Especialista do HSV fala sobre equilíbrio na alimentação e hábitos saudáveis
Conecte-se conosco

Bem-estar

Especialista do HSV fala sobre equilíbrio na alimentação e hábitos saudáveis

Publicado

em

Atualizado há

O prato que compõe as refeições, como o almoço e o jantar, deve ser variado e colorido (Foto: Freepik)

Seja para ter, recuperar e, especialmente, manter a boa saúde, uma das primeiras recomendações dos profissionais da área é que o indivíduo esteja bem nutrido. Mas, na prática, o que isso significa? A supervisora do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), Thaís Freire, explica: “uma pessoa bem nutrida é aquela que mantém uma alimentação saudável e equilibrada com todos os componentes da dieta como proteína, carboidrato, lipídeo (gordura) e vegetais”.

A visão da profissional vai ao encontro da proposta do Dia Mundial da Saúde e Nutrição, comemorado no próximo domingo, 31 de março. A data chama a atenção da sociedade sobre a importância de adotar bons hábitos alimentares. No entanto, de que forma é possível aplicá-los?

Segundo o Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, o nutriente é definido como uma “substância que fornece nutrição, especialmente um elemento mineral ou composto alimentício, fundamental para o desenvolvimento e funcionamento dos seres vivos”, isso porque, dentro do organismo, cada composto exerce uma função específica, de acordo com a nutricionista da unidade hospitalar.

“Quando falamos em nutrientes, temos os macronutrientes como os carboidratos, responsáveis por fornecer energia, e as proteínas, construtoras e reconstrutoras que auxiliam no ganho de massa magra, incluindo o transporte de outros nutrientes. Há, também, os micronutrientes: as vitaminas e os minerais que exercem um papel importante no corpo humano, como a produção hormonal, por exemplo, a síntese de enzimas”, afirma a especialista.

A relação entre quantidade, qualidade e, principalmente, frequência também deve ser colocada na balança. “A alimentação faz parte da nossa vida. Optar por comer um lanche ou uma pizza no final de semana faz parte de um hábito saudável pelo fato de você estar com pessoas queridas e isso é necessário. Não há problema em consumir esse tipo de alimento esporadicamente. O problema está na troca, no consumo diário”, enfatiza.

Embora a alimentação seja a principal maneira de aproveitar os benefícios de uma dieta saudável e equilibrada, especialmente pela redução no consumo de industrializados e investimento em alimentos naturais, Thaís garante que é possível ir além. “É necessário incluir a prática de atividade física e modular os níveis de estresse. Muitos nutricionistas têm indicado a meditação”, aconselha a profissional.

Bem-estar

Procon-SP mostra queda no preço dos repelentes e falta do produto no mercado

Publicado

em

Por

Mãe aplicando repelente em filho
Proteja-se contra a dengue: repelentes eficazes disponíveis em São Paulo, segundo dados recentes do Procon-SP (Foto: Canva)

Uma pesquisa realizada pelo Procon-SP constatou uma queda de 5,92% no preço médio dos repelentes contra insetos na última semana. O valor médio, que era de R$ 25 na pesquisa anterior, realizada em 28 de março, passou para R$ 23,52. Apesar da queda no preço, os especialistas do Procon-SP alertam para a falta de variedade de produtos disponíveis no mercado.…

Continuar lendo

Bem-estar

Governo de São Paulo distribui dose única de vacina contra o HPV

A vacinação contra o HPV protege contra cânceres de colo do útero, pênis, orofaringe e também verrugas genitais.

Publicado

em

Por

A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 80% da população sexualmente ativa será contaminada pelo HPV em algum momento da vida (Foto: Canva)

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo começará a distribuir dose única da vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano) no Sistema Único de Saúde (SUS). A recomendação é para imunização de crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal nessa faixa etária. Além disso, imunossuprimidos e vítimas de violência sexual também…

Continuar lendo

Bem-estar

Por que o álcool é tão perigoso para o cérebro dos jovens

Publicado

em

Por

Foto: Freepik / imagem gerada por IA

O consumo de álcool é um tema recorrente em debates sobre saúde pública, especialmente quando se trata do seu impacto nos jovens. Embora as repercussões físicas do consumo excessivo de álcool sejam amplamente conhecidas, é fundamental entender por que o álcool é particularmente perigoso para o cérebro dos jovens. Este artigo explora as razões pelas quais o álcool é especialmente…

Continuar lendo

Bem-estar

Grupo Medula Óssea Jundiaí celebra 10 anos com campanha de cadastramento de doadores

Em parceria com o Hemocentro da Unicamp, o grupo de voluntários promove campanha de cadastramento no dia 6 de abril, no Grendacc.

Publicado

em

Por

Campanha de doação de medula ossea
Veja como ser doador de medula óssea (Foto: Freepik)

A chance de encontrar um doador de medula óssea compatível entre pessoas sem laço de parentesco é de uma em 100 mil. . Entre pessoas da mesma família, a probabilidade é de 25%. Os dados são do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Ainda de acordo com o Redome, quanto maior o número de doadores cadastrados, maiores…

Continuar lendo

Bem-estar

Personalização de planos de treino na academia atende diferentes objetivos fitness

Com ajuda do professor Willian Azevedo, da Academia Céltica, exploraremos quais tipos de exercícios devem estar nos seus treinos personalizados para conquistar seus objetivos.

Publicado

em

Por

Foto: Canva Pro

A academia desempenha um papel crucial na busca por uma vida mais saudável e um corpo em forma. No entanto, cada pessoa tem objetivos diferentes ao entrar na academia, seja perder peso, ganhar massa muscular ou melhorar o "cardio". Assim, para atender a esses objetivos de forma eficaz, você deve consultar um personal trainer ou professor na academia para personalizar…

Continuar lendo