Páscoa: a partir de qual idade é seguro oferecer chocolate para crianças?
Conecte-se conosco

Bem-estar

Páscoa: a partir de qual idade é seguro oferecer chocolate para crianças?

O consumo de doces antes da idade indicada pode causar maior risco de obesidade infantil, desenvolvimento de diabetes, cáries, entre outras doenças.

Publicado

em

Atualizado há

Criança comendo chocolate
A nutricionista Liliana Dino explica como introduzir o chocolate da maneira correta na alimentação da criança (Foto: pinstock/CanvaPro)

A Páscoa é considerada a data mais doce do ano, época em que as famílias se reúnem e se presenteiam com chocolates e doces. Mas se você tem crianças em casa, isso pode ser algo a se atentar.

É comum que os pais e responsáveis se questionem, principalmente nesta época do ano, se podem oferecer chocolates às crianças. A resposta dos especialistas é: depende da idade. O paladar se constrói desde o período da amamentação. Com o passar do tempo, inicia-se a introdução alimentar, que segue até meados dos dois anos de idade.

De acordo com a nutricionista Liliana Dino, da Unimed Jundiaí, até essa idade o recomendado é evitar que a criança consuma açúcar. “Nos dois primeiros anos de vida da criança, a alimentação tem um papel fundamental para o crescimento e desenvolvimento, para a formação de hábitos saudáveis e manutenção da saúde. A alimentação inicia-se com o aleitamento materno e evolui para preparações onde priorizamos os alimentos in natura ou minimamente processados, como arroz, feijão, frutas, legumes e verduras, carnes e ovos.”

Após esse período, é recomendado começar a introduzir o açúcar na alimentação do pequeno aos poucos.

“Somente depois dos 3 anos, a oferta de pequenas quantidades de alimentos com açúcar não afetará a aceitação de outros alimentos. Importante lembrar que os alimentos de sabor doce são os de preferência da criança, pois o sabor doce é inato do ser humano. Portanto, é necessário orientar e controlar o consumo e a quantidade desses alimentos. Além disso, quando há ingestão de grandes quantidades de doces a criança pode apresentar diarreia, vômitos e mal-estar”, explica a médica.

Mas e a Páscoa?

Se você quer inserir seu filho nas celebrações de Páscoa, mas ainda se preocupa com sua saúde, há alternativas. “O ideal é priorizar os doces que contenham maior teor de cacau, por conta dos benefícios. As receitas que mesclam outros frutos, sementes e grãos são ainda mais bem-vindas, tanto em relação ao sabor quanto em relação ao valor nutricional”, detalha a Dr. Liliana.

Chocolate no dia a dia

Especialistas indicam diferentes quantidades diárias de chocolate, o que depende da idade da criança, tipo de chocolate, teor de cacau e quantidade de cafeína e chocolate. De acordo com a nutricionista, a recomendação seria, por exemplo:

  • Dos 3 aos 6 anos de idade > 10 gramas de chocolate por dia (cerca de um quadradinho)
  • Dos 7 aos 10 anos > 15 gramas por dia (cerca de dois quadradinhos de chocolate)

“O cacau na quantidade adequada, junto com uma alimentação variada e rica em alimentos fontes de fibras – tais como frutas e vegetais – possui capacidade antioxidante e alto teor de flavonoides que atua como coadjuvante na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e promove sensação de prazer e bem-estar. Mas, lembre-se: a alimentação equilibrada deve ser composta por refeições coloridas, com diferentes texturas para assim, promover saúde”, finaliza a especialista.

Bem-estar

Procon-SP mostra queda no preço dos repelentes e falta do produto no mercado

Publicado

em

Por

Mãe aplicando repelente em filho
Proteja-se contra a dengue: repelentes eficazes disponíveis em São Paulo, segundo dados recentes do Procon-SP (Foto: Canva)

Uma pesquisa realizada pelo Procon-SP constatou uma queda de 5,92% no preço médio dos repelentes contra insetos na última semana. O valor médio, que era de R$ 25 na pesquisa anterior, realizada em 28 de março, passou para R$ 23,52. Apesar da queda no preço, os especialistas do Procon-SP alertam para a falta de variedade de produtos disponíveis no mercado.…

Continuar lendo

Bem-estar

Governo de São Paulo distribui dose única de vacina contra o HPV

A vacinação contra o HPV protege contra cânceres de colo do útero, pênis, orofaringe e também verrugas genitais.

Publicado

em

Por

A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 80% da população sexualmente ativa será contaminada pelo HPV em algum momento da vida (Foto: Canva)

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo começará a distribuir dose única da vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano) no Sistema Único de Saúde (SUS). A recomendação é para imunização de crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal nessa faixa etária. Além disso, imunossuprimidos e vítimas de violência sexual também…

Continuar lendo

Bem-estar

Por que o álcool é tão perigoso para o cérebro dos jovens

Publicado

em

Por

Foto: Freepik / imagem gerada por IA

O consumo de álcool é um tema recorrente em debates sobre saúde pública, especialmente quando se trata do seu impacto nos jovens. Embora as repercussões físicas do consumo excessivo de álcool sejam amplamente conhecidas, é fundamental entender por que o álcool é particularmente perigoso para o cérebro dos jovens. Este artigo explora as razões pelas quais o álcool é especialmente…

Continuar lendo

Bem-estar

Grupo Medula Óssea Jundiaí celebra 10 anos com campanha de cadastramento de doadores

Em parceria com o Hemocentro da Unicamp, o grupo de voluntários promove campanha de cadastramento no dia 6 de abril, no Grendacc.

Publicado

em

Por

Campanha de doação de medula ossea
Veja como ser doador de medula óssea (Foto: Freepik)

A chance de encontrar um doador de medula óssea compatível entre pessoas sem laço de parentesco é de uma em 100 mil. . Entre pessoas da mesma família, a probabilidade é de 25%. Os dados são do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Ainda de acordo com o Redome, quanto maior o número de doadores cadastrados, maiores…

Continuar lendo

Bem-estar

Personalização de planos de treino na academia atende diferentes objetivos fitness

Com ajuda do professor Willian Azevedo, da Academia Céltica, exploraremos quais tipos de exercícios devem estar nos seus treinos personalizados para conquistar seus objetivos.

Publicado

em

Por

Foto: Canva Pro

A academia desempenha um papel crucial na busca por uma vida mais saudável e um corpo em forma. No entanto, cada pessoa tem objetivos diferentes ao entrar na academia, seja perder peso, ganhar massa muscular ou melhorar o "cardio". Assim, para atender a esses objetivos de forma eficaz, você deve consultar um personal trainer ou professor na academia para personalizar…

Continuar lendo
Publicidade