Em moção, vereador Faouaz apoia lei nacional que proíbe vacinas ‘anti-cio’
Conecte-se conosco

Política

Em moção, vereador Faouaz apoia lei nacional que proíbe vacinas ‘anti-cio’

Segundo explicação de profissionais, a vacina ‘anti-cio’ é um anticoncepcional hormonal de longa ação

Publicado

em

Atualizado há

(Foto: divulgação)

Em sessão da próxima terça-feira (10), na Câmara Municipal, será discutida moção do vereador e presidente da Casa, Faouaz Taha, que apoia projeto de lei nacional que proíbe a comercialização e o uso de medicamentos ‘anti-cio’ em todo o território nacional. A moção foi proposta diante de denúncias feitas ao vereador a respeito das chamadas vacinas ‘anti-cio’, muitas vezes aplicadas em gatas e cadelas, sem prescrição médica veterinária, e causadoras de grandes complicações à saúde desses animais.

O projeto de lei nacional (4.853/2020), do deputado Célio Studart Barbosa (PV-CE), tramita na Câmara Federal e alerta para essa comercialização ainda existente, embora o uso do medicamento já seja contraindicado pelos profissionais veterinários. Ao elaborar a moção, o vereador Faouaz consultou a Associação dos Veterinários de Jundiaí e Região que confirmou a contraindicação do uso destes medicamentos como forma de controle do ciclo reprodutivo de animais diante dos altos riscos a que as gatas e cadelas são submetidas. Segundo explicação de profissionais, a vacina ‘anti-cio’ é um anticoncepcional hormonal de longa ação e seu uso indiscriminado pode levar a saúde dos animais a sérios danos, como risco de doenças mamárias e uterinas, que podem levar a óbito.

“Até pensamos em criar um projeto de lei municipal, mas seria inconstitucional, assim, acredito que o reforço à lei nacional, para que ela avance e seja aprovada, é um passo necessário. Esperamos contribuir para a saúde dos animais, com incentivo e meios educativos que lembrem que a castração é o melhor meio para controle populacional, sem fazer com que esses animais sofram”, diz Faouaz.

Política

2ª Turma do STF extingue pena de José Dirceu na Lava Jato

Por 3 votos a 2, ministros avaliaram que pena ‘prescreveu’, ou seja, prazo para punir foi ultrapassado

Publicado

em

Por

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Na mais recente sessão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), realizada nesta terça-feira (21), uma decisão majoritária resultou na extinção da pena do ex-ministro José Dirceu, em uma condenação por corrupção passiva relacionada à operação Lava Jato. Revisão do caso José Dirceu havia sido condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro pela 13ª Vara Federal de Curitiba,…

Continuar lendo

Política

Conheça os pré-candidatos à Prefeitura de Jundiaí nas eleições 2024

Com mais de 310 mil eleitores, Jundiaí se prepara para as eleições municipais de 2024

Publicado

em

Eleitores de Jundiaí se preparam para escolher entre seis pré-candidatos à prefeitura nas eleições municipais de 2024 (Foto: Divulgação)

O cenário político em Jundiaí, cidade com mais de 310 mil eleitores, apresenta seis pré-candidatos à prefeitura para as eleições de 2024. O primeiro turno das eleições municipais está marcado para o dia 6 de outubro, e as negociações por alianças e o lançamento de pré-candidaturas já estão em andamento. Segundo a Justiça Eleitoral, os partidos têm de 20 de…

Continuar lendo

Política

Maio Furta-Cor: encontro em Jundiaí reúne poder público e sociedade pela saúde mental materna

O vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei que será votado na próxima terça

Publicado

em

Por

Vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei a ser votado. Foto: Arquivo Pessoal

Em encontro realizado na Câmara de Jundiaí, nesta quinta-feira (9), representantes do poder público e profissionais da sociedade civil discutiram os cuidados necessários com a saúde mental materna. O tema é pilar da campanha Maio Furta-Cor, que já existe nacionalmente, e tem sido trabalhada pelo vereador Faouaz Taha. Um projeto de lei de sua autoria, que cria a campanha na…

Continuar lendo

Política

Autoridades apoiam proposta de liberdade religiosa em Jundiaí

Proposta de Emenda à Lei Orgânica garante livre manifestação religiosa em Jundiaí e recebe amplo apoio. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Na noite desta quarta-feira (8), Jundiaí deu um passo importante na defesa da liberdade religiosa, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. A proposta de emenda à Lei Orgânica que assegura o direito à livre manifestação religiosa no município recebeu amplo apoio de autoridades religiosas e da população em geral. O autor da iniciativa, vereador Cristiano Lopes, celebrou a grande…

Continuar lendo

Política

Pesquisa Quaest: 50% dos brasileiros aprovam trabalho de Lula; 47% desaprovam

Publicado

em

Por

Presidente Lula falando ao microfone a frente da bandeira do Brasil
Aprovação do trabalho de Lula caiu um ponto percentual em relação ao último levantamento em fevereiro (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O trabalho realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 50% dos brasileiros, conforme indica a pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira (8). Por outro lado, 47% dos entrevistados desaprovam sua gestão, enquanto 3% dos participantes não sabem ou optaram por não responder. A aprovação do trabalho de Lula oscilou um ponto percentual para…

Continuar lendo
Publicidade