Cuidado na Páscoa: alimentos típicos podem ser perigosos para os pets
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Cuidado na Páscoa: alimentos típicos podem ser perigosos para os pets

Durante as festividades da Páscoa, o risco de intoxicação aumenta, especialmente pelo consumo de chocolate

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Canva

Quem tem um cãozinho sabe o quanto é difícil resistir aos seus olhares que imploram por um pedaço daquilo que seus tutores estão comendo. Apesar de ser uma cena comum, esse comportamento pode causar intoxicações alimentares e problemas de saúde graves nos cães.

Durante as festividades da Páscoa, o risco de intoxicação aumenta, especialmente pelo consumo de chocolate, que contém uma substância chamada teobromina, altamente tóxica para cães e gatos. Ela pode afetar o coração e o cérebro dos animais, levando a sintomas como náusea, vômitos, diarreia, arritmias cardíacas, tremores musculares, aumento dos batimentos cardíacos e convulsões. Além disso, algumas especiarias, como alho e cebola, que são frequentemente usados no preparo de pratos típicos da época, também são tóxicas para eles, podendo levar a anemia hemolítica.

Outros alimentos que podem desencadear problemas de saúde nos cães incluem a batata crua ou malcozida, que pode causar intoxicação por solanina, e os peixes com espinhas, que podem levar a engasgos, arranhões e perfurações no sistema digestório dos animais.

Por isso, é importante que os tutores estejam atentos aos sinais e sintomas que possam indicar intoxicação alimentar e que levem seus animais ao veterinário imediatamente se perceberem algo errado. Também é recomendável que os tutores ofereçam snacks próprios para os animais, como frutas, cenouras ou petiscos específicos, em vez de alimentos que podem prejudicar a saúde dos cães. Se quiserem incluir seus pets na comemoração da Páscoa, existem chocolates especialmente desenvolvidos para cães, que podem ser oferecidos sem problemas.

Mundo Pet

Cachorro muito tímido se recusa a sair de canil até que socorristas sejam ‘criativos’

Eles o atraíram com petiscos e passearam com outros cães para ver se o pit bull saía para brincar. Mas o cão não cedeu. “Tivemos que ser criativos”, escreveu a ONG.

Publicado

em

Pit bull deitado em uma cama em um abrigo, usando um colete cinza com bordas laranja, olhando para a câmera.
Foto: Reprodução/Facebook/Pennsylvania SPCA

Conheça Tiana, um cachorro pit bull de 11 meses de idade, cuja vida começou em uma situação difícil. Em fevereiro, a equipe de resgate salvou Tiana de um tutor negligente e a levou para a ONG de resgate da Pennsylvania (SPCA). No resgate, o cachorro não precisava mais se preocupar que a ignorassem. No entanto, não percebeu que estava em…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro que estava desesperado para escapar do abrigo finalmente realiza seu desejo

Depois de mais de um ano no abrigo e uma tentativa fracassada de fugir, o cachorro finalmente teve o descanso que precisava.

Publicado

em

Cachorro da raça husky em cima de telhado de abrigo de animais
Foto: Reprodução/Facebook/Adam's County Pet Rescue

Em março de 2023, o pessoal do abrigo animal de Adams County acolheu um cachorro husky encontrado vagando pelas ruas. Eles perceberam que o cão vinha de um lar em algum momento e esperavam que sua família a buscasse nos dias seguintes, mas, infelizmente, ninguém apareceu. Então, a equipe colocou a cadela, que mais tarde recebeu o nome de Luna,…

Continuar lendo

Mundo Pet

Em dez dias, três tatus-galinha foram atropelados na região de Jundiaí

De acordo com a Mata Ciliar, todos os animais chegaram à associação em estado grave e, infelizmente, não resistiram aos ferimentos.

Publicado

em

Duas imagens de tatu-galinha com ferimentos na clínica veterinária da Mata Ciliar.
O tatu-galinha é um animal noturno, período em que os motoristas devem redobrar a atenção (Foto: Mata Ciliar)

A Mata Ciliar de Jundiaí, organização dedicada à reabilitação de animais silvestres, tem registrado um aumento alarmante no número de tatu-galinhas vítimas de atropelamentos. De acordo com a associação, em apenas dez dias, a equipe recebeu três destes animais, todos em estado grave e que, infelizmente, não resistiram aos ferimentos. O tatu-galinha, com sua carapaça resistente, é um animal noturno,…

Continuar lendo

Mundo Pet

Mata Ciliar recebe Coruja Suindara resgatada em empresa de Várzea Paulista

Segundo a Mata Ciliar, que recebeu o animal, a coruja estava em estado crítico, hipotérmica, apática e não responsiva a estímulos.

Publicado

em

Uma coruja suindara, também conhecida como coruja-do-mato, resgatada pela Mata Ciliar de Jundiaí
O município de Várzea Paulista possui parceria com a Mata Ciliar, que contribui para o recebimento e reabilitação de animais silvestres (Foto: Mata Ciliar)

A Mata Ciliar de Jundiaí, organização dedicada ao cuidado de animais silvestres, recebeu mais um caso de animal vítima do avanço urbano em áreas de mata. Desta vez, a Guarda Municipal de Várzea Paulista resgatou uma coruja suindara, também conhecida como coruja-de-igreja, coruja-das-torres, coruja-católica e rasga-mortalha. O animal estava em estado crítico após colidir com uma empresa de abate de frangos. De acordo…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro abandonado corre ao longo de trilhos de trem procurando alguém para salvá-lo

“Ele estava assustado, sujo, magro e congelando”, disse a protetora que salvou o cachorro.

Publicado

em

Foto: Reprodução/Stray Rescue of St. Louis/The Dodo

Era um dia muito frio quando a equipe da ONG de resgate de animais Stray Rescue of St. Louis (SRSL) avistaram um cachorro branco perdido, correndo ao longo de um trecho de trilhos de trem em atividade. O pobre cãozinho estava claramente em perigo - a temperatura continuava a cair e o próximo trem chegaria a qualquer momento - mas…

Continuar lendo
Publicidade