Connect with us

Política

Tarcísio sancionará lei para fornecimento gratuito de medicamentos à base de cannabis

O deputado Caio França, autor do projeto, esteve com o governador e entregou um abaixo-assinado com mais de 40 mil assinaturas e notas de apoio

Published

on

Atualizado há

Foto: Reprodução/Redes Sociais

No final de 2022, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou o PL 1.180/19, de autoria do deputado estadual Caio França (PSB), garantindo o fornecimento de medicamentos baseados em cannabis no Sistema Único de Saúde (SUS) de São Paulo.

O deputado Caio França celebrou a aprovação do projeto nas redes sociais. “Vai ter cannabis medicinal no SUS em São Paulo! Acabamos de aprovar o meu PL 1.180/19 que garante a inclusão dos medicamentos à base da cannabis no SUS! Uma vitória das famílias de autistas, pessoas com síndromes raras, Parkinson e outras patologias!”, comemorou.

Desde 2015, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite a importação de medicamentos baseados em cannabis, graças à mobilização de organizações sociais, familiares e pessoas com doenças que encontraram melhores resultados com estes medicamentos em comparação aos tratamentos tradicionais.

Entre as doenças para as quais os medicamentos baseados em cannabis se mostraram altamente eficazes estão síndromes raras, autismo, Parkinson, fibromialgia e outras patologias.

No entanto, apesar da decisão da Anvisa ser um passo adiante, ela só permite a importação e comercialização de tais medicamentos, o que restringe o acesso devido ao seu alto custo.

Com o objetivo de garantir o acesso a esses medicamentos, famílias e organizações sociais começaram a se mobilizar para que eles fossem fornecidos pelo SUS. E agora, este objetivo está a um passo de se tornar realidade no estado de São Paulo.

Contudo, com a aprovação do PL, havia uma incerteza se o governador Tarcísio Freitas (Republicanos), que foi ministro de Bolsonaro, iria sancionar o projeto. De acordo com informações do UOL, Tarcísio deve sancionar a lei ainda nesta terça-feira (31).

Na segunda-feira (30), o deputado Caio França, autor do projeto, esteve com o governador Tarcísio Freitas e entregou um abaixo-assinado com mais de 40 mil assinaturas e notas de apoio que apontam a importância da sanção do Projeto à saúde de milhares de pessoas.

Política

STF inicia julgamento que pode tornar Bolsonaro réu nesta terça-feira (25)

Às 9h30, Primeira Turma do STF analisa denúncia da PGR sobre tentativa de golpe de Estado.

Published

on

Nesta terça-feira (25), o Supremo Tribunal Federal (STF) começa a análise do caso envolvendo oito denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR), acusados de tentativa de golpe de Estado em 2022, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro. Os denunciados foram indiciados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado por violência…

Continue Reading

Política

STF tem maioria pela condenação de Carla Zambelli por porte ilegal de armas

O relator do processo, ministro Gilmar Mendes, propôs uma pena de 5 anos e 3 meses de prisão para a parlamentar.

Published

on

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) alcançaram maioria para condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo. Até o momento, seis ministros votaram a favor da condenação, consolidando a decisão. O relator do processo, ministro Gilmar Mendes, propôs uma pena de 5…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo