Após colocar o Brasil em recessão, Guedes pede paciência
Conecte-se conosco

Política

Após colocar o Brasil em recessão, Guedes pede paciência

”Ponham a mão na consciência”, disse o ministro da Economia defendendo o avanço das reformas. ”Tenho que correr, porque são muitas reformas”, acrescentou

Publicado

em

Atualizado há

Depois de colocar o Brasil em recessão, Guedes pede paciência
Após colocar o Brasil em recessão, Guedes pede paciência (Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, justificou o fraco crescimento da economia neste ano ao fato de que o governo ainda não conseguiu avançar com todas as reformas necessárias para que o país volte a crescer nesses quase oito meses desde a posse do presidente Jair Bolsonaro.  

Até mesmo o chefe do Executivo tem evitado falar sobre o fraco crescimento econômico, mesmo com a reforma da Previdência avançando no Congresso, e tem jogado a responsabilidade para os ombros do “superministro”.

“Quem está criando esses desemprego foram esses quatro meses de governo. Ponham a mão na consciência. Chegou o momento das reformas. Tenho que correr, porque são muitas reformas”, afirmou o ministro durante a abertura do seminário.

O Banco Central divulgou, nesta segunda (12), a prévia do Produto Interno Bruto (PIB), o IBC-Br, com retração de 0,12%, dado, que, se confirmado pelo IBGE, no próximo dia 29, quando serão divulgados os dados das Contas Nacionais, o país terá entrado oficialmente em uma recessão técnica – quando há queda no PIB por dois trimestres seguidos.

Durante o discurso de abertura do seminário, o ministro destacou que o Brasil não consegue crescer como no passado, quando era o destino de vários imigrantes do mundo, porque “prisioneiro de uma armadilha cognitiva da esquerda”. 

“Somos um país rico em recursos naturais mas, mas a economia não cresce porque somos prisioneiros cognitivos de crenças obsoletas”, afirmou o ministro.

“Estamos tentando mudar essa concepção com muitas reformas. O Brasil, que era uma economia dinâmica, virou uma economia estagnada com um regime político que se degenerou”, completou Guedes.

Ao defender as reformas ele criticou os que impedem as reformas avançarem. “Não é fácil aguentar 40 anos de desaforo”, resumiu Guedes. 

O ministro também voltou a defender que o Estado precisa sair do “cangote” do empreendedor e de contribuinte e fez uma analogia de que o país é uma “baleia ferida”, que está sangrando há anos. Mas, ainda de acordo com Guedes, o país voltará a crescer quando todas reformas forem aprovadas. 

Fonte: Correio Braziliense

Política

Maio Furta-Cor: encontro em Jundiaí reúne poder público e sociedade pela saúde mental materna

O vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei que será votado na próxima terça

Publicado

em

Por

Vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei a ser votado. Foto: Arquivo Pessoal

Em encontro realizado na Câmara de Jundiaí, nesta quinta-feira (9), representantes do poder público e profissionais da sociedade civil discutiram os cuidados necessários com a saúde mental materna. O tema é pilar da campanha Maio Furta-Cor, que já existe nacionalmente, e tem sido trabalhada pelo vereador Faouaz Taha. Um projeto de lei de sua autoria, que cria a campanha na…

Continuar lendo

Política

Autoridades apoiam proposta de liberdade religiosa em Jundiaí

Proposta de Emenda à Lei Orgânica garante livre manifestação religiosa em Jundiaí e recebe amplo apoio. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Na noite desta quarta-feira (8), Jundiaí deu um passo importante na defesa da liberdade religiosa, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. A proposta de emenda à Lei Orgânica que assegura o direito à livre manifestação religiosa no município recebeu amplo apoio de autoridades religiosas e da população em geral. O autor da iniciativa, vereador Cristiano Lopes, celebrou a grande…

Continuar lendo

Política

Pesquisa Quaest: 50% dos brasileiros aprovam trabalho de Lula; 47% desaprovam

Publicado

em

Por

Presidente Lula falando ao microfone a frente da bandeira do Brasil
Aprovação do trabalho de Lula caiu um ponto percentual em relação ao último levantamento em fevereiro (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O trabalho realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 50% dos brasileiros, conforme indica a pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira (8). Por outro lado, 47% dos entrevistados desaprovam sua gestão, enquanto 3% dos participantes não sabem ou optaram por não responder. A aprovação do trabalho de Lula oscilou um ponto percentual para…

Continuar lendo

Política

Audiência pública vai tratar da livre manifestação religiosa em Jundiaí

Publicado

em

Por

Vereador Cristino Lopes de Jundiaí
Vereador Cristiano Lopes propõe emenda para proteger direitos religiosos frente a restrições administrativas. (Foto: Arquivo pessoal)

Lideranças religiosas do município participam, no próximo dia 8 (quarta-feira), às 19h, de audiência pública na Câmara Municipal de Jundiaí, para discutir a Proposta de Emenda à Lei Orgânica que assegura a livre manifestação religiosa. De autoria do vereador Cristiano Lopes, a iniciativa tem objetivo de garantir este direito e evitar que “pretextos de ordem administrativa” violem o que já…

Continuar lendo

Política

Mauro Cid volta para casa após ser solto por Moraes e deixar prisão

Publicado

em

Por

Mauro Cid
Mauro Cid deixa a prisão após decisão do STF, sujeito a rigorosas medidas de monitoramento (Foto: Lula Marques/ Agência Brasil)

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi solto na tarde desta sexta-feira (3), após decisão do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF). Cid havia sido preso em março por desrespeitar regras da delação premiada, após vazamento de áudios com críticas à Polícia Federal e ao STF. Apesar da soltura, Cid terá que continuar cumprindo…

Continuar lendo
Publicidade