Espaços 'pet friendly' ganham destaque no planejamento urbano da região
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Espaços ‘pet friendly’ ganham destaque no planejamento urbano da região

Até o final do ano, mais duas praças com entrada de animais permitida serão inauguradas em Jundiaí

Publicado

em

A Pracinha dos Dogs funciona diariamente das 6h às 18h. (Foto: Sara Penteado/Arquivo pessoal)

Todo jundiaiense que tem cães em casa já ouviu falar da Pracinha dos Dogs, espaço de área verde, totalmente cercado, frequentado por donos e cães de toda a cidade. O espaço, pertencente à Prefeitura Municipal e mantido pela Astra em parceria com o Projeto Pracinha dos Dogs, iniciou o conceito de parques pet friendly em Jundiaí. Hoje, já são quatro.

Sara Penteado, fundadora da Ong Projeto Pracinha dos Dogs e voluntária de Conscientização e Conservação da Praça, localizada na rua Prof. Sebastião Augusto de Miranda, no Jardim Primavera, diz que o espaço recebe em torno de mil animais por semana. “Principalmente nos sábados, das 10h às 13h, são muitos animais mesmo. Essa é uma área de referência em parques pet friendly”, comenta.

Além dela, segundo a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (Ugisp), os parques do Engordadouro, Morada das Vinhas e a Praça Família Jundiaí e Espaço Pet, na avenida 9 de Julho, também recebem os animais de estimação dos munícipes. E esse número deve crescer ainda mais. “Mais duas praças com conceito pet friendly serão entregues ainda este ano. O projeto de implantação está em andamento na rua Elias José Cavalcante, no bairro Eloy Chaves, e na rua Eloy Chaves, na Ponte São João”, informa.

A bióloga e jornalista, Luiza Cervenka de Assis, colunista do Estadão, orienta que os donos, ao levar os cães em espaços abertos com outros animais pela primeira vez, criem um processo de adaptação. “Dê preferência por horários alternativos, com poucas pessoas e cães. Evite levar bolinha e petisco, caso seu cão seja possessivo, e fique atento para a linguagem corporal. Se perceber que o seu pet está tenso perante outro cão, desvie a atenção dele”, indica.

Para Sara Penteado, a participação coletiva é muito importante. Se todos cuidarem do seu pet e do espaço verde, evitando a depredação e sujeira, o momento de lazer ficará ainda mais recompensador. “Iniciativas de criação de áreas assim são excelentes, principalmente com manutenção e fiscalização. É muito bom não ser discriminado por levar o seu cachorro e poder socializar com o pet em lugares públicos. Isso tudo ajuda a evitar a questão dos maus tratos, pois mostra que é possível tirar os cães de lugares apertados e dar a eles mais qualidade de vida”, explica.

De acordo com a Ugisp, para 2020, mais cinco parques no conceito pet friendly devem ser criados. A proposta é que eles estejam nas regiões dos bairros Cidade Jardim, Parque Residencial Jardim Santa Gertrudes, Vila Maringá, Jardim Merci e Colônia.

 

Pracinha dos Dogs, área verde e totalmente cercada, também garante a segurança dos cães. (Foto: Sara Penteado/Arquivo pessoal)

 

Mundo Pet

Professor encontra família fofa de gatinhos morando no porta-malas de seu carro

O homem viu um gato entrando e saindo de seu carro, e logo recebeu a doce surpresa de quatro filhotes dormindo em seu veículo.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/John Debacker

Outro dia, um professor de uma escola em Long Island, Nova York, notou um gato misterioso entrando e saindo de seu carro. Curioso, o homem começou a revistar o veículo. O gato havia desaparecido, mas quando ele abriu o porta-malas, encontrou uma pilha de quatro filhotes fofos aninhados uns nos outros. A notícia sobre os gatinhos logo apareceu no Facebook…

Continuar lendo

Mundo Pet

Gato herói corre em direção a acidente determinado a ajudar socorristas

O gato de rua passeou pela cena do acidente, procurando maneiras de ajudar.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Corpo de Bombeiros do Colorado

Recentemente, o Corpo de Bombeiros do Colorado respondeu a um grave acidente de carro em uma rodovia movimentada. Os socorristas correram para o local e imediatamente começaram a trabalhar para ajudar as vítimas. Mas, enquanto os bombeiros trabalhavam nos veículos e os paramédicos atendiam os pacientes, um gato herói apareceu - e ele estava ansioso para ajudar. “Um gato ajudante…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro abandonado amarrado à placa de abrigo espera 11 horas por ajuda

As imagens de segurança mostraram que o cão foi amarrado à placa por volta das 21h e só o encontraram às 7h30 da manhã seguinte.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/ONG Harbor Humane Society/The Dodo

Na porta da frente da ONG de resgate de cachorros abandonados Harbor Humane Society há uma placa que diz “Não abandone um animal aqui. Espere até o horário comercial. Não há taxa para trazer um animal. Para o bem do animal, por favor, seja humano.” Uma versão mais antiga da mesma placa fica na parte de trás do abrigo, perto…

Continuar lendo

Mundo Pet

Irmãs salvam as vidas de quatro gatinhos filhotes jogados na beira da estrada

Os filhotes ficavam mais famintos e assustados a cada minuto que se passava sem ninguém para encontrá-los.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Janet Murdock/The Dodo

Abandonada em um remoto campo de terra, uma família de gatinhos abandonada se amontoava dentro de uma caixa de transporte. Os filhotes ficavam mais famintos e assustados a cada minuto que se passava sem ninguém para encontrá-los. Mas, dirigindo peça estrada pouco povoada nas proximidades, duas irmãs viram a caixa de transporte dos gatos jogada. Preocupadas, pararam o carro e…

Continuar lendo

Mundo Pet

Por acaso, socorrista de animais salva vida de cachorro jogado em vala no meio da estrada

Com base em sua condição, a mulher presumiu que o cão estava ali há alguns dias.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/TikTok/Ruby & Laurel Animal Rescue

Maggie Hamilton, conhecida como Ma Mags na comunidade de resgate de animais, levava um filhote de cachorro resgatado para sua nova casa e decidiu pegar um atalho - que a levou a outra alma que precisava desesperadamente de sua ajuda. “Aproximadamente um quilômetro e meio adiante naquela estrada, vi o que pensei ser um saco de lixo branco na vala,…

Continuar lendo
Publicidade