Mapeamento de vereador registra cerca de 800 denúncias da soltura de rojão em Jundiaí
Conecte-se conosco

Política

Mapeamento de vereador registra cerca de 800 denúncias da soltura de rojão em Jundiaí

A lei sancionada aguarda regulamentação da prefeitura para fiscalização

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Faouaz no dia da aprovação da lei, em 2020.

Um dos vereadores autores da lei municipal que proíbe a soltura de fogos com estampido, Faouaz Taha, reforçou a campanha de conscientização ‘Festa Legal Não Tem Rojão’ nos últimos dias de dezembro de 2021 para lembrar a proibição e os riscos dos estouros aos animais, crianças, idosos, autistas e acamados. Um carro de som percorreu bairros da cidade com mensagem que informava a existência da lei, aprovada e sancionada em 2020. Além da ação, o mapeamento on-line, de iniciativa do vereador, para monitorar a infração na cidade alcançou cerca de 800 denúncias, número que reúne relatos da soltura em diversas regiões entre os anos de 2020 e 2021.

“Percebemos que a cada ano há uma redução da soltura, muito por conta deste debate que fazemos na cidade desde 2017. Por outro lado, ainda há quem diminua a importância dessa causa, o que nos mostra, mais uma vez, o quanto a conscientização, a informação sobre a existência da lei e sobre os riscos são necessárias. Esse projeto nunca foi fácil. Tivemos resistência para aprovação da lei e, agora, sabemos que falta a fiscalização, mas defendo que sem a conscientização e o respeito aos que sofrem, também não iremos avançar”, analisa Faouaz, também presidente da Câmara de Jundiaí.

O vereador lembra que a lei municipal prevê multa e proíbe apenas a soltura, pois seria ilegal interferir na comercialização. A definição do órgão fiscalizador depende, agora, da prefeitura, o que tem sido cobrado por todos os autores da lei.

Nos condomínios

No final de 2021, os vereadores autores da lei que proíbe os fogos com estampido também tiveram projeto aprovado que prevê, em condomínios residenciais, a divulgação da existência da lei. “Alguns síndicos de condomínios que até gravaram vídeo em apoio à causa. Seguiremos, em 2022, ampliando essa rede e cobrando a regulamentação da fiscalização por parte da prefeitura”, ainda diz Faouaz.

Lei estadual

A proibição da queima, soltura e ainda da comercialização, armazenamento e transporte de fogos de artifício e de artefato pirotécnico de estampido também foi feita no Estado de São Paulo, com lei sancionada pelo governador João Dória em 29 de julho de 2021. A medida se aplica a recintos fechados, ambientes abertos, áreas públicas e locais privados. Fogos que produzem efeitos visuais sem estampidos podem continuar a ser utilizados e comercializados.

Em caso de descumprimento, o valor da multa é de pouco mais de R$ 4,3 mil. Se a infração for cometida por empresa, o valor salta para pouco mais de R$ 11,6 mil. Os valores serão dobrados em caso de reincidência em período inferior a 180 dias.

As denúncias, segundo orientação estadual, podem ser feitas à Polícia Militar, pelo 190. O vereador Faouaz reforça que, neste ano, deverá fazer novas reuniões para alinhar como as leis estadual e municipal podem se complementar e quais órgãos ficarão responsáveis por essa fiscalização na cidade.

Política

Maio Furta-Cor: encontro em Jundiaí reúne poder público e sociedade pela saúde mental materna

O vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei que será votado na próxima terça

Publicado

em

Por

Vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei a ser votado. Foto: Arquivo Pessoal

Em encontro realizado na Câmara de Jundiaí, nesta quinta-feira (9), representantes do poder público e profissionais da sociedade civil discutiram os cuidados necessários com a saúde mental materna. O tema é pilar da campanha Maio Furta-Cor, que já existe nacionalmente, e tem sido trabalhada pelo vereador Faouaz Taha. Um projeto de lei de sua autoria, que cria a campanha na…

Continuar lendo

Política

Autoridades apoiam proposta de liberdade religiosa em Jundiaí

Proposta de Emenda à Lei Orgânica garante livre manifestação religiosa em Jundiaí e recebe amplo apoio. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Na noite desta quarta-feira (8), Jundiaí deu um passo importante na defesa da liberdade religiosa, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. A proposta de emenda à Lei Orgânica que assegura o direito à livre manifestação religiosa no município recebeu amplo apoio de autoridades religiosas e da população em geral. O autor da iniciativa, vereador Cristiano Lopes, celebrou a grande…

Continuar lendo

Política

Pesquisa Quaest: 50% dos brasileiros aprovam trabalho de Lula; 47% desaprovam

Publicado

em

Por

Presidente Lula falando ao microfone a frente da bandeira do Brasil
Aprovação do trabalho de Lula caiu um ponto percentual em relação ao último levantamento em fevereiro (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O trabalho realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 50% dos brasileiros, conforme indica a pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira (8). Por outro lado, 47% dos entrevistados desaprovam sua gestão, enquanto 3% dos participantes não sabem ou optaram por não responder. A aprovação do trabalho de Lula oscilou um ponto percentual para…

Continuar lendo

Política

Audiência pública vai tratar da livre manifestação religiosa em Jundiaí

Publicado

em

Por

Vereador Cristino Lopes de Jundiaí
Vereador Cristiano Lopes propõe emenda para proteger direitos religiosos frente a restrições administrativas. (Foto: Arquivo pessoal)

Lideranças religiosas do município participam, no próximo dia 8 (quarta-feira), às 19h, de audiência pública na Câmara Municipal de Jundiaí, para discutir a Proposta de Emenda à Lei Orgânica que assegura a livre manifestação religiosa. De autoria do vereador Cristiano Lopes, a iniciativa tem objetivo de garantir este direito e evitar que “pretextos de ordem administrativa” violem o que já…

Continuar lendo

Política

Mauro Cid volta para casa após ser solto por Moraes e deixar prisão

Publicado

em

Por

Mauro Cid
Mauro Cid deixa a prisão após decisão do STF, sujeito a rigorosas medidas de monitoramento (Foto: Lula Marques/ Agência Brasil)

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi solto na tarde desta sexta-feira (3), após decisão do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF). Cid havia sido preso em março por desrespeitar regras da delação premiada, após vazamento de áudios com críticas à Polícia Federal e ao STF. Apesar da soltura, Cid terá que continuar cumprindo…

Continuar lendo