Connect with us

Saúde

Bactéria em banheira de hidro deixa uma vítima fatal

Cerca de 120 pessoas foram infectadas pela bactéria e precisaram ser hospitalizadas

Published

on

Atualizado há

Um surto da chamada doença dos legionários, que leva à morte, pode ter sido provocado por banheiras de hidromassagem expostas em uma feira no Centro Agrícola da cidade de Fletcher, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, em setembro. 

Após contato com o vapor da água contaminada pela bactéria Legionella, cerca de 120 pessoas foram infectadas e uma morreu, segundo o jornal norte-americano The New York Times. Outras oito ainda tiveram febre de Pontiac, uma forma mais branda da doença (não pneumônica), e 80 pacientes foram hospitalizados.

A presença da bactéria no local foi detectada em uma amostra de água retirada da pia de um dos banheiros femininos, mas acredita-se que ainda não seja essa a fonte do surto, segundo o canal de TV norte-americano CNN. Testes ainda estão pendentes.

Para contrair a doença dos legionários ou a febre de Pontiac, é preciso respirar a bactéria em aerossol, o que significa pequenas gotículas como névoas ou vapores.

Essas primeiras descobertas sugerem que a Legionella foi capaz de crescer em banheiras de hidromassagem ou em qualquer outro local do centro de eventos, levando à exposição pela respiração em água aerossolizada que continha as bactérias.

Segundo o Manual Merck de Diagnóstico e Tratamento, a Legionella causa pneumonia, com sintomas que lembram o vírus influenza, como febre alta, calafrios, mal-estar, dor no corpo e dor de cabeça. Algumas pessoas também têm náusea, diarreia aquosa, dor abdominal e tosse.

A doença é tratada com antibióticos. De acordo com a CNN, essa bactéria é encontrada naturalmente no ambiente, mas pode se tornar um problema de saúde quando se espalha em sistemas de água feitos pelo homem, como tanques de água quente, ar condicionado, fontes decorativas e banheiras de hidromassagem.

Cerca de 170 mil pessoas passaram pela Mountain State Fair, a feira realizada entre 6 e 15 de setembro onde aconteceu a contaminação.

Fonte: R7 Notícias

Saúde

Médico do Hospital São Vicente de Jundiaí faz alerta sobre cuidados com a saúde no outono

Dr. Eduardo Leme Ferreira destaca a hidratação, uso de ambientes arejados e higiene das mãos como medidas essenciais.

Published

on

Com a chegada do outono, a queda nas temperaturas e o clima mais seco favorecem o aumento de doenças respiratórias, alergias e viroses, afetando principalmente crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. Por isso, especialistas recomendam cuidados essenciais para prevenir complicações de saúde nesta estação. 📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no…

Continue Reading

Saúde

Oncologista do Hospital São Vicente, em Jundiaí, esclarece principais informações sobre o câncer de pâncreas

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, esse tipo de câncer ocupa a 14ª posição entre os mais frequentes no Brasil, sendo agressivo.

Published

on

O câncer de pâncreas é uma doença agressiva e de difícil diagnóstico, que frequentemente é descoberta em estágios avançados. Recentemente, o guitarrista Tony Bellotto, da banda Titãs, revelou em suas redes sociais ter sido diagnosticado com um tumor no pâncreas. Ele passará por uma cirurgia e precisará se afastar dos palcos durante o tratamento. De acordo com o Instituto Nacional…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo