Com as Festas Juninas quem resiste a uma boa paçoquinha? Ninguém. O tradicional doce de amendoim é uma verdadeira tentação para quem busca emagrecer.
De acordo com a nutricionista e educadora física, Paula Cavalini, explicou ao portal Vix, que o ganho de peso pelo consumo de paçoquinha pode acontecer não pela ingestão do doce em si, mas em casos de superávit no valor energético que a pessoa consumir.
“A pessoa só vai engordar se ela consumir acima do valor energético para ela. O que engorda não é nenhum alimento isolado e sim a dieta do dia todo. Se a pessoa seguir um plano alimentar que contenha a paçoquinha e ela consumir menos calorias do que gasta, ela pode até emagrecer comendo a paçoquinha”, detalha.
LEIA TAMBÉM:
Pizza no café da manhã é mais saudável do que cereais, diz nutricionista
7 motivos para treinar nesse friozinho
No entanto, a nutricionista alerta que esse tipo de raciocínio só vale para o consumo de uma unidade e é preciso cuidado com exageros na hora de saborear o doce, uma vez que as colorias de uma paçoca por gramagem de produto são altas. Paula afirma que uma unidade de 22 gramas tem 110 calorias.
Para quem não quer fugir da dieta se liga nessas comparações da nutricionista:
- 1 paçoquinha = 1 bola de sorvete de chocolate;
- 1 paçoquinha = 1 unidade de 25 gramas de chocolate;
- 2 paçoquinhas = 1 coxinha grande;
- 3 paçoquinhas = 1 fatia de pizza de mussarela;
- 6 paçoquinhas = 1 chesse bacon com maionese.
Apesar do alerta da especialista, eles não significam que o doce tenha que ser banido da sua vida. Muito pelo contrário, ela pode ser consumida de modo equilibrado e saudável.
“Consumir uma unidade após uma refeição no dia, de preferência segurando nas outras refeições, não vai engordar. O balanço calórico é fundamental para garantir a saúde”, finaliza a profissional.
Fonte: Vix