Decreto do governo retira limites do uso de milho e arroz na cerveja
Connect with us

Política

Decreto do governo retira limites do uso de milho e arroz na cerveja

Anteriormente,  o decreto estabelecia em até 45% o uso de ‘adjuntos cervejeiros’ no lugar da cevada

Published

on

Decreto do governo retira limites do uso de milho e arroz na cerveja
Ministério de Agricultura ressaltou que, mesmo com a retirada dos limites, padrão será mantido (Foto: Getty Images/iStockphoto)

No início da manhã de ontem (9), um decreto do Ministério da Agricultura, publicado no Diário Oficial da União, retirou os limites de uso de milho e outros cereais nas cervejas fabricadas no Brasil.

Anteriormente,  o decreto estabelecia em até 45% o uso de ‘adjuntos cervejeiros’ no lugar da cevada. No entanto, mesmo com a retirada do limite, o Ministério informou ao Valor Econômico que o decreto não altera o limite mínimo de utilização de malte de cevada nas cervejas, por esse limite ser definido pelo item 2.1.5. da Instrução Normativa n°54/2001, ainda em vigor.

“O milho e o arroz são usados como ingredientes na fabricação de cerveja para baratear o custo da produção. É uma fonte menos nobre do que a cevada e, por isso, mais barata”, explicou o sommelier de cervejas José Padilha à Época.

As marcas mais populares de cerveja, segundo o especialista, recorrem ao uso de cereais perto desse limite de 45%: “Ir além deste percentual, do ponto de vista técnico, resultaria em problemas. Seria desvirtuar esta categoria de produto”, disse.

O Ministério disse em nota que não é do seu interesse “revogar ou diminuir tal disposição, pelo contrário, estamos trabalhando para diminuir a desinformação quantos aos ingredientes utilizados em todas as bebidas e promover o emprego e valorização das matérias primas características, como o malte”.

LEIA MAIS

Empresa brasileira desenvolve ‘cerveja instantânea’

Idosas fazem tatuagem de ‘copo de cerveja’ para comemorar 30 anos de amizade

O decreto publicado nesta terça inclui a informação de que “a cerveja poderá ser adicionada de ingrediente de origem vegetal, de ingrediente de origem animal, de coadjuvante de tecnologia e de aditivo a serem regulamentados em atos específicos”. A regulamentação anterior não previa o uso de insumos de origem animal, como mel ou lactose, na cerveja, casos em que a denominação autorizada para o uso no rótulo era de “bebida alcoólica mista”. A possibilidade de usar ingredientes como mel e chocolate na produção foi celebrada pelos cervejeiros artesanais.

O novo decreto também flexibiliza a classificação de uma bebida como cerveja, simplificando-a de “resultante da fermentação, a partir da levedura cervejeira, do mosto de cevada malteada ou de extrato de malte, submetido previamente a um processo de cocção adicionado de lúpulo ou extrato de lúpulo”, excluindo outras diversas exigências anteriores, como a de que o uso de açúcares vegetais diferentes dos provenientes de cereais deve estar limitado a 10% do peso na cerveja clara, 50% no da escura e 10% do extrato primitivo na chamada cerveja extra.

Política

EUA: Moraes nega ida de Bolsonaro à posse de Donald Trump

Um dos principais motivos alegados por Moraes para negar a autorização foi a ausência de um convite formal de Donald Trump.

Published

on

Bolsonaro e Moraes
Foto: Valter Campanato/ Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou, nesta quinta-feira (16), o pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para participar da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. A decisão foi tomada após o STF analisar o caso e considerar os argumentos apresentados. Um dos principais motivos alegados por Moraes para negar a autorização foi…

Continue Reading

Política

Lula sanciona projeto que limita uso de celulares nas escolas

A sanção foi oficializada no Palácio do Planalto, com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e outros representantes da educação.

Published

on

Presidente Lula.
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta segunda-feira (13), o projeto de lei que limita o uso de celulares nas escolas públicas e privadas do Brasil. A medida, aprovada sem vetos, busca regulamentar o uso de smartphones no ambiente escolar, abrangendo desde a pré-escola até o ensino médio. A legislação proíbe o uso de celulares em sala…

Continue Reading

Política

Bolsonaro tenta reaver passaporte para ir à posse de Trump; Moraes cobra comprovação de convite

O passaporte de Jair Bolsonaro foi apreendido em fevereiro de 2024, no âmbito da Operação Tempus Veritatis, conduzida pela Polícia Federal (PF).

Published

on

Jair Bolsonaro e Alexandre de Moraes
Fotos: Alan Santos/PR | Lula Marques/ Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresente um documento oficial do governo dos Estados Unidos comprovando que ele foi formalmente convidado para a cerimônia de posse do presidente estadunidense Donald Trump. A decisão foi proferida neste sábado (11), de acordo com o que estabelece o artigo 236 do…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo