente durante visita aos avós no campo

Recentemente, Coco conheceu um lado totalmente diferente da vida… e ele adorou!

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/X/Alexis Pepillo

Coco, uma cachorro poodle é um pet da cidade - adora seus passeios de trem pela cidade e se misturar com outros cães na creche. Mas, recentemente, Coco conheceu um lado totalmente diferente da vida. Tudo começou quando a tutora de Coco, Alexis Pepillo, deixou o cachorro na casa de seus pais no interior da Colômbia antes de viajar para…

Continuar lendo
Publicidade