Você sabe o que é “Gestão por Excelência”?
Connect with us

Opinião

Você sabe o que é “Gestão por Excelência”?

Artigo por Tales Calegari, Diretor de Convênios e Parcerias do Município de Jundiaí.

Published

on

Atualizado há

Tales Calegari, Diretor de Convênios e Parcerias do Município de Jundiaí, explica sobre Gestão por Excelência.
Foto: Arquivo Pessoal

Gestão por Excelência: Esse é um tema cada vez mais presente no mundo corporativo que tem criado grandes oportunidades no mercado de trabalho e se aproximado, também, da Administração Pública.

De maneira muito simplista, a Gestão por Excelência tem por objetivo aprimorar a eficiência e a eficácia organizacional através de práticas e técnicas que visam melhorar a qualidade de produtos ou serviços, ampliar a satisfação dos clientes e colaboradores e, em paralelo, aumentar a eficiência operacional da organização.

Esse grande desafio se fundamenta em oito pilares que precisam ser entendidos e trabalhados em conjunto pelos responsáveis pela gestão da organização em busca da excelência. São eles:

  • [1] Pensamento sistêmico (enxergar a organização como um todo);
  • [2] Aprendizado organizacional e inovação (criar uma cultura de inovação e constante aprendizado);
  • [3] Liderança transformadora (Líder com papel claro e estratégias bem definidas);
  • [4] Compromisso com as partes interessadas (ouvir e compreender os diferentes pontos de vistas dos agentes inseridos em toda a cadeia de produção);
  • [5] Adaptabilidade (Se adaptar aos diferentes ambientes e avanços);
  • [6] Desenvolvimento sustentável (Considerar, para tomada de decisão, aspectos sociais, ambientas e de governança);
  • [7] Orientação por processo (criar fluxos e padrões para facilitar o gerenciamento dos processos) e
  • [8] Geração de Valor (agregar valor de nível econômico, social, ambiental e político).

Parece difícil, né? E, realmente, é desafiador. Mas grandes e médias empresas estão empenhadas em desenvolver, em suas organizações, a Gestão por Excelência em busca de melhorar seus produtos, as atribuições de seus colaboradores, sua aceitação como marca e seu espaço no mercado.

A grande novidade, entretanto, é o interesse do Setor Público (leia-se governos em todas as esferas e empresas públicas) na aplicação da Gestão por Excelência em Municípios, Estados e, até mesmo, no Governo Federal, além das Organizações da Sociedade Civil, que compõem o Terceiro Setor. Para isso, existem ferramentas que buscam aplicar as técnicas e o conceito de Gestão por Excelência às práticas da administração pública e auxiliar na medição do nível de maturidade de gestão existente. O resultado, por sua vez, é o melhor oferecimento de políticas públicas aos cidadãos e a melhor aplicação do dinheiro público em obras e serviços de qualidade.

O artefato técnico para a aplicação dessas ferramentas, como o MEG para empresas ou o gestãopublica.gov.br para governos, muitas vezes incluem cartilhas, selos, sistemas, webinars, eventos, publicações e capacitações, além de Fundações e empresas de consultorias para auxiliar em sua implantação.

Certamente, o caminho para a gestão responsável, inovadora e comprometida está sendo desenhado e aceito por muitos daqueles que podem fazer a diferença em um futuro não tão distante. A parte boa? Isso é possível, também, na organização em que você está inserido, seja ela pública, privada ou do Terceiro Setor. O primeiro passo neste sentido é “começar”.

Tales Calegari é formado em Administração Pública com ênfase em Gestão de Políticas Públicas pela Unicamp, pós graduado em Gerenciamento de Projetos e especialista em Governança e Inovação no Serviço Público. Atualmente, é Diretor de Convênios e Parcerias do Município de Jundiaí.

Opinião

O futuro dos idosos: desafios e soluções

Artigo escrito por Miguel Haddad

Published

on

Idosos dançando em par
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O envelhecimento populacional é uma realidade inegável, e suas repercussões já são percebidas de maneira contundente. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2050, cerca de 2 bilhões de pessoas terão mais de 60 anos, representando um quinto da população global. No contexto brasileiro, dados do Ministério da Saúde alertam para a crescente proporção de idosos, prevendo…

Continue Reading

Opinião

A direita antipatriota continua vendendo o Brasil para a China comunista

Artigo por Everton Araújo, brasileiro, economista e professor universitário

Published

on

Dois homens iniciando um aperto de mãos com uma bandeira da China e uma bandeira do Brasil em cima de uma mesa
Foto: Canva Pro

Uma suposta ameaça comunista no Brasil é frequentemente levantada pela direita para, com frequência, justificar ações autoritárias e ameaças à democracia. Essas ideias vagas ainda têm força, mesmo sem histórico de um “projeto comunista” que tenha chegado a ameaçar o Estado brasileiro. Diante da dificuldade de construir planos consistentes para avançar o Brasil, usam a pecha do anticomunismo como um ponto de unificação das direitas na sua diversidade.  O discurso…

Continue Reading

Opinião

Privatização de setores estratégicos, ameaça à democracia, o desenvolvimento e a liberdade

Artigo por Everton Araújo, brasileiro, economista e professor.

Published

on

Foto: Canva Pro

O professor e historiador Donald Cohen, lançou a obra "Privatization of Everything" com uma forte reflexão sobre o papel do setor privado na sociedade global.  Para ele a privatização de empresas estratégicas nada mais é que entregar à iniciativa privada a autoridade, o controle e o acesso a bens públicos, muitas vezes extremamente necessários à população. O especialista também mostrou…

Continue Reading

Opinião

Dia da Indústria: CIESP Jundiaí alerta para desafios e destaca importância da educação

O Dia da Indústria reflete a importância do setor industrial para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Published

on

Marcelo Cereser, diretor do CIESP Jundiaí, durante evento oficial, vestindo um terno escuro e camisa clara, expressando seriedade.
Foto: Divulgação/CIESP Jundiaí

No próximo sábado, 25 de maio, o CIESP Jundiaí comemora o Dia da Indústria, uma data que convida todos os empresários a refletir sobre a importância do setor industrial para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. “A indústria é um dos pilares fundamentais da economia nacional, gerando empregos, inovação e crescimento. No entanto, enfrentamos, diariamente, desafios significativos que precisam…

Continue Reading

Opinião

O petróleo não é o excremento do diabo e sim uma Dádiva de Deus

Artigo por Everton Araújo, brasileiro, economista e professor.

Published

on

Foto: Canva

Países do Oriente Médio, Nigéria, Venezuela, Irã, Angola, Congo, Argélia e Rússia são grandes produtores e exportadores de petróleo. Pertencem ou apoiam a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), um organismo com viés monopolista e autoritário. Mas além da terra rica, essas nações têm outras características similares como pobreza, concentração de rendas, aversão a institucionalidade democrática e são dominados…

Continue Reading