Estudo mostra mudança nos hábitos alimentares dos brasileiros durante a pandemia
Connect with us

Bem-estar

Estudo mostra mudança nos hábitos alimentares dos brasileiros durante a pandemia

O estudo foi realizado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP).

Published

on

Prato com tomates cortados
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Um estudo realizado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP) analisou as mudanças no hábitos alimentares do brasileiro na pandemia. A pesquisa está sendo realizada com cerca de 80 mil participantes e começou em janeiro de 2020. Nos primeiros resultados, mostrou-se um aumento geral no consumo frequente de frutas, hortaliças e feijão, de 40,2% para 44,6%.

Além disso, as regiões Norte e Nordeste, e também pessoas de escolaridade baixa, aumentaram o consumo de alimentos ultraprocessados e industrializados. Esse tipo de alimentação contém altos níveis de açúcares, corantes, aromatizantes e conservantes.

Desigualdade social e problemas alimentares

Os pesquisadores do NutriNet Brasil analisaram que os resultados da pesquisa sugerem que a resposta do comportamento alimentar tem relação à desigualdade social.

Assim, para realizar o estudo, os pesquisadores aplicaram o mesmo questionário antes da pandemia (entre 26 de janeiro e 15 de fevereiro) e depois da pandemia (entre 10 e 19 de maio). No geral, a amostra teve a maior participação de adultos de 18 a 39 anos (51,1%), mulheres (78%) residentes da região Sudeste (61%) e escolaridade maior que 12 anos de estudo (85,1%).

De acordo com o coordenador do NutriNet Brasil, Carlos Monteiro, o aumento de consumo dos alimentos processados se devem ao aumento da publicidade neste período. Porém, o consumo deste tipo de alimento facilita os riscos de doenças crônicas, como aumento da pressão arterial e diabetes, que deixam as pessoas mais expostas à letalidade do coronavírus. Ao mesmo tempo, alimentos minimamente processados ou naturais fortalecem os sistemas de defesa do corpo.

“A mudança positiva no comportamento alimentar poderia ser explicada por alguns fatores. As novas configurações causadas pela pandemia na rotina das pessoas podem ter as estimulado a cozinharem mais e a consumirem mais refeições dentro de casa. Além disso, uma eventual preocupação em melhorar a alimentação e, consequentemente, as defesas imunológicas do organismo poderiam ser consideradas”, disse o professor.

A professora Renata Bertazzi, do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP informou que o estudo tem a duração de 10 anos e deve analisar 200 mil voluntários. Para ser voluntário, basta se inscrever no site do NutriNet Brasil e preencher o formulário.

Bem-estar

Mau hálito? Saiba quais as causas mais comuns e como combater o problema

Apesar de ser frequentemente associada à má higiene bucal, suas causas podem ser diversas. Confira.

Published

on

como combater mau hálito
Foto: Canva

O mau hálito, conhecido cientificamente como halitose, é um problema que atinge uma parcela significativa da população e pode ter impacto direto na vida social e profissional das pessoas. Mais do que apenas um desconforto momentâneo, a halitose pode ser um indicativo de problemas bucais ou até de condições sistêmicas de saúde. Apesar de ser frequentemente associada à má higiene…

Continue Reading

Bem-estar

Começando 2025 com o pé direito: veja como o crossfit pode tornar suas metas em realidade

Se você está buscando uma forma de começar o ano com o pé direito, o CrossFit pode ser a solução para transformar suas promessas de ano novo em realidade.

Published

on

Crossfit Damata em Jundiaí
Foto: Divulgação/CrossFit Damata

O início de um novo ano é o momento ideal para reavaliar metas e estabelecer novos objetivos na vida profissional e pessoal, e entre as resoluções mais comuns estão adotar uma vida mais saudável e entrar em forma. No entanto, para quem já tentou academias tradicionais sem sucesso, encontrar uma atividade que combine desafio, motivação e resultados pode parecer uma…

Continue Reading

Bem-estar

Como escolher o melhor colchão: dicas essenciais para garantir sua saúde e conforto

Confira nossas dicas para acertar na escolha e garantir noites de sono reparadoras e saúde a longo prazo.

Published

on

Como escolher o melhor colchão
Foto: Canva

Um bom colchão é fundamental para a qualidade do sono e para a saúde do corpo. Escolher o modelo ideal pode parecer uma tarefa complicada diante das inúmeras opções disponíveis no mercado. Entretanto, compreender as características e os materiais dos colchões pode fazer toda a diferença. Confira nossas dicas para acertar na escolha e garantir noites de sono reparadoras e…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content