Saiba como se prevenir de doenças infecciosas comuns da estação
Connect with us

Bem-estar

Saiba como se prevenir de doenças infecciosas comuns da estação

Apesar da ocorrência de casos durante todo o ano, nesse período, casos de meningite bacteriana são mais frequentes

Published

on

Saiba como se prevenir de doenças infecciosas comuns da estação
No caso da meningite, a vacinação é a melhor forma de prevenção (Foto: Paper Boat Creative/Getty Images)

Com a chegada do inverno e das baixas temperaturas, algumas doenças como gripe, viroses, outras infecções, como as meningites bacterianas, podem aparecer. E, para evitar o contágio, é preciso ficar atento e se prevenir.

Segundo o Dr. Jessé Alves, infectologista e gerente médico de vacinas da GSK, a estação facilita a disseminação de vírus e bactérias.“Durante os dias mais frios, as pessoas ficam mais tempo em ambientes fechados e, com isso, o ar não circula e não se renova, favorecendo assim a transmissão de diversos tipos de vírus e bactérias. Todo esse cenário facilita a propagação de quadros infecciosos. Em idosos e crianças, os cuidados devem ser ainda maiores, pois são mais suscetíveis. Por isso, é importante a prevenção”, afirma.

Além de resfriados, gripes e outras doenças respiratórias, a ocorrência da meningite bacteriana também é mais comum no inverno. “A meningite pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, fungos e vírus, mas nesse período mais frio a ocorrência da meningite bacteriana é mais comum, apesar da ocorrência de casos durante todo o ano. A doença é muito grave, podendo causar sequelas e até mesmo levar a óbito”, conta Dr. Jessé.

A meningite meningocócica é uma infecção bacteriana das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, causada pela bactéria Neisseria meningitidis, que possui 13 sorogrupos identificados, sendo que cinco deles são os mais comuns (A, B, C, W e Y). No Brasil, a doença meningocócica leva cerca de 20% dos pacientes a óbito, geralmente, dentro de 24 a 48 horas após o início dos sintomas.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2018, foram registrados 1.129 casos de doença meningocócica no Brasil, sendo que as regiões Sudeste (597 casos) e Sul (227 casos) apresentaram os maiores números de casos notificados. A vacinação é uma das melhores formas de prevenção contra a doença. Outras formas que podem ajudar na prevenção incluem evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados e limpos.

Prevenção

Atualmente, existem vacinas para a prevenção dos 5 sorogrupos mais comuns no Brasil, as vacinas contra a meningite meningocócica causada pelo tipo B e as vacinas contra os tipos A, C, W e Y.4,6-9,13 A vacina contra os tipos A, C, W e Y, por exemplo, é recomendada nos calendários das sociedades médicas a partir dos 3 meses de idade, bem como para jovens e adultos (dependendo da situação epidemiológica). A vacina para a prevenção da meningite meningocócica causada pelo tipo B é recomendada a partir dos 3 meses de idade pelas sociedades médicas.

Nos postos de saúde, a vacina contra a doença causada pelo meningococo C é disponibilizada para crianças menores de 5 anos de idade e adolescentes de 11 a 14 anos.

Importante ressaltar que a meningite meningocócica não é uma doença que atinge apenas crianças. Até 23% dos adolescentes e adultos jovens podem ser portadores da bactéria e podem transmití-la para outras pessoas através da saliva e partículas respiratórias, sem necessariamente desenvolver a doença.

A vacinação é um recurso importante para a prevenção, não só da meningite meningocócica, mas de outras doenças infecciosas também em crianças, adolescentes e adultos.

Bem-estar

Mau hálito? Saiba quais as causas mais comuns e como combater o problema

Apesar de ser frequentemente associada à má higiene bucal, suas causas podem ser diversas. Confira.

Published

on

como combater mau hálito
Foto: Canva

O mau hálito, conhecido cientificamente como halitose, é um problema que atinge uma parcela significativa da população e pode ter impacto direto na vida social e profissional das pessoas. Mais do que apenas um desconforto momentâneo, a halitose pode ser um indicativo de problemas bucais ou até de condições sistêmicas de saúde. Apesar de ser frequentemente associada à má higiene…

Continue Reading

Bem-estar

Começando 2025 com o pé direito: veja como o crossfit pode tornar suas metas em realidade

Se você está buscando uma forma de começar o ano com o pé direito, o CrossFit pode ser a solução para transformar suas promessas de ano novo em realidade.

Published

on

Crossfit Damata em Jundiaí
Foto: Divulgação/CrossFit Damata

O início de um novo ano é o momento ideal para reavaliar metas e estabelecer novos objetivos na vida profissional e pessoal, e entre as resoluções mais comuns estão adotar uma vida mais saudável e entrar em forma. No entanto, para quem já tentou academias tradicionais sem sucesso, encontrar uma atividade que combine desafio, motivação e resultados pode parecer uma…

Continue Reading

Bem-estar

Como escolher o melhor colchão: dicas essenciais para garantir sua saúde e conforto

Confira nossas dicas para acertar na escolha e garantir noites de sono reparadoras e saúde a longo prazo.

Published

on

Como escolher o melhor colchão
Foto: Canva

Um bom colchão é fundamental para a qualidade do sono e para a saúde do corpo. Escolher o modelo ideal pode parecer uma tarefa complicada diante das inúmeras opções disponíveis no mercado. Entretanto, compreender as características e os materiais dos colchões pode fazer toda a diferença. Confira nossas dicas para acertar na escolha e garantir noites de sono reparadoras e…

Continue Reading
Skip to content