Após polêmica, Stanley confirma presença de chumbo em copos térmicos
Conecte-se conosco

Saúde

Após polêmica, Stanley confirma presença de chumbo em copos térmicos

Segundo a empresa, revestimento de aço inoxidável impede o contato direto do metal tóxico com o consumidor

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Reprodução/Stanley

Na última semana, os copos térmicos da marca Stanley foram alvo de controvérsias nas redes sociais, gerando preocupação entre os consumidores. A polêmica teve início quando usuários realizaram testes rápidos, alegando detectar a presença de chumbo nos produtos.

A fabricante confirmou que os copos Stanley realmente contêm chumbo em sua composição, sendo utilizado como material de vedação na base do copo. No entanto, a empresa assegura que um revestimento de aço inoxidável impede o contato direto com o consumidor.

Em nota, a Stanley esclareceu que “não há chumbo em parte alguma da superfície de seus produtos que entre em contato com o consumidor, ou com líquidos e alimentos que estejam sendo consumido”. Os copos térmicos possuem paredes duplas e isolamento a vácuo, garantindo a conservação da temperatura de bebidas.

A empresa destacou que o chumbo na área de vedação é coberto por uma camada não removível de aço inoxidável, tornando-o inacessível aos consumidores. Mesmo em casos extremos de a tampa se soltar, a exposição do selante ao conteúdo ou ao usuário seria improvável, segundo a Stanley.

A fabricante assegurou que seus produtos atendem a todas as normas regulatórias dos Estados Unidos e realiza testes e validações por meio de laboratórios terceirizados credenciados pela FDA (agência de vigilância sanitária americana).

Riscos

O chumbo é reconhecido como um metal tóxico, absorvível pelo corpo por inalação de partículas finas, vapores ou ingestão de compostos solúveis. A Stanley reforçou que, se isolado do consumidor, não representa riscos. Recomenda-se cautela em casos de danos físicos ao copo térmico, como trincos ou rachaduras, que possam expor seu interior ao contato humano.

O toxicologista e patologista clínico Álvaro Pulchinelli, presidente da SPBC/ML, em entrevista à Folha de S. Paulo, afirmou que a intoxicação por chumbo ocorre apenas com exposição efetiva ao metal. Ele ressaltou que, se o copo estiver íntegro, não há risco de intoxicação, destacando a importância de evitar exposição direta ao chumbo.

Pulchinelli mencionou que o chumbo é comumente utilizado em várias indústrias, como tintas e vernizes, e enfatizou a segurança quando isolado do ambiente. Alertou para cuidados em caso de danos físicos ao copo térmico, destacando que a intoxicação por chumbo pode ter efeitos graves no organismo, especialmente em crianças.

O Unicef, em um relatório de 2020, apontou a preocupação global com a exposição ao chumbo, afetando milhões de crianças. Este metal pesado é reconhecido como neurotoxina, e a exposição na infância pode causar danos irreparáveis. Adultos também enfrentam riscos, como doenças cardiovasculares, associadas à exposição ao chumbo.

Bem-estar

Lip Gloss: especialista explica como procedimento transforma seus lábios

Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação, conta que técnica vai além da estética

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Nos últimos anos, a busca por procedimentos estéticos que realcem a beleza natural tem ganhado cada vez mais espaço. Entre essas tendências está o Lip Gloss, uma técnica promissora que promove a hidratação e revitalização dos lábios. O procedimento Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação de sobrancelhas e lábios, explica que a técnica do Lip Gloss envolve a aplicação de um…

Continuar lendo

Saúde

“Não ouvi o choro do meu bebê ao nascer”, conta mãe de UTI

Josenilda Pedreira Alves é mãe de Dario, um bebê prematuro extremo, que nasceu em janeiro com 26 semanas de vida e somente 809 gramas; eles se preparam para ir juntos para casa logo após o Dia das Mães, depois de 112 dias dentro da UTI

Publicado

em

Por

Josenilda Pedreira Alves com o filho na UTI neonatal. Foto: Diego Padgurschi/Agência Einstein

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein  Se para toda mãe, a maternidade é uma caixinha de surpresas, rodeada de dúvidas e incertezas, para as mães de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) as angústias são ainda mais latentes. Prestes a dar à luz seu primeiro filho, a enfermeira em radiodiagnóstico Josenilda Pedreira Alves, 37 anos, soube na sala de parto que…

Continuar lendo

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo
Publicidade