Os riscos do beijo na boca: confira dicas de como aproveitar o carnaval com segurança
Conecte-se conosco

Bem-estar

Os riscos do beijo na boca: confira dicas de como aproveitar o carnaval com segurança

Diversão e beijo na boca são sinônimos de Carnaval, mas os foliões podem correr riscos reais à saúde. Saiba mais.

Publicado

em

Atualizado há

Pessoas se beijando no Carnaval
Foto: Canva Pro

Verão, calor e muito beijo na boca são palavras-chave quando o assunto é Carnaval. Mas atenção, beijoqueiro: você sabia que o hábito de conhecer algumas bocas nos bloquinhos pode trazer riscos reais à sua saúde?

De acordo com especialistas, o beijo na boca pode transmitir uma série de infecções. E não é só uma boa higiene bucal que resolve o problema, já que muitas dessas doenças não são visíveis e algumas não têm nem sintomas, a princípio. Mas isso não impede a transmissão.

Uma dessas doenças é o herpes simplex, que causa bolhas dolorosas no lábio. Além dela, há ainda o citomegalovírus, que causa febre e aumento dos linfonodos, ou ínguas, em todo o corpo. Há também a doença que sempre lembramos quando o assunto é beijar na boca: a mononucleose, conhecida como “doença do beijo” ou “febre do beijo”.

A mononucleose é causada pelo vírus Epstein-Barr e transmitida pela saliva. A doença atinge principalmente pessoas entre 15 e 25 anos, com sintomas como dor de garganta, cansaço, tosse, inchaço nos gânglios linfáticos, hipertrofia do baço, perda do apetite e inflamação fígado. Uma vez infectada, a pessoa poderá ter o vírus no organismo para sempre. Ou seja, uma vez que você se infectou, corre o risco de transmitir a doença para o resto da vida.

Por isso, esses vírus são extremamente comuns e doenças que, infelizmente, não têm cura. Ainda assim, não têm consequências maiores e são de baixa gravidade.

Como beijar na boca de forma saudável?

Infelizmente, não tem como evitar pegar essas doenças se você for beijar desconhecidos no Carnaval. Se a pessoa tiver uma lesão na boca, especialmente de herpes, ela tem mais chances de transmitir a doença naquele momento.

Mas especialistas pontuam que a maioria das pessoas já foram expostas ao vírus do herpes durante a infância de qualquer forma. Portanto, a recomendação é minimizar o risco, beijando o menor número de pessoas possível.

Bem-estar

Procon-SP mostra queda no preço dos repelentes e falta do produto no mercado

Publicado

em

Por

Mãe aplicando repelente em filho
Proteja-se contra a dengue: repelentes eficazes disponíveis em São Paulo, segundo dados recentes do Procon-SP (Foto: Canva)

Uma pesquisa realizada pelo Procon-SP constatou uma queda de 5,92% no preço médio dos repelentes contra insetos na última semana. O valor médio, que era de R$ 25 na pesquisa anterior, realizada em 28 de março, passou para R$ 23,52. Apesar da queda no preço, os especialistas do Procon-SP alertam para a falta de variedade de produtos disponíveis no mercado.…

Continuar lendo

Bem-estar

Governo de São Paulo distribui dose única de vacina contra o HPV

A vacinação contra o HPV protege contra cânceres de colo do útero, pênis, orofaringe e também verrugas genitais.

Publicado

em

Por

A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 80% da população sexualmente ativa será contaminada pelo HPV em algum momento da vida (Foto: Canva)

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo começará a distribuir dose única da vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano) no Sistema Único de Saúde (SUS). A recomendação é para imunização de crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal nessa faixa etária. Além disso, imunossuprimidos e vítimas de violência sexual também…

Continuar lendo

Bem-estar

Por que o álcool é tão perigoso para o cérebro dos jovens

Publicado

em

Por

Foto: Freepik / imagem gerada por IA

O consumo de álcool é um tema recorrente em debates sobre saúde pública, especialmente quando se trata do seu impacto nos jovens. Embora as repercussões físicas do consumo excessivo de álcool sejam amplamente conhecidas, é fundamental entender por que o álcool é particularmente perigoso para o cérebro dos jovens. Este artigo explora as razões pelas quais o álcool é especialmente…

Continuar lendo

Bem-estar

Grupo Medula Óssea Jundiaí celebra 10 anos com campanha de cadastramento de doadores

Em parceria com o Hemocentro da Unicamp, o grupo de voluntários promove campanha de cadastramento no dia 6 de abril, no Grendacc.

Publicado

em

Por

Campanha de doação de medula ossea
Veja como ser doador de medula óssea (Foto: Freepik)

A chance de encontrar um doador de medula óssea compatível entre pessoas sem laço de parentesco é de uma em 100 mil. . Entre pessoas da mesma família, a probabilidade é de 25%. Os dados são do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Ainda de acordo com o Redome, quanto maior o número de doadores cadastrados, maiores…

Continuar lendo

Bem-estar

Personalização de planos de treino na academia atende diferentes objetivos fitness

Com ajuda do professor Willian Azevedo, da Academia Céltica, exploraremos quais tipos de exercícios devem estar nos seus treinos personalizados para conquistar seus objetivos.

Publicado

em

Por

Foto: Canva Pro

A academia desempenha um papel crucial na busca por uma vida mais saudável e um corpo em forma. No entanto, cada pessoa tem objetivos diferentes ao entrar na academia, seja perder peso, ganhar massa muscular ou melhorar o "cardio". Assim, para atender a esses objetivos de forma eficaz, você deve consultar um personal trainer ou professor na academia para personalizar…

Continuar lendo
Publicidade