PF conclui em 2º inquérito que Adélio agiu sozinho em ataque contra Bolsonaro
Conecte-se conosco

Política

PF conclui em 2º inquérito que Adélio agiu sozinho em ataque contra Bolsonaro

O primeiro inquérito, finalizado ainda em 2018, apresentava a mesma conclusão

Publicado

em

Foto de Jair Bolsonaro levando a facada em 2018
Presidente foi esfaqueado durante um ato de sua companha eleitoral na cidade de Juiz de Fora (MG), em 6 de setembro de 2018 (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A Polícia Federal (PF) concluiu uma segunda investigação que aponta, novamente, não haver mandantes do atentado contra Jair Bolsonaro.

O presidente foi esfaqueado durante um ato de sua companha eleitoral na cidade de Juiz de Fora (MG), em 6 de setembro de 2018.

O inquérito aberto sobre o caso, entregue à Justiça Federal em Minas Gerais, diz que Adélio Bispo de Oliveira “atuou sozinho, por iniciativa própria, tendo sido o responsável pelo planejamento da ação criminosa e sua execução”.

O primeiro inquérito, finalizado ainda em 2018, apresentava a mesma conclusão.

A investigação do atentado foi um dos motivos de discórdias entre o presidente e o ex-ministro da Justiça, Sergio Moro.

No depoimento à PF, o ex-ministro disse que Bolsonaro teve acesso ao trabalho de investigação sobre o caso. Ele ainda revelou que o presidente alegou uma “suposta falta de empenho” da PF para trocar o comando da corporação.

Moro ainda disse que Bolsonaro “não apresentou qualquer contrariedade em relação ao que lhe foi apresentado”.

O ex-integrante do governo disse que a apresentação das informações foi realizada porque entendeu que “não havia sigilo legal” no caso, por Bolsonaro ser a vítima e por envolver a segurança nacional.

Antes da conclusão do segundo inquérito do caso da facada, presidente disse no final de abril que reabriria o caso. “O que for possível a Polícia Federal fazer, dentro da legalidade, para apurar quem pagou o Adélio para me matar”, disse a jornalistas.

No ano passado, a Justiça Federal considerou Adélio Bispo inimputável por transtorno mental. Ele foi diagnosticado com transtorno delirante persistente e cumpre internação no Hospital Psiquiátrico de Custódia Jorge Vaz, em Barbacena (MG).

Apesar do segundo inquérito, a defesa do presidente não recorreu a decisão de pena de Adélio.

Com informações do portal de notícias ‘UOL’.

Política

Maio Furta-Cor: encontro em Jundiaí reúne poder público e sociedade pela saúde mental materna

O vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei que será votado na próxima terça

Publicado

em

Por

Vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei a ser votado. Foto: Arquivo Pessoal

Em encontro realizado na Câmara de Jundiaí, nesta quinta-feira (9), representantes do poder público e profissionais da sociedade civil discutiram os cuidados necessários com a saúde mental materna. O tema é pilar da campanha Maio Furta-Cor, que já existe nacionalmente, e tem sido trabalhada pelo vereador Faouaz Taha. Um projeto de lei de sua autoria, que cria a campanha na…

Continuar lendo

Política

Autoridades apoiam proposta de liberdade religiosa em Jundiaí

Proposta de Emenda à Lei Orgânica garante livre manifestação religiosa em Jundiaí e recebe amplo apoio. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Na noite desta quarta-feira (8), Jundiaí deu um passo importante na defesa da liberdade religiosa, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. A proposta de emenda à Lei Orgânica que assegura o direito à livre manifestação religiosa no município recebeu amplo apoio de autoridades religiosas e da população em geral. O autor da iniciativa, vereador Cristiano Lopes, celebrou a grande…

Continuar lendo

Política

Pesquisa Quaest: 50% dos brasileiros aprovam trabalho de Lula; 47% desaprovam

Publicado

em

Por

Presidente Lula falando ao microfone a frente da bandeira do Brasil
Aprovação do trabalho de Lula caiu um ponto percentual em relação ao último levantamento em fevereiro (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O trabalho realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 50% dos brasileiros, conforme indica a pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira (8). Por outro lado, 47% dos entrevistados desaprovam sua gestão, enquanto 3% dos participantes não sabem ou optaram por não responder. A aprovação do trabalho de Lula oscilou um ponto percentual para…

Continuar lendo

Política

Audiência pública vai tratar da livre manifestação religiosa em Jundiaí

Publicado

em

Por

Vereador Cristino Lopes de Jundiaí
Vereador Cristiano Lopes propõe emenda para proteger direitos religiosos frente a restrições administrativas. (Foto: Arquivo pessoal)

Lideranças religiosas do município participam, no próximo dia 8 (quarta-feira), às 19h, de audiência pública na Câmara Municipal de Jundiaí, para discutir a Proposta de Emenda à Lei Orgânica que assegura a livre manifestação religiosa. De autoria do vereador Cristiano Lopes, a iniciativa tem objetivo de garantir este direito e evitar que “pretextos de ordem administrativa” violem o que já…

Continuar lendo

Política

Mauro Cid volta para casa após ser solto por Moraes e deixar prisão

Publicado

em

Por

Mauro Cid
Mauro Cid deixa a prisão após decisão do STF, sujeito a rigorosas medidas de monitoramento (Foto: Lula Marques/ Agência Brasil)

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi solto na tarde desta sexta-feira (3), após decisão do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF). Cid havia sido preso em março por desrespeitar regras da delação premiada, após vazamento de áudios com críticas à Polícia Federal e ao STF. Apesar da soltura, Cid terá que continuar cumprindo…

Continuar lendo
Publicidade