Tarcísio sancionará lei para fornecimento gratuito de medicamentos à base de cannabis
Conecte-se conosco

Política

Tarcísio sancionará lei para fornecimento gratuito de medicamentos à base de cannabis

O deputado Caio França, autor do projeto, esteve com o governador e entregou um abaixo-assinado com mais de 40 mil assinaturas e notas de apoio

Publicado

em

Atualizado há

Governador recebeu do deputado Caio França um abaixo assinado a favor da sanção. Foto: Reprodução/Redes Sociais

No final de 2022, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou o PL 1.180/19, de autoria do deputado estadual Caio França (PSB), garantindo o fornecimento de medicamentos baseados em cannabis no Sistema Único de Saúde (SUS) de São Paulo.

O deputado Caio França celebrou a aprovação do projeto nas redes sociais. “Vai ter cannabis medicinal no SUS em São Paulo! Acabamos de aprovar o meu PL 1.180/19 que garante a inclusão dos medicamentos à base da cannabis no SUS! Uma vitória das famílias de autistas, pessoas com síndromes raras, Parkinson e outras patologias!”, comemorou.

Desde 2015, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite a importação de medicamentos baseados em cannabis, graças à mobilização de organizações sociais, familiares e pessoas com doenças que encontraram melhores resultados com estes medicamentos em comparação aos tratamentos tradicionais.

Entre as doenças para as quais os medicamentos baseados em cannabis se mostraram altamente eficazes estão síndromes raras, autismo, Parkinson, fibromialgia e outras patologias.

No entanto, apesar da decisão da Anvisa ser um passo adiante, ela só permite a importação e comercialização de tais medicamentos, o que restringe o acesso devido ao seu alto custo.

Com o objetivo de garantir o acesso a esses medicamentos, famílias e organizações sociais começaram a se mobilizar para que eles fossem fornecidos pelo SUS. E agora, este objetivo está a um passo de se tornar realidade no estado de São Paulo.

Contudo, com a aprovação do PL, havia uma incerteza se o governador Tarcísio Freitas (Republicanos), que foi ministro de Bolsonaro, iria sancionar o projeto. De acordo com informações do UOL, Tarcísio deve sancionar a lei ainda nesta terça-feira (31).

Na segunda-feira (30), o deputado Caio França, autor do projeto, esteve com o governador Tarcísio Freitas e entregou um abaixo-assinado com mais de 40 mil assinaturas e notas de apoio que apontam a importância da sanção do Projeto à saúde de milhares de pessoas.

Política

Conheça os pré-candidatos à Prefeitura de Jundiaí nas eleições 2024

Com mais de 310 mil eleitores, Jundiaí se prepara para as eleições municipais de 2024

Publicado

em

Eleitores de Jundiaí se preparam para escolher entre seis pré-candidatos à prefeitura nas eleições municipais de 2024 (Foto: Divulgação)

O cenário político em Jundiaí, cidade com mais de 310 mil eleitores, apresenta seis pré-candidatos à prefeitura para as eleições de 2024. O primeiro turno das eleições municipais está marcado para o dia 6 de outubro, e as negociações por alianças e o lançamento de pré-candidaturas já estão em andamento. Segundo a Justiça Eleitoral, os partidos têm de 20 de…

Continuar lendo

Política

Maio Furta-Cor: encontro em Jundiaí reúne poder público e sociedade pela saúde mental materna

O vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei que será votado na próxima terça

Publicado

em

Por

Vereador Faouaz Taha tem trabalhado a temática com um projeto de lei a ser votado. Foto: Arquivo Pessoal

Em encontro realizado na Câmara de Jundiaí, nesta quinta-feira (9), representantes do poder público e profissionais da sociedade civil discutiram os cuidados necessários com a saúde mental materna. O tema é pilar da campanha Maio Furta-Cor, que já existe nacionalmente, e tem sido trabalhada pelo vereador Faouaz Taha. Um projeto de lei de sua autoria, que cria a campanha na…

Continuar lendo

Política

Autoridades apoiam proposta de liberdade religiosa em Jundiaí

Proposta de Emenda à Lei Orgânica garante livre manifestação religiosa em Jundiaí e recebe amplo apoio. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Na noite desta quarta-feira (8), Jundiaí deu um passo importante na defesa da liberdade religiosa, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. A proposta de emenda à Lei Orgânica que assegura o direito à livre manifestação religiosa no município recebeu amplo apoio de autoridades religiosas e da população em geral. O autor da iniciativa, vereador Cristiano Lopes, celebrou a grande…

Continuar lendo

Política

Pesquisa Quaest: 50% dos brasileiros aprovam trabalho de Lula; 47% desaprovam

Publicado

em

Por

Presidente Lula falando ao microfone a frente da bandeira do Brasil
Aprovação do trabalho de Lula caiu um ponto percentual em relação ao último levantamento em fevereiro (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O trabalho realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 50% dos brasileiros, conforme indica a pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira (8). Por outro lado, 47% dos entrevistados desaprovam sua gestão, enquanto 3% dos participantes não sabem ou optaram por não responder. A aprovação do trabalho de Lula oscilou um ponto percentual para…

Continuar lendo

Política

Audiência pública vai tratar da livre manifestação religiosa em Jundiaí

Publicado

em

Por

Vereador Cristino Lopes de Jundiaí
Vereador Cristiano Lopes propõe emenda para proteger direitos religiosos frente a restrições administrativas. (Foto: Arquivo pessoal)

Lideranças religiosas do município participam, no próximo dia 8 (quarta-feira), às 19h, de audiência pública na Câmara Municipal de Jundiaí, para discutir a Proposta de Emenda à Lei Orgânica que assegura a livre manifestação religiosa. De autoria do vereador Cristiano Lopes, a iniciativa tem objetivo de garantir este direito e evitar que “pretextos de ordem administrativa” violem o que já…

Continuar lendo