Gato adapta jeito de andar após ficar 2 meses sem atendimento com duas patas quebradas
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Gato adapta jeito de andar após ficar 2 meses sem atendimento com duas patas quebradas

O felino ficou muito tempo sem atendimento ou cirurgia. Por isso, seus ossos consolidaram do jeito que foram quebrados.

Publicado

em

Atualizado há

Gato com patas quebradas
Veterinários indicaram que uma nova cirurgia demandaria quebrar os ossos do gato novamente, mas ele se adaptou bem (Foto: Divulgação/ONG Viva Bicho)

A ONG Viva Bicho de Santos, no litoral de São Paulo, já encontrou Edu, um gato de rua, com suas duas patas quebradas. Depois de mais de 2 meses aguardando atendimento para cirurgia, o felino acabou adaptando seu jeito de andar, por conta própria.

Devido à demora do atendimento – que nunca chegou – os ossos do gato acabaram se consolidando do jeito que quebraram. Assim, quando anda, a pata de Edu faz um “L” até onde estaria seu cotovelo.

De acordo com entrevista ao g1, o veterinário Ricardo Travaglia, que é cirurgião e ortopedista, disse que uma cirurgia agora demandaria quebrar os ossos do gato novamente. No entanto, o pet se adaptou bem à sua fratura “consolidada”. Segundo o especialista, os ossos do gato consolidaram de forma não anatômica. Mas, surpreendendo a todos, Edu se adaptou à deformidade.

Leila Abrel, da assessoria da ONG Viva Bicho, contou também ao g1 que o gato foi encontrado em uma gaiola. Ao retirá-lo do local, a equipe de resgate percebeu as fraturas nas patas dianteiras de Edu. Os exames mostraram que as duas patas estavam quebradas, mas uma estava mais grave que a outra. Portanto, às vezes quando anda, uma das patas fica “pendurada”.

Superação

Durante atendimento, descobriram também que o gato tinha muitos vermes. Mas, felizmente, e apesar das tristes condições que o encontraram, Edu aparentemente não sentia dores. Mesmo com grandes impedimentos, esse gatinho superou, sozinho, as suas batalhas, e encontrou uma forma nova de se locomover com o jeito que suas patas acabaram ficando.

O especialista disse em entrevista que não acredita que o gato tenha se machucado sozinho. É muito provável que algum humano o tenha ferido, ainda que acidentalmente. Mesmo com suas dificuldades, Edu conquistou uma família que o viu no abrigo e decidiu adotá-lo. Durante uma conversa, a nova tutora do gato e o ortopedista entraram em um acordo sobre uma possível cirurgia.

Casal com gatinho
Foto: Divulgação/ONG Viva Bicho

O especialista explicou sobre o procedimento, que poderia causar muita dor ao bichinho, que já estava tão adaptado ao seu novo normal. “Ele está bem, não tem desconforto ou manifestações de dor. Se fosse um gato que fosse viver mais solto, seria mais prejudicado, mas em uma vida domiciliar, ele pode se manter assim”, contou a funcionária da ONG que adotou o pet.

No futuro, a fratura de Edu pode comprometer outras partes do corpo. Por isso, o felino segue recebendo acompanhamento regularmente pela equipe da ONG e do veterinário.

Mundo Pet

Gato herói corre em direção a acidente determinado a ajudar socorristas

O gato de rua passeou pela cena do acidente, procurando maneiras de ajudar.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Corpo de Bombeiros do Colorado

Recentemente, o Corpo de Bombeiros do Colorado respondeu a um grave acidente de carro em uma rodovia movimentada. Os socorristas correram para o local e imediatamente começaram a trabalhar para ajudar as vítimas. Mas, enquanto os bombeiros trabalhavam nos veículos e os paramédicos atendiam os pacientes, um gato herói apareceu - e ele estava ansioso para ajudar. “Um gato ajudante…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro abandonado amarrado à placa de abrigo espera 11 horas por ajuda

As imagens de segurança mostraram que o cão foi amarrado à placa por volta das 21h e só o encontraram às 7h30 da manhã seguinte.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/ONG Harbor Humane Society/The Dodo

Na porta da frente da ONG de resgate de cachorros abandonados Harbor Humane Society há uma placa que diz “Não abandone um animal aqui. Espere até o horário comercial. Não há taxa para trazer um animal. Para o bem do animal, por favor, seja humano.” Uma versão mais antiga da mesma placa fica na parte de trás do abrigo, perto…

Continuar lendo

Mundo Pet

Irmãs salvam as vidas de quatro gatinhos filhotes jogados na beira da estrada

Os filhotes ficavam mais famintos e assustados a cada minuto que se passava sem ninguém para encontrá-los.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Janet Murdock/The Dodo

Abandonada em um remoto campo de terra, uma família de gatinhos abandonada se amontoava dentro de uma caixa de transporte. Os filhotes ficavam mais famintos e assustados a cada minuto que se passava sem ninguém para encontrá-los. Mas, dirigindo peça estrada pouco povoada nas proximidades, duas irmãs viram a caixa de transporte dos gatos jogada. Preocupadas, pararam o carro e…

Continuar lendo

Mundo Pet

Por acaso, socorrista de animais salva vida de cachorro jogado em vala no meio da estrada

Com base em sua condição, a mulher presumiu que o cão estava ali há alguns dias.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/TikTok/Ruby & Laurel Animal Rescue

Maggie Hamilton, conhecida como Ma Mags na comunidade de resgate de animais, levava um filhote de cachorro resgatado para sua nova casa e decidiu pegar um atalho - que a levou a outra alma que precisava desesperadamente de sua ajuda. “Aproximadamente um quilômetro e meio adiante naquela estrada, vi o que pensei ser um saco de lixo branco na vala,…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorrinhos vira-latas vagueiam por terreno de escola na esperança de serem salvos

O coração de Suzette ficou apertado quando ela viu as fotos dos cachorrinhos pedindo socorro aos funcionários da escola.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Suzette Hall/The Dodo

Recentemente, Suzette Hall, fundadora da ONG de resgate de cães Logan's Legacy, recebeu uma mensagem comovente de uma amiga que trabalha em uma escola local. Dois filhotes de cachorro muito maltratados estavam se abrigando no terreno da escola e, aparentemente, não tinham para onde ir. “Ela e alguns outros professores os encontraram amontoados… Eles estavam muito assustados", disse Suzette ao…

Continuar lendo
Publicidade